Buscar

Exercícios - A perícia contábil na área tributária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A perícia contábil na área tributária
Desafio
Você é perito contábil e foi nomeado pelo magistrado para manifestar a prova pericial no processo decorrente do lançamento de ISSQN de uma empresa com tributação pelo lucro real. Nos autos, referenciava-se que a empresa havia recolhido com insuficiência o ISSQN no período de fevereiro de 2015 a agosto de 2016.
Para realizar o trabalho, constam nos autos documentos como
- Livro do ISS/DMS (Declaração Mensal de Serviços)
- Razão contábil de 2015 a 2016
- Livro diário do mesmo período
- Notas fiscais de prestação de serviço
Ressalta-se que a parte não apresentou no processo os balancetes de verificação de 2015 e 2016 nem a cópia do contrato de prestação de serviço. Assim, tendo acesso a apenas essas informações, responda:
a) Qual o objetivo da perícia que você vai realizar?
b) Como você vai proceder para cumprir o encargo para o qual foi nomeado pelo magistrado?
Sua resposta
a) O objetivo da prova pericial será elaborar a perícia contábil com a finalidade de apurar se o ISSQN foi recolhido corretamente pela empresa. Assim, será elaborada uma perícia contábil que deverá emitir um laudo pericial com base nos documentos analisados.
b) Será necessário determinar se existe diferença a recolher desse imposto e qual o valor correto com juros e correções monetárias. Para complementar, será preciso se basear na investigação dos documentos contábeis e fiscais, em responder aos quesitos determinados pelo juiz e pelas partes. Caso necessite de mais documentos que não estejam nos autos, a solicitação será feita por meio do termo de diligência, como os balancetes e os demais documentos pertinentes para a realização da perícia contábil.
Exercícios
Respostas enviadas em: 07/12/2022 16:48
1.  Luciana, perita contábil, foi nomeada pelo juiz para realizar uma perícia na área tributária. Ao retirar os autos para análise, ela constatou que o processo era sobre o lançamento de ISSQN. A empresa estava sendo acusada de recolhimento insuficiente do ano de 2016. O juiz determinou cinco quesitos para Luciana responder de acordo com os fatos. Identifique, entre as alternativas a seguir, qual dos quesitos, provavelmente, estaria na lista fornecida pelo juiz:
Você acertou!
C.  Informar se o contribuinte recolheu corretamente o ISS e se as contas especificadas na defesa têm a ver com a receita que foi apresentada.
A perita responderá aos quesitos que estão relacionados com o fato julgado, neste caso, com o imposto ISS, não necessitando responder a quesitos que não se relacionem com o imposto, assim como também deverá, para isto, analisar as contas correspondentes aos lançamentos do tributo descrito e o período em que consta nos autos o recolhimento indevido.
2.  Um perito contábil está realizando uma perícia na área tributária e, ao analisar os atos e os fatos do processo sobre o lançamento de ISSQN, no qual a empresa estava sendo acusada de recolhimento insuficiente no ano de 2016, verificou que necessitava ler a lei complementar que versa sobre a matéria do ISSQN. Assinale a alternativa que indica a lei que se refere ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN:
Você acertou!
A.  Lei Complementar nº 116, de 31 de julho de 2003.
A Lei Complementar nº 116, de 31 de julho de 2003, é uma normativa que consolida as regras de caráter nacional sobre o ISSQN em um só dispositivo.
3.  Joana foi nomeada pelo juiz para realizar uma perícia contábil, na qual a União (Fazenda Nacional) estava executando a cobrança do Imposto de Renda devido de uma reclamatória trabalhista. Joana identificou o valor e verificou que o valor pago anteriormente havia sido a menor. Assinale a alternativa que identifica corretamente o papel de Joana:
Você acertou!
B.  Joana, por meio da análise dos fatos e dos cálculos, identificou o valor do Imposto de Renda a ser pago corretamente, em valores originais, atualizando os valores com juros e correções monetárias atuais, elaborando, assim, o laudo contábil.
Joana, como perita contábil, deverá apresentar junto ao laudo os cálculos, demonstrando o valor devido e também a atualização dos valores com os juros e as correções monetárias atuais.
4.  O magistrado fez requerimento de uma perícia contábil, pois a prefeitura da cidade estava cobrando o pagamento do IPTU correspondente aos três últimos exercícios de um imóvel de propriedade do Hospital Canino Feliz. Sabendo que esse hospital é uma instituição sem fins lucrativos, assinale a alternativa correta em relação ao trabalho do perito:
Você acertou!
E.  Ao considerar que o hospital não distribuiu os resultados para terceiros, o perito emitiu um laudo demonstrando que o hospital havia utilizado os resultados obtidos em melhorias internas.
Quando se trata de entidade sem fins lucrativos, como neste caso, o hospital não poderia nem poderá repassar valores ou parte do seu patrimônio para terceiros, pois, como entidade filantrópica, faz jus à imunidade tributária.
5.  Meg é perita contábil na área tributária e, sempre que pode, faz cursos para se capacitar. No último final de semana do mês de julho, ela participou de um curso sobre o processo administrativo fiscal, referente à melhor opção para defesa e discussão dos direitos tributários da empresa, no qual recebeu um e-mail. Para sua surpresa, alguns impostos haviam sido expostos na competência errada. Marque a alternativa que está com a competência correta:
Você acertou!
E.  O Imposto de Renda é de competência da União; o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação é de Competência dos Estados; e o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza é de competência do Município.
O perito contador, para atuar nas perícias da esfera tributária, deverá compreender a repartição das competências tributárias dada pela Constituição Federal aos entes políticos, como o Estado e o Distrito Federal, a União e os Municípios. A Constituição também determinou que tributos cada ente político pode criar, bem como limitou esse poder de criação, impondo limites a eles. Sendo assim, o perito deverá saber que o Imposto de Renda é de competência da União; o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação é de competência dos Estados; e o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza é de competência do Município.

Continue navegando