Buscar

Roberta Barbosa (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
Nome: Roberta Barbosa dos Santos de França. 
Matrícula: 21212080157 
Polo: Paracambi
RELATÓRIO DE 1° SEMINÁRIO 
ITEM 1. RELACIONAR AS IDEIAS DO TEXTO ”CORPO E CONTROLE NO COTIDIANO ESCOLAR”, DO PROF. DR. MARCO SANTORO, COM AS SUAS PRÓPRIAS IDEIAS E EXPERIÊNCIAS SOBRE O CORPO NA ESCOLA. 
	O artigo propõe uma reflexão sobre o corpo na escola, mostrando que vivemos atualmente a padronização corporal, um modelo estético que impõe medidas físicas e ideologias individualistas fora do alcance do cidadão comum, intensificando a competitividade. A obsessão pelo corpo perfeito rendeu bilhões de dólares em lucros em todo o mundo e, como resultado, as pessoas estão frustradas por terem buscado esse modelo estético imposto ao longo de sua existência, aparentemente sem sucesso.
	Ainda nesse sentido, o trabalho afirma a escola como um dos pilares da sociedade, que geralmente reproduz tais noções. Mas, independentemente das disciplinas que lecionam e do seu papel na escola, os professores podem perguntar aos alunos a possibilidade de questionar e mudar. O corpo não pode estar apenas presente e ativo na aula de ginástica.
	Dessa forma, o reconhecimento de um conceito unificado de ser humano, ao invés de separado de forma cartesiana, permite uma concepção alternativa do corpo e, portanto, outras formas de intervenção instrucional em um momento em que movimentos, posturas e expressões são padronizados, que muitas vezes contribui para a construção do medo, obediência inquestionável e alienação física.	Comment by Leandro Martins: Esta é uma consequência muitas vezes irremediável de um trabalho escolar que restringe a ação do corpo em seu cotidiano.
	Podemos inferir da análise do texto que ao tratar do sujeito do "corpo", considerado sob diferentes aspectos e dimensões, uma das primeiras questões que surge é a necessidade de aceitar a condição de que somos sujeito-corpo, que é, entender o corpo como nosso A identidade, a unidade do nosso ser, que nos permite ver e entrar no mundo. Esse conceito contém a ideia de que em cada ação que empreendemos, três dimensões explícitas podem ser verificadas: biológica, psicológica e social, além de dimensões implícitas que são absolutamente interdependentes com as anteriores: antropológica, econômica, histórica.	Comment by Leandro Martins: Diríamos mais algumas, como a política, a econômica e a cultural.
	Dessa forma, podemos concluir que as atividades de ensino da escola, o cardápio das disciplinas, seus objetivos, conteúdos e métodos de ensino e aprendizagem podem e devem incluir o corpo como unidade, como parte importante da construção do conhecimento escolar, focando apenas em, pensamento sério e previsível.	Comment by Leandro Martins: O currículo, talvez?!
ITEM 2. APÓS ASSISTIR AO FILME “SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS”, IDENTIFIQUE TRECHOS DO FILME NOS QUAIS O PROFESSOR KEATING SE UTILIZA DE ATIVIDADES PRÁTICAS RELACIONADAS AO CORPO A FIM DE CONSTRUIR CONHECIMENTOS EM SUA DISCIPLINA DE FORMA NÃO TRADICIONAL. 
	O filme Sociedade dos Poetas Mortos dirigido por Peter Weir é uma peça encenada no Wilton College, nos Estados Unidos, em 1959. Uma escola de ensino médio tradicional, como uma escola rígida, adota um ensino rígido e conceitos de ensino racionalizados, e tem como perspectiva o ensino superior.
	O filme começa com a cerimônia de abertura, onde os alunos entram no auditório vestidos com trajes formais, exibindo o crachá da escola, o uniforme e o comportamento solene exigido pela escola. Na plateia, pais e funcionários acompanharam o hino nacional em homenagem ao patrimônio histórico e colonial. O professor Keating sempre diz que a poesia está viva, não calculada. Deixe-os pensar não por suas ordens, mas por si mesmos. É assim que ele estimula as atividades relacionadas ao corpo com o objetivo de romper com os padrões tradicionais.
	O professor Keating é o tipo de pessoa que assobia quando entra em uma sala; deixa os alunos à vontade; leva-os para aulas ao ar livre; deixa-os escrever poesia espontaneamente; instila neles o desejo de ser apaixonado por cada momento. Adote um estilo diferente das escolas tradicionais. Leva os alunos a uma nova maneira de ver as coisas. Os alunos passam a amar a literatura e entendem como é viver a poesia. Eles sentem a atmosfera, que também é adequada para aulas ao ar livre.
	Os alunos se sentem à vontade com o professor Keating e mantêm sua inspiração fluindo. O curso começa a ter efeito. O episódio conclui que o filme Sociedade dos Poetas Mortos apresenta uma crítica à educação tradicional em que a aprendizagem acontece mecanicamente: o professor fala e o aluno escuta. Os alunos não incluem suas experiências do dia a dia no processo de aprendizagem. O professor Keating rompe com a tradição e apresenta uma nova filosofia de ensino de que a relação entre professores e alunos deve ser uma experiência democrática e interativa de forma espontânea, permitindo que os alunos usem o corpo como forma de linguagem para trazer à tona o seu melhor. .
	Vale lembrar que o ápice da transformação foi quando o professor chamou todo mundo no jardim para uma aula diferente de educação física, pois ele repetia as falas do bilhete com entusiasmo ao mesmo tempo, ele os chutava, mas deixava que levassem toda a emoção, principalmente para fazê-los pensar.
ITEM 3. COM O INTUITO DE AVANÇAR DO CONHECIMENTO TEÓRICO PARA O PRÁTICO, DESCREVA, PELO MENOS, 2 EXEMPLOS DE ATIVIDADES RELACIONADAS AO CORPO QUE PODEM SER UTILIZADAS NA ESCOLA A FIM DE PROPICIAR UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA. (OBSERVAÇÃO: USE A CRIATIVIDADE! NÃO CITE AS ATIVIDADES TRABALHADAS DURANTE A OFICINA DE SEMINÁRIO 1).	Comment by Leandro Martins: Duas ótimas escolhas! Duas brincadeiras que as crianças adoram.
	Elefante de cor (colorido): Um participante será escolhido para conduzir e ele começará a dizer na frente: Elefante de cor, todos perguntam: De que cor ele é? O comandante fala a cor e os outros têm que tocar algo com a cor dada. Quanto mais longe as cores estiverem, mais difícil fica o jogo, e se for uma criança grande, podemos dificultar que o comandante persiga os outros participantes e tente pegá-los, então ele mudará a ordem. Esta atividade visa estimular a concentração, a agilidade, a memória, a coordenação motora e o conhecimento das cores.
	Cruzar a rua: Um participante será o guarda e os demais serão pedestres. Traçaríamos uma linha paralela no chão para imitar uma rua com a intenção de atravessar a rua sem que os guardas a tirassem, mas dificultaria que os alunos atravessassem a rua todas as vezes, como pular em um pé só. Essa atividade tem a função de atenção, equilíbrio de pernas cruzadas, velocidade e coordenação conforme informamos regras e comandos.
ITEM 4. “DE ACORDO COM O(S) TEXTO(S) MENSAIS DISPONIBILIZADOS NOS FÓRUNS E DAS DISCUSSÕES NO CHAT DA PLATAFORMA DO SEU POLO, ESCOLHA UM DELES E DESENVOLVA.
	Brincar e Aprender: não nascemos sabendo, a gente começa a aprender brincando, antes de tudo somos estimulados pela família desde a infância, para as crianças brincar é o mais importante, deixe-as ser estimuladas, e o desenvolvimento delas será mais fácil.
	Os educadores devem observar quais as dificuldades que nossos alunos têm, não apenas dificuldades motoras, mas também emocionais, e cabe a nós estimular e derrubar as barreiras dessas dificuldades em nosso brincar. Enquanto brincamos, estimulamos e acompanhamos cada um deles enquanto eles se desenvolvem fisicamente, emocionalmente, mentalmente, aprendem as regras, fazem exercícios, constroem com determinados jogos, mas o que mais gosto é que eles podem liberar seus próprios. Liberte sua mente.
	Como diz o artigo, brincar é sinal de saúde porque mostra todas as emoções. Com isso, aprendemos a cada dia mais sobre nossos alunos e melhoramos nossas interações, pois aos olhos das crianças, não há nada mais gratificante do que vero reação feliz ao jogar, mesmo que eles não saibam que estão aprendendo.

Outros materiais