Buscar

sistema socioeducativo

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA-UNINTA
CENTRO DE CIENCIAS HUMANAS, JURIDICAS, SOCIAIS E APLICADAS
CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO
CARLOS MATHEUS DA SILVA NASCIMENTO
MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE INTERNAÇÃO: FERRAMENTAS PARA EFETIVAÇÃO DA RESSOCIALIZAÇÃO.
SOBRAL-CE
SETEMBRO/2022
INTRODUÇÃO
Este projeto estuda sobre a medida socioeducativa de internação em estabelecimento educacional trazida na redação do estatuto da criança e do adolescente no artigo 112, inciso VI, e a importância de políticas públicas para atingir o objetivo da medida supracitada, que é, a ressocialização do adolescente infrator, sua reinserção no seio familiar e na sociedade.
Estudando em minha residência e nos horários de intervalo no NPJ por algumas horas, busco compreender mais sobre a efetiva eficiência das políticas públicas na medida socioeducativa de internação e sobre como essas políticas irão afastar o adolescente do poder das facções criminosas, que, estão entranhadas, principalmente nas regiões periféricas da cidade de Sobral.
Esse determinado tema me surgiu no meu ambiente de trabalho, pois estou temporariamente na função de socioeducador na unidade socioeducativa de internação na cidade de Sobral. Fiz uma seleção publica temporária para o cargo de socioeducador e lembro de ter vários preconceitos até ver mais de perto a realidade que esses adolescentes viveram antes de serem apreendidos, por essa afinidade com o tema resolvi nesse semestre me aprofundar mais na questão da efetiva ressocialização.
A questão da ressocialização de adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas em geral, tem um caráter fundamental relacionado aos direitos constitucionais desses jovens. No Ceará as medidas socioeducativas tem caráter preventivo quando retira da sociedade o jovem infrator, e, punitivo quando a esse jovem é aplicada uma medida socioeducativa como sansão judicial, porém, quais medidas tomar para inserir esse jovem infrator novamente na sociedade e na família, sem que ele retorne para os braços das facções?
As facções são uma grande barreira na efetivação da ressocialização, pois estão muito próximos dos jovens, principalmente nas regiões periféricas das cidades e tem um controle brutal sobre essas pessoas pois usam da força e da violência para difundir suas ideologias e até mesmo punir seus próprios membros se esses não seguem aquilo que a facção ordena.
Para que o indivíduo que está em situação de privação da liberdade possa retornar a sociedade se faz necessário que o poder público estadual em conjunto com os municípios proporcionem ferramentas para que esses adolescentes enxerguem que há outras possibilidades de ganhar a vida e entrar no mercado de trabalho, bem como, abrir seu próprio negócio, como por exemplo, no centro socioeducativo de Sobral, há cursos de culinária e empreendedorismo para que os jovens inscritos no curso já saiam com um oficio para poder se desentranhar das ditas facções criminosas que dominam a sociedade e o sistema socioeducativo. Não pense que o indivíduo apreendido está livre das facções, pois, ao adentrar as unidades de medida socioeducativa esse adolescente tem que escolher um lado, tem que escolher a facção que ele vai “puxar” a sentença dele, caso permaneça neutro ele entrará em regime de proteção e terá que realizar as suas atividades separadas de todos os outros.
O presente trabalho tem a finalidade de mostrar a realidade nos centros socioeducativos e as políticas públicas e educação como uma ferramenta de ressocialização e reinserção do adolescente privado da liberdade.
JUSTIFICATIVA
Questões sobre as medidas socioeducativas são de extrema relevância para a sociedade em geral pois reflete diretamente na segurança que é prometida pelos governantes estatais, principalmente a medida de internação pois os adolescentes apreendidos são retirados da sociedade para que eles possam ter o discernimento que o que eles fizeram é errado e de uma certa forma “pagar” pelo que fizeram. 
OBJETIVO GERAL
A presente pesquisa tem por objetivo ter uma visão geral sobre e estatuto da criança e do adolescente, direitos humanos da criança e do adolescente e analisar aquilo que está sendo realizado nos centros socioeducativos, estão de acordo com as normas constitucionais ou se a realidade difere do que está escrito nas normas brasileiras e se existe a ressocialização e se realmente acontece.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Observar as práticas e ferramentas utilizadas no centro socioeducativo de sobral para que os adolescentes possam estar voltando para o seio familiar e para a sociedade e saber se esse adolescente está apto ao mercado de trabalho, alfabetizado nos termos das leis e resoluções que regem o sistema socioeducativo do estado do Ceará ou se a internação serve somente para punir esse adolescente retirando-o do seu ambiente familiar e expondo-o às facções criminosas que imperam dentro dos centros socioeducativos.
BIBLIOGRAFIA
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12594.htm
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1990-1994/d99710.htm#:~:text=Os%20Estados%20Partes%20proteger%C3%A3o%20a,aspecto%20de%20seu%20bem%2Destar.&text=Os%20Estados%20Partes%20zelar%C3%A3o%20para,penas%20cru%C3%A9is%2C%20desumanos%20ou%20degradantes.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
https://www.youtube.com/watch?v=B-s2SDi3rkY&t=1247s

Continue navegando