Buscar

Atividade 2 - Práticas integrativas e complementares

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade 2 - Práticas integrativas e complementares 
Inúmeros estudos comprovaram que a covid-19 causa uma ampla variedade de danos relacionados aos diferentes sistemas, como distúrbios respiratórios (pneumonias, pneumonites, bronquites), circulatórios (tromboses, tromboembolismos e embolias) e musculoesqueléticos (atrofias musculares, miopatias, fraqueza muscular global, dores articulares). Nesse contexto, a medicina antroposófica pode ajudar, associada a outros recursos de PICs ou halopáticos, com: 
Resposta: a massagem rítmica, os banhos terapêuticos e as terapias físicas 
Dentro da medicina antroposófica, a trimembração compõe o primeiro grupo de elementos essenciais que norteiam a fisiologia humana e tem como base três grandes sistemas para o pleno funcionamento do nosso organismo. Relacione os sistemas e suas funções. 
I. Sistema neurossensorial 
II. Sistema metabólico-motor 
III. Sistema rítmico 
A. Responsável pelo movimento voluntário e involuntário, bem como pelas atividades digestivas (QUERER/AGIR).
B. É uma associação dos dois outros sistemas (SENTIR).
C. Comanda as funções neurofisiológicas, como percepção e consciência (PENSAR).
A associação correta é: 
Resposta: IC, IIA, IIIB
J.M.A, 42 anos, auditor rodoviário, em atividade profissional de fiscalização de caminhões, sentiu um mal-estar que evoluiu com quadro diarreico, dores articulares intensas, dores nas pernas e febre. Viajou para sua cidade natal por transporte aéreo, com piora dos sintomas após 2 dias, quando foi diagnosticado com covid-19. Após quatro semanas, apresentou remissão do quadro febril e negativação dos testes, porém continuou com as queixas de dores articulares e musculares, somadas a ansiedade e sintomas de depressão. Considerando o quadro apresentado, como terapia complementar podemos sugerir os seguintes recursos: 
Resposta: aconselhamento biográfico, terapia físicas e watsu
A técnica do termalismo/cromoterapia/balneoterapia é indicada para várias doenças ou eventos que comprometem órgãos e/ou sistemas do corpo humano. Entre as indicações, podemos citar, exceto: 
Resposta: Feridas purulentas, tuberculose ativa e transplante em fase de recuperação
Sabe-se que a população mais impactada pela covid-19 é a de pessoas com mais de 60 anos, porque os idosos têm mais chances de desenvolver as formas graves da doença, como a insuficiência respiratória. Aqueles que se recuperam da enfermidade desenvolvem um quadro de fraqueza muscular generalizada, com restrição dos movimentos das grandes articulações, e levam meses para a plena restauração. Com base nas informações descritas, quais recursos do termalismo/crenoterapia/balneoterapia são indicados para contribuir com a recuperação de idosos em situação pós-covid?
I. Águas aquecidas, Hidroterapia
II. Águas enriquecidas com argila, crioterapia
III. Águas frias, águas salgadas
IV. Águas sulfurosas, Watsu
Estão corretos os itens: 
Resposta: I e IV
O Ministério da Saúde ([s. d.]) define termalismo e a crenoterapia como “[...] prática terapêutica que consiste no uso da água com propriedades físicas, térmicas, radioativas e outras - e eventualmente submetida a ações hidromecânicas - como agente em tratamentos de saúde”. 
As propriedades terapêuticas da água por meio do termalismo podem ser transmitidas por meio de: 
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Práticas integrativas e complementares (PICs): quais são e para que servem. Brasília: MS, [s. d.]. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z-1/p/praticas-integrativas-e-complementares-pics. Acesso em: 10 ago. 2020. 
Resposta: ação química, térmica ou por aplicações locais
E.G.R, 7 anos, diagnosticado com DDHA (déficit de atenção e hiperatividade), em investigação de TEA (transtorno do espectro autista), foi encaminhado pela neuropediatra para realizar práticas integrativas e complementares. Na avaliação antroposófica, apresentava-se agitado, com baixo nível de concentração e interagindo pouco com a terapeuta; não permitia toques físicos. Como conduta inicial, é possível utilizar alguns recursos, os quais devem ser reconsiderados após dois meses de acompanhamento. Esses recursos são:
Resposta: arteterapia e musicoterapia
“O aconselhamento biográfico é um trabalho muito semelhante a certas psicoterapias mais modernas; ele também contém uma série de elementos psicoterápicos, mas não é concebido para ser mais uma técnica psicoterápica. Há várias possibilidades de se fazer o trabalho biográfico: em grupo, tipo workshop com duração de 4 a 7 dias cada encontro; com ajuda de um profissional, individualmente ou como casal; cronologicamente; partindo de um conflito agudo; individualmente, por si mesmo, sem ajuda externa.”
BRODNITZ, N. O aconselhamento biográfico - Nico Brodnitz. Sociedade Antroposófica, São Paulo, 27 mar. 2006. Disponível em : http://www.sab.org.br/portal/medicinaeterapias/91-aconselhamento-biografica/286-acons-biograf-nico-brodnitz. Acesso em: 1 set. 2020.
De acordo com o texto e com seus estudos, é possível afirmar que: 
Resposta: à adida que o aconselhamento biográfico avança, progride para um estado de autoconsciência, e o indivíduo desenvolve a percepção de sua constante evolução e transformação como ser humano. 
Em uma policlínica de saúde (PCS), há um programa de atendimento a pacientes com doenças crônicas que oferta vários tratamentos, entre eles as práticas integrativas e complementares (PICs). Considerando o uso das diversas modalidades do termalismo/crenoterapia/balneoterapia, os recursos são indicados para qual paciente? 
Resposta: M.T.T.A, 56 anos, diabética, hipertensa, em acompanhamento regular, sem descompensação do caso clínico.
Uma das maneiras de apresentar o homem à luz da Antroposofia é relacionando-o com a natureza ao seu redor. Nessa abordagem, o homem é visto como um ser que compartilha semelhanças com os reinos mineral, vegetal e animal, mas que também se distingue deles porque é autoconsciente. Podemos dizer que o ser humano guarda em si todos esses reinos, sendo portador de estruturas consideradas essenciais, também chamados de “corpos” no jargão médico-antroposófico. Adaptado de: ABMA. Antroposofia na saúde. Associação Brasileira de Medicina Antroposófica, Belo Horizonte, [s. d.]. Disponível em: http://abmanacional.com.br/institucional/a-medicina-antroposofica/antroposofia-na-saude/. Acesso em: 1 set. 2020. 
Segundo esses princípios, é correto afirmar que:
Resposta: o eu é a autoconsciência do indivíduo.

Continue navegando