Buscar

ATIVIDADE A1 --- SISTEMA CARDIORRESPIRATÓRIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“O sistema respiratório é o conjunto de órgãos do corpo humano que nos permite respirar. Assim, o ato de respirar inclui: inalar e exalar o ar do corpo; a absorção de oxigênio do ar para produzir energia; a descarga de dióxido de carbono, que é o subproduto do processo. Para realizar essas funções, o sistema apresenta algumas estruturas que atuam de forma sincronizada e involuntária.
Nesse sentido, em relação às estruturas que compõem o sistema respiratório, escreva a diferença entre a faringe e a laringe e cite exemplos de algumas estruturas que as compõem.”
_____________________________________________________________________________________
É notório que a faringe e a laringe são duas estruturas encontradas na região do pescoço. A faringe, é um órgão tubular musculomembranoso com cerca de 12,5cm e compreende toda a parte de conexão do sistema respiratório e do sistema digestivo. Pode- se dizer que conecta as cavidades nasal e oral com o esôfago e a laringe. Através dela ocorre a passagem de ar e alimentos, porém, devido a mecanismos que bloqueiam a entrada de cada um nas vias erradas, esses elementos seguem seus caminhos naturais. A faringe é dividida em três regiões anatômicas: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe.
A parte superior da faringe é denominada como nasofaringe, como o nome sugere, localizada na região nasal, estão presentes as seguintes aberturas de comunicações: duas com as coanas, dois óstios faríngeos das tubas auditivas e com a orofaringe. A tuba auditiva se comunica com a faringe através do óstio faríngeo da tuba auditiva, que por sua vez conecta a parte nasal da faringe com a cavidade média timpânica do ouvido. A parte média da faringe é chamada de orofaringe, situa-se atrás da cavidade oral e estende-se do palato mole até o nível do hióide. Essa parte apresenta comunicação com a boca chamada de istmos das fauces, e serve de passagem tanto para o ar como para o alimento. O palato mole, o qual separa incompletamente a nasofaringe e a orofaringe, é responsável por impedir a passagem de alimento para a parte nasal da faringe, devido sua elevação após a deglutição. Já a laringofaringe, estende-se para baixo a partir do osso hióide, e conecta-se com o esôfago (canal do alimento) e anteriormente com a laringe (passagem de ar). Como a parte oral da faringe, a laringofaringe é uma via respiratória e também uma via digestória.
A laringe é um órgão curto do aparelho respiratório, com cerca de 5 cm, e em forma de tubo, ela conecta a faringe com a traqueia, também conhecida como caixa da voz. Está localizada diante da quarta, quinta e sexta vértebras cervicais. Atua como passagem para o ar durante a respiração e impede que o alimento e objetos estranhos entrem nas estruturas respiratórias (como a traqueia), e desempenha a função na produção do som que resulta na fonotação. A mucosa da laringe forma dois pares de pregas. O primeiro par de pregas, o mais superior, forma as pregas vestibulares, também chamadas de falsas pregas vocais. O segundo par, por sua vez, forma as pregas vocais verdadeiras. Desse modo, podemos concluir que a laringe não se trata apenas de uma via para a passagem de ar, sendo responsável também pela fonação.
A parede da laringe é composta por cartilagens, sendo três cartilagens ímpares e três cartilagens pares. As cartilagens ímpares são a tireoide, cricoide e epiglote, enquanto as pares são as aritenoides, cuneiformes e corniculadas. As cartilagens tireoide, cricoide e a maior parte das aritenoides são formadas por cartilagem do tipo hialino, enquanto as outras são formadas por tecido elástico. A cartilagem tireóidea forma a parede anterior e lateral da laringe, compõe o "pomo de Adão" sendo maior em homens devido a influência de hormônios durante a fase da puberdade. A cartilagem cricóidea localiza-se logo abaixo da cartilagem tireóidea e antecede a traqueia, e mantem os tratos respiratórios superior e inferior unidos. A cartilagem epiglótica, também é conhecida como epiglote ou glote, se fixa no osso hióide e na cartilagem tireóidea, e durante a deglutição ela fecha sobre a entrada da laringe. As cartilagens aritenoides são as mais importantes porque influenciam as posições e tensões das pregas vocais (cordas vocais verdadeiras). A cartilagem corniculada situa-se acima da cartilagem aritenoide. A cartilagem cuneiforme é muito pequena, e não se ligam a nenhuma outra cartilagem, somente a músculos e ligamentos.
Portanto, resumidamente, a faringe faz parte do sistema respiratório e do digestivo, porém o ar também passa pela laringe, que faz parte somente do sistema respiratório. Além disso, na laringe estão as cordas vocais, que vibram com a passagem de ar e fazem parte do aparelho fonador, o que dá origem a fala.

Continue navegando