Buscar

GABARITO APX1 GESTAO DE PESSOAS 1 - MARCIA COVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOTA
	
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP1
Período - 2022/2º
Disciplina: GESTÃO DE PESSOAS 1
Coordenador: MARCIA C R COVA
ALUNO (A): GABARITO MATRÍCULA: 
Orientações Gerais:
· Só serão aceitas resposta feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
· Não será feita revisão da questão quando respondida a lápis;
· A prova é individual e sem consulta;
Boa prova!
Questão 1. Valor: 1 ponto para a única alternativa correta
Perceba que a partir dos dados coletados sobre o cargo e sobre o seu ocupante serão aplicadas as técnicas de seleção que permitam conhecer, comparar e escolher os candidatos que se destacam. Na verdade, as técnicas possibilitam uma observação detalhada do comportamento dos candidatos. Elas deverão ser rápidas para que as etapas sejam contínuas. Quando um processo seletivo demora muito, poderá haver um desencadeamento das etapas do processo seletivo, com a criação de um espaço muito grande entre uma etapa e outra. A demora no processamento e na avaliação de cada etapa poderá provocar um desânimo nos candidatos, que podem se candidatar a cargos em outras empresas e abandonar o processo, por isso, a técnica utilizada deverá dar uma resposta rápida às necessidades da organização. Veja que uma técnica confiável satisfaz os candidatos ao perceberem que mesmo sendo dispensados, foi selecionado aquele que realmente se adequava melhor ao cargo. Quando isso não acontece, ou seja, quando são selecionados os candidatos que foram indicados por alguma pessoa influente, começam a surgir boatos; os candidatos começam a ter a sensação de que foram enganados e que os esforços destinados à seleção foram em vão. 
De acordo com o texto anterior extraído de Cova e Dan (2010, p.110) o processo de seleção...
A) É decorrente de processos longos e demorados
B) Precisa ser contínuo e transparente;
C) Apresenta sempre situações que causam desconfiança;
D) Sempre seleciona o melhor candidato;
E) É um processo que desanima os candidatos;
Questão 2. valor:1 ponto para cada alternativa correta (Valor total = 4 pontos)
Júlia Rodrigues está muito feliz com seu novo emprego. Ela trabalha em uma das filiais de uma grande rede varejista de produtos alimentícios. Júlia adorou o uniforme, ela se sente como uma verdadeira executiva, pois apesar de trabalhar no balcão de atendimento ao cliente ela usa um terninho azul-marinho que é extremamente elegante. Seu gerente já lhe disse que ela tem de estar sempre bem-humorada ao atender os clientes e que o atendimento rápido é norma da casa. Sua rotina de procedimentos é bem estruturada pelos regulamentos internos. Mas o que mais agrada a Júlia é que seu gerente é um verdadeiro líder. Ele faz com que todos se sintam valorizados e comprometidos com o processo, diferentemente das outras filiais, que possuem um índice muito elevado de absenteísmo e de rotatividade de funcionários. Seus colegas de trabalho sempre fazem uma comemoração no final de cada mês para celebrar seus aniversários. Além disso, ela já participa de um grupinho que está fazendo um consórcio de uma TV de 50° e a qualquer momento poderá ser sorteada. Júlia gostaria de entender por que sua filial é diferente das demais, ao perguntar ao gerente de Gestão de Pessoas, ele lhe informou que é por causa das subculturas organizacionais. Júlia não conseguiu diferenciar os itens que estão relacionados com a cultura organizacional e com as subculturas. Ajude Júlia selecionando na história duas situações relacionadas com a cultura organizacional e duas situações relacionadas com a sub-cultura organizacional (COVA e DAN, 2010, p.130).
	cultura organizacional
	sub-cultura organizacional
	1. UNIFORME
	2. CONFRATERNIZAÇÕES
	3. ATENDIMENTO RÁPIDO
	4. CONSÓRCIO
Questão 3. Valor 1 ponto para a única alternativa correta:
Observe a figura a seguir:
De acordo com a figura anterior extraída de Cova e Dan (2010, p.147), o contrato psicológico estabelecido entre a empresa e o seu funcionário:
A) Não é escrito, mas satisfaz às expectativas de ambas as partes;
B) É assinado pelo funcionário e pela empresa para que ambos se sintam seguros durante a sua vigência;
C) Precisa ser muito bem explicitado pela empresa para que o funcionário saiba o que se espera dele;
D) Precisa ser apoiado pelo sindicado visando garantir a execução do mesmo;
E) É estabelecido de acordo com as exigências de ambos, que após um acordo é colocado em prática.
Questão 4. Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira. Valor: 0,5 para cada alternativa (COVA e DAN, 2010, p.165).
(a) Movimentação vertical 
(b) Movimentação horizontal 
(c) Promoção por tempo de casa 
(d) Contratação externa 
(e) Treinamento
(f) Desenvolvimento 
( e ) Cristiani Elias está se empenhando ao máximo para aprender a trabalhar com o novo programa de contas a pagar de seu departamento. Ela sabe que, se aprender corretamente, seu trabalho será agilizado em 30%. 
( b ) Lucia Helena Martins está preocupada com sua capacidade para desenvolver as atividades do novo cargo. Ela continua no mesmo nível hierárquico, mas a inclusão de novas atividades lhe proporcionou um aumento salarial que permitirá pagar as suas dívidas. 
( a ) Manuel da Silva está ocupando um novo cargo em que desenvolve atividades com um nível de poder de decisão maior do que o que ele possuía anteriormente. Ele está muito contente porque, com essas novas atribuições, seu salário cresceu significativamente. 
( c ) Mauro Roberto está muito feliz porque, depois de cinco anos na mesma organização,ele passou a receber um adicional salarial chamado qüinqüênio e seu cargo passou a ser classificado no nível 2, apesar de continuar desenvolvendo as mesmas atividades. 
( f ) Márcia Valéria da Silva fará um curso de francês na França patrocinado pela sua empresa para que, depois, ela possa atender melhor os clientes franceses. 
( d ) Isaura Mendes foi contratada para substituir o Diretor Financeiro de uma grande fábrica de produtos químicos porque acabou de chegar dos Estados Unidos onde terminou sua pós-graduação em Finanças e Organização.
Questão 5. Valor 1 ponto. Observe o seguinte organograma:
Com base no organograma extraído de Cova e Dan (2012, p.21), descreva como as atividades do Auxiliar de Produção podem ser incrementadas para que este cargo tenha um enriquecimento vertical e um enriquecimento horizontal. Você deverá transferir atividades dos cargos que aparecem no organograma para efetuar os enriquecimentos. 
RESPOSTA: Para enriquecer verticalmente o cargo de Auxiliar de Produção ele poderá desenvolver algumas atividades do Supervisor de Produção que possui um nível de complexidade maior e que poderá lhe proporcionar desafios. Já o enriquecimento horizontal pode ser feito através da troca de algumas tarefas com as tarefas do Operador de linha de montagem. Apesar de serem diferentes das que está acostumado a fazer, elas terão o mesmo nível de complexidade das suas tarefas e poderão proporcionar um dinamismo ao cargo.

Outros materiais