Buscar

Exercícios Capitulo 4 livro AEDC

Prévia do material em texto

Exercícios Capitulo 4 – livro AEDC
Questões para revisão
1. O que é análise referencial e quais são seus objetivos?
Resposta: A análise referencial é uma técnica de análise das demostrações contábeis (ADC) que integra as demonstrações contábeis. Pode tanto ser utilizada para obter resultados próprios como para servir de base a pesquisa de maior profundidade. Por ser aplicável a um conjunto de demonstrações contábeis de múltiplos períodos simultaneamente, a análise referencial oferece ao analista uma visão mais completa e dilatada de performance empresarial, principalmente em horizontes temporais maiores. Além disso, a análise referencial tem potencial para facilitar estudos estatísticos mais sofisticados, como é o caso de técnicas de análise multivariada e também estudos setoriais. No entanto, ainda é pouco conhecida e utilizada. Sua utilização deve ser feita após o pleno entendimento da técnica e de suas limitações para não gerar resultados distorcidos ou expectativas frustradas.
2. Qual é a base utilizada na análise referencial?
Resposta: a análise referencial utiliza como base 100 o ativo total mais recente, partindo do pressuposto de que ele representa o total de recursos à disposição da entidade no momento mais próximo possível, de modo a facilitar a sensibilidade do analista em termos de importância de cada conta ou grupo das várias demonstrações contábeis nela contempladas.
3. Com relação à análise referencial, é correto afirmar:
a) Tem em comum com a análise vertical o fato de trabalhar com a mesma base para todas as demonstrações incluídas na análise.
b) Trabalha com diversas bases, assim como ocorre com a análise horizontal.
c) A base de análise referencial coincide com a base da análise vertical no caso do balanço patrimonial do fim do exercício mais recente.
d) A base da análise referencial coincide com a base da análise horizontal no caso da demostração de resultados mais recentes.
e) A base de análise referencial coincide coma base da análise horizontal no caso do balanço patrimonial do fim do exercício mais recente.
4. A base utilizada referencial é:
a) O ativo total do balanço patrimonial mais recente entre todas as demonstrações contábeis utilizadas na análise.
b) O ativo total do balanço patrimonial mais antigo entre todas as demonstrações contábeis utilizadas na análise.
c) O patrimônio líquido do balanço patrimonial mais antigo entre todas as demonstrações contábeis utilizadas na análise.
d) O patrimônio líquido do balanço patrimonial mais recente entre todas as demonstrações contábeis utilizadas na análise.
e) As vendas líquidas da demonstração de resultado mais recente entre todas as demonstrações contábeis utilizadas na análise.
5. A análise referencial utiliza o ativo total mais recente entre as demonstrações contábeis por ela utilizadas em razão de:
a) ser uma forma de assegurar que o percentual máximo exibido entre os resultados seja 100%.
b) representar o valor total dos recursos aplicados na empresa expressos na data mais próxima possível.
c)ser maior que as vendas normalmente e, por isso, foi escolhido como parâmetro nessa técnica.
d)ser maior que o passivo, que seria alternativa lógica para servir de base.
e) ser maior que o patrimônio líquido, que seria alternativa lógica para servir de base.
Questões para reflexão
1. Quais são as principais possibilidades de aplicação da análise referencial?
Resposta: A análise referencial é aplicada às diversas demonstrações contábeis simultaneamente, ao contrário das já conhecidas e difundidas análise vertical e análise horizontal. Sua utilização é interessante principalmente para o estudo do comportamento de séries temporais longas, estudos setoriais e como facilitadora de aplicação de técnicas estatísticas mais refinadas. 
2. Quais são as principais diferenças entre análise referencial e a análise vertical?
Resposta: Se, de um lado, a análise referencial preserva a relação entre todos os valores monetários absolutos dos diferentes demonstrativos contábeis dos mais variados períodos, de outro, deixa de estabelecer relações dentro de cada período, ao contrário da análise vertical. Haverá tal relacionamento somente no último período, que serve de base. Essa é uma característica da metodologia da técnica que precisa ser assimilada para evitar interpretações errôneas.
3. Quais são as principais diferenças entre a análise referencial e a análise horizontal?
Resposta: A análise horizontal relaciona individualmente as contas e procede a uma comparação temporal. Observa-se por meio dela a evolução de cada conta, tanto do balanço quanto da demonstração de resultados ao longo do tempo, a partir do valor mais antigo da conta na série temporal avaliada. Já a análise referencial utiliza uma única base para todos os dados, o ativo total mais recente. Isso permite que todas as contas sejam comparadas entre si e ao longo do tempo. Mesmo sendo possível perceber em cada conta se houve crescimento ou decréscimo, a análise referencial faz a comparação do presente para o passado – diferentemente da análise horizontal - e não indica a magnitude dessas variações, mas apenas a representatividade que cada conta tem em relação ao ativo total mais recente

Continue navegando