Buscar

PESQUISA MINERAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PESQUISA MINERAL – AVALIAÇÃO MÓDULO II
Discente: Ellis Karinny Furlan 			RGA: 201911903007
Questão 1 - a) Resposta: A pesquisa prévia da área a ser estudada/ pesquisada, e o conhecimento adquirido através da utilização dos Princípios definidos por Steno, como o princípio de superposição de camadas é definido como uma sequência de rochas sedimentares depositadas camadas por camadas, no qual as mais velhas acumulam-se na base e as mais novas acumulam-se sucessivamente acima. Princípio que permite identificar a ordem de formação dos estratos, sendo fundamental para reconstruir sua história estratigráfica. Outro princípio definido por ele é o princípio da continuidade lateral, onde as camadas sedimentares são continuas, se estendendo até as margens da bacia de acumulação ou se afinam lateralmente, permitindo que seja reconstruído a distribuição geográfica original de uma camada dissecada pela erosão por meio da correlação física dos seus vestígios. Existe também o princípio de relações de corte ou cross-cutting podem ser compreendidas como uma intrusão ou falha sendo mais nova do que as rochas intrudidas ou que estão sendo cortadas. Por fim, o princípio da horizontalidade original, onde Steno relata que os depósitos sedimentares se acumulam em camadas sucessivas estando depositadas de maneira horizontal. Através desse último princípio, é possível identificar eventos deformacionais posteriores à disposição sedimentar, ou seja, podemos utilizar esse princípio na área de estudo onde as rochas acamadas se encontram deformadas e dobradas, para facilitar o estudo das áreas mineralizadas com maior precisão. 
Questão 1 - b) Resposta: 1º evento: Deposição das camadas
2º evento: Conduto 1
3º evento: Derrame da lava A
4º evento: falha 1
5º evento: Conduto 2
6º evento: Derrame da lava B
7º evento: falha 2
Com base na figura podemos observar que o primeiro evento é a deposição das camadas horizontalmente, segundo evento é o conduto 1, seguido pelo terceiro evento que é o derrame da lava A, o quarto evento é a falha 1, quinto evento é conduto 2, sexto evento é o derrame da lava B e por fim o sétimo evento que é a falha 2.
Questão 2 - a) Resposta: Na etapa de pré-campo, inicia-se com o levantamento de cartas topográficas e mapas são elaborados através da busca de dados de SIGs em sites como IBGE, apresentando bases cartográficas, CPRM, contendo dados geológicos e geofisicos, ANM, apresentando dados de direitos minerários e de pesquisa, além de dados de Imagens de Satélites. Seguido pela pesquisa de referências bibliográficas, podem ser consultadas através dos sites já citados e em banco de dados de bibliotecas, universidades e centros de pesquisas. Também é feito o levantamento dos dados geofísicos podem ser encontrados nos mesmos órgãos de buscas para levantamento topográficos, tendo em vista que são dados de domínios públicos. E por fim os pré-mapas, que servem para prever o que será feito na atividade de campo, onde extração de dados deve ser preferencialmente feita pelo Google Earth, por conta de suas atualizações constantes, contendo via de acesso, drenagens, estradas de pavimentação, estradas de terra e trilhas, além de pontos de controle, feições e coordenadas que servem para orientar as coordenadas durante o campo. Todos os levantamentos e estudos prévios tem como objetivo de nortear a etapa seguinte, ou seja, irão auxiliar no desenvolvimento da atividade em campo, otimizando o trabalho que seja desenvolvido/averiguado em campo. Os principais produtos gerados na etapa pré-campo devem ser a realização de levantamento de cartas topográficas e mapas, levantamento de dados bibliográficos através de artigos, resumos, livros e teses, dados geofísicos e SR, além de pré mapas para tomadas de decisões.
Questão 2 – b) Resposta: Os pré-mapas e os mapas interpretativos elaborados durante as etapas preliminares do estudo de uma área de interesse geológico, são importantes em relação à capacidade de auxiliar na interpretação da área de estudo antes mesmo das visitas de campo, isso ocorre, pois a primeira etapa do trabalho os profissionais envolvidos no estudo fazendo os levantamentos e estudos antes de ir a campo, utilizando diversos meios para estudar a área alvo, como imagens de satélite, dados bibliográficos, entre outros. Quando a etapa de campo acontece, as informações obtidas na etapa anterior são confirmadas ou refutadas. Quando é seguido as etapas corretamente os profissionais estão totalmente preparados para o desenvolvimento em campo, levando tudo o que for necessário e planejando da melhor forma possível as atividades de cada dia de campo, otimizando tempos e custos de atendimento, além do conhecimento prévio da área a ser estudada/pesquisada, assim podendo obter os dados com maior assertividade. 
Questão 3 - Resposta: Prevenção dos riscos da atividade em campo começa na preparação dos materiais básicos que são bússola geológica, GPS de campo clássico ou em casos necessários um de boa resolução espacial, protetor solar, martelo geológico, lupa, mapa de pré campo, caderneta, boné, máquina fotográfica, perneiras, camisa adequada, facão, mochila, luvas, bota, óculos de proteção solar ou/e de EPI, garrafa de água, remédios (kit primeiros socorros), fita adesiva, réguas, sacos de coleta e pincéis. Além dos materiais básicos, a preparação da equipe também deve ser lavada em conta, onde ela deve ser composta de no mínimo três pessoas, pois caso haja um acidente com um dos integrantes, um poderá buscar socorro e o outro ficará no local para auxiliar o acidentado, todos devem estar com vestimentas adequadas e com o kit de matérias completos, outro cuidado que deve ter são com animais selvagens, toda equipe deve andar em campo com muita atenção, e pôr fim a equipe se informar de quem são os proprietários das áreas particulares que serão estudadas, para que seja solicitado a autorização dos mesmos para tal estudo.
Questão 4 – a) Resposta: A realização de perfis contínuos é um procedimento básico recomendado para o mapeamento geológico. A realização acontece através de caminhamentos aproximadamente perpendiculares à estruturação geológica da área, com a descrição de afloramentos ao longo do caminhamento, espaçados de acordo com a escala de mapeamento adotada ou com o interesse geológico, isso acontece para que seja estudado o maior número possível de diferentes afloramentos na área de interesse. 
Questão 4 – b) Resposta: O mapeamento de exposição é utilizado onde há poucos afloramentos, permitindo assim mais detalhes. Como não há afloramentos muito grandes que possam ser observados e descritos, pode ser aplicado, sendo mais adequado para áreas geologicamente menos complexas.
Questão 4 – c) Resposta: O mapeamento por trincheiras é utilizado para observar certas áreas de interesse com maior foco. Onde, os espaçamentos entre as trincheiras podem ter variações dependendo das características da há ser analisada área alvo do projeto, a geologia local. 
Questão 5 – Resposta: Um mapa geológico é uma representação em duas dimensões da variação de litotipos e estruturas de uma porção da superfície terrestre. Para representar estruturas na terceira dimensão em um mapa geológico é utilizado uma combinação de itens, como a utilização de representações gráficas/simbologias do mergulho do afloramento, ângulo, outro item utilizado são as curvas topográficas, para interpretação da altitude topográfica e por fim o cálculo de espessura real das camadas.

Continue navegando