Buscar

INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS INDUSTRIAIS - Atividade 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade 01
O projeto elétrico em uma indústria, ainda que com suas particularidades, possui algumas semelhanças com os projetos elétricos para outros tipos de locais, como residências, comércios, entre outros. Uma dessas semelhanças gerais é a divisão existente entre o projeto do sistema de iluminação industrial e aquele destinado aos equipamentos (circuito de força). Guilherme, engenheiro eletricista responsável pelo projeto elétrico de uma nova planta petroquímica, está desenvolvendo, neste momento, o projeto do sistema de iluminação do galpão de manutenção de peças do maquinário de transporte, mais precisamente de um local destinado à realização de processos de usinagem pesada, para reparo. A necessidade atual é ter uma estimativa da quantidade de luminárias que serão utilizadas neste galpão, para que possa ser iniciado o processo de licitação de compra.
Qual poderia ser o melhor método escolhido pelo engenheiro? Explique sua resposta.
Resposta:
Todo projeto elétrico de iluminação, inclusive de iluminação industrial deve ser feito baseado na Norma Brasileira de iluminação a NBR 5413. A NBR 5413 é uma norma destinada aos cuidados específicos para sistemas de iluminação voltados aos ambientes interiores.
Um projeto de iluminação deve-se respeitar os seguintes itens para evitar erros no projeto:
· Economia e praticidade;
· Iluminância de acordo com a atividade a ser realizada;
· Atenção a distribuição espacial da luz no ambiente;
· Escolha de cor de luz adequada;
· Temperatura da cor;
· Escolha de luminária adequada;
· Atenção ao acesso e locais;
· Consideração das instalações, pisos, paredes, suportes, altura de instalação.
Para iniciar o processo do projeto elétrico e a escolha das luminárias primeiro precisamos saber a quantia de luminância que o galpão precisa ter.
A iluminância é a quantidade de luz que incide sobre um determinado lugar. Por serem locais espaçosos e altos, a iluminação dos galpões nem sempre é simples de ser executada.
Assim, a iluminância definirá quantas luminárias serão necessárias, levando-se em consideração o tamanho e a altura do ambiente.
A iluminância é expressa pela unidade de medida lux, calculada a partir do fluxo luminoso (em lúmens) e a área da superfície que será iluminada (em metros quadrados).
Segundo Norma Brasileira de iluminação a NBR 5413 os níveis de iluminação recomendados dependem da finalidade do galpão: mínimo de 300 lux ou 500 lux de iluminância (lumens por metro quadrado) no setor de produção e de 150 lux em setores de estocagem e passagem.
Temos outra característica que é o fluxo luminoso que corresponde a quantidade total de luz emitida por uma fonte luminosa para todas as direções, em sua tensão nominal de funcionamento.
A eficiência luminosa é um dos parâmetros utilizados para medir proporcionalmente a conversão de energia elétrica em luz. A eficiência diz respeito a quanto de energia elétrica é gasto para que a lâmpada acenda e quanto o fluxo luminoso alcança com determinada quantidade de energia.
Temperatura da cor é o terceiro aspecto que merece ser observado com atenção é a temperatura de cor. A temperatura de cor ou cor da luz influencia diretamente na performance dos profissionais e uma boa aplicação é essencial. Essa temperatura de luzes é medida por Kelvin (K). Assim, você encontrará lâmpadas com diferentes espectros, variando de:
· 2.500K a 3.000K, no caso dos quentes;
· 4.000K a 5000K, no caso das neutras;
· 5.000K a 6.500K, no caso das frias.
Já se encontram no mercado Luminárias de Led com que podem ser controladas por automação, com a possibilidade de dimerização e programação de cores.
O fenômeno ofuscamento direto, através de luz direcionada diretamente ao campo visual.
Ofuscamento reflexivo, através da reflexão da luz no plano de trabalho, direcionando-a para o campo visual.
Considerando que a luminância da própria luminária é incômoda a partir de 200 cd/m², valores acima deste não devem ultrapassar o ângulo de 45°.
O posicionamento e a Curva de Distribuição Luminosa devem ser tais que evitem prejudicar as atividades do usuário da iluminação. Lembrando que já existem luminárias especificas que evitam o ofuscamento.
Levando em consideração todos os dados citados a cima, por se tratar de um Galpão, que geralmente é grande e alto com poucas divisórias, sendo um galpão destinado a processos de usinagem pesada seria melhor utilizar o Método de Lúmens para calcular a quantidade de iluminação para o Galpão, pois sendo um local grande alto largo que as luminárias devem ser fixadas na parte de cima, o Método de Lúmens obtém o cálculo de iluminação dentro dessas características. 
O índice do local (K) é uma relação definida entre as dimensões (em metros) do local.
É definida pelas fórmulas:
K = (a.b)/(h.(a+b)) para iluminação direta;
K = 3.(a.b)/(2.h’.(a+b)) para iluminação indireta;
Sendo:
a = comprimento do recinto
b = largura do recinto
h = pé direito útil (distância real entre a luminária e o plano de trabalho)
h’= distância do teto ao plano de trabalho

Continue navegando