Buscar

PROVA GEOECON

Prévia do material em texto

O keynesianismo foi uma doutrina econômica proposta pelo economista britânico John Maynard Keynes (1883-1946), que defendeu uma mudança de paradigma governamental para enfrentar as crises provocadas pelo capital.
Nesse sentido e considerando os dados apresentados, avalie as afirmações que se seguem:
I. O keynesianismo defende a ampla intervenção do Estado na economia, a desarticulação do capital privado e a estatização das empresas.
II. Para Keynes, o capitalismo é um sistema econômico estável, sendo que alguns desequilíbrios poderiam ser resolvidos pelos mecanismos do mercado.
III. O keynesianismo defende a intervenção do Estado na economia visando possibilitar um crescimento econômico sustentável à longo prazo.
IV. Para Keynes não havia harmonia preconizada pela operação da “mão invisível” de Adam Smith, pelo contrário, essa situação poderia ocasionar crises.
 
Com base nas posições acima elencadas, assinale a alternativa CORRETA: 
Apenas as afirmativas I e III estão corretas. 
Ou 
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
Para os fundadores do Marxismo, cabia ao proletariado a missão de construir uma nova sociedade, mais justa e digna. O capitalismo se apresenta como um modelo injusto e irracional. Com base no posicionamento descrito, analise as seguintes asserções:
I. O capitalismo é injusto pois, uma vez que somente a burguesia é detentora dos meios de produção, explora a força de trabalho da classe trabalhadora. Não existe chefe bom ou ruim, todos buscam explorar seus funcionários.
 PORQUE
II. Para gerar o equilíbrio no campo econômico, os meios de produção necessitam estar sob controle de uma determinada classe, a burguesia, e sobre influência do Estado, para conferir estabilidade ao sistema.
Acerca dessas duas asserções, assinale a alternativa CORRETA:
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. 
Sobre o modelo de organização do trabalho é CORRETO afirmar: 
No modelo fordista, o trabalhador permanece parado em frente à esteira, realizando suas tarefas específicas de modo repetitivo. A intensa jornada levava à exaustão física e mental. 
O crescimento da produção industrial na Inglaterra estimulou a organização de uma corrente de pensamento denominada liberalismo econômico, cujo principal expoente foi Adam Smith. Para seus defensores, a intervenção do Estado na economia foi nociva e impeditiva do desenvolvimento.
Podem ser relacionadas ao pensamento liberal as seguintes proposições:
A economia pode ser entendida como um organismo, obedece a uma lei maior, uma ordem natural capaz de regular todas as atividades econômicas, os fluxos de receita e despesa. 
Ou
O trabalhador não é obrigado a trabalhar na mesma terra, na mesma fábrica, num mesmo lugar. Ele é dono do seu próprio destino, livre para tomar iniciativa, livre para concorrer. 
A Primeira Revolução Industrial ocorrida a partir do século XVIII transformou as relações do homem com o trabalho. Muitos operários oriundos das áreas rurais foram para as cidades passando a desenvolver um trabalho assalariado. Com a introdução da máquina a vapor, a produção ganha novo vigor.
Pode-se afirmar, com base nas condições de trabalho experimentadas pelos operários durante o período, que:
A extensa jornada de trabalho dos operários chegava a 80 horas semanais; os operários, a maioria oriundos das áreas rurais, residiam perto das fábricas, em habitações precárias. 
Leia ao texto que segue:
Com o Toyotismo, tende a ocorrer uma racionalização do trabalho que, por se instaurar sob o capitalismo manipulatório, constitui-se em seus nexos essenciais, por meio da inserção engajada do trabalho assalariado na produção do capital. ANTUNES, R.; ALVES, G. As mutações no mundo do trabalho na era da mundialização do capital. Educação & Sociedade, Campinas, 2004, p. 345
Com base nas ideias centrais do trecho, julgue a seguir as assertivas em verdadeiro (V) ou falso (F):
a) O modelo de produção toyotista é marcado por uma maior aderência do trabalhador ao processo produtivo, visto que exige dele um maior empenho e conhecimento da produção.
b) Apesar do trabalhador contar com uma maior inserção no processo de produção, o estranhamento ainda se fez presente, pois, muitas vezes desconhece-se para quem se produz.
c) A Terceira Revolução Industrial provocou grandes transformações no mundo do trabalho. Daquelas que mais contribuíram para a melhoria da condição de trabalho destaca-se a modalidade de trabalho terceirizado.
d) A falta de subjetividade do trabalhador no regime toyotista está atrelada a uma maior eficiência na gestão da produção, bem como a utilização de aparato tecnológico incorporado à indústria. 
 Assinale a seguir a alternativa que apresenta a sequência de verdadeiros (V) e falsos (F) correta:
F, V, F, V 
ou
V, V, F, F
Leia o trecho a seguir (1,0 ponto)
(...) com a luz elétrica as taxas de lucratividade foram elevadas, permitindo o acelerado crescimento industrial. Motores e máquinas menores e toda a parafernália eletrônica subsequente permitiram o desenvolvimento de um grande número de utilidades domésticas, que seriam os bens de consumo duráveis que, juntamente com o automóvel, constituem os maiores símbolos da sociedade moderna (...) (OLIVEIRA, 2003, [s.p]).
 Em relação ao excerto anterior, o autor se refere à:
Segunda Revolução Industrial. 
O crash da Bolsa de Valores de Nova York, ocorrido em 1929, representou um colapso no sistema produtivo dos Estados Unidos, acompanhado de uma grande desvalorização acionária. Para recuperar-se, o país lançou mão de uma política pouco ortodoxa para a época, onde os ideais liberais predominavam.
A Grande Depressão, ocorrida durante a década de 1930, nos trouxe importantes lições do ponto de vista econômico e social. Nesse sentido, julgue as afirmativas seguintes e escolha a correta:
A intervenção do Estado na economia possibilitou a instauração de um Estado de Bem-Estar Social. Tal modelo promoveu mudanças positivas à população e ensejou uma melhora na qualidade de vida 
O mercantilismo pode ser entendido como um modelo político e econômico vigente na Europa entre os séculos XV e XVIII. Tal modelo impulsionou as trocas comerciais, intensificando os fluxos para as cidades, contribuindo para o fortalecimento de uma classe denominada burguesia.
O mercantilismo tinha por principal objetivo promover a expansão comercial, o acúmulo de riquezas e a proteção do mercado interno. São características da chamada política mercantilista:
O estímulo a uma política de intervenção na economia, estabelecendo medidas protecionistas para o incremento do mercado interno e a busca de balança comercial favorável.
Em 1774 o rei Luís XVI (1754-1793) se encontrou com A. R. J. Turgot (1727-1781) para discutir a situação econômica francesa. Visando obter o apoio do rei para realizar as mudanças estruturais necessárias, Turgot encaminhou-lhe um memorando, limitando a recordá-lo de três mandamentos, a saber: “não haverá falência, não haverá aumento de impostos e não tomaremos empréstimos” (POWELL, 2008). Sobre isso, leia as seguintes assertivas: 
I. Para Turgot, cada empréstimo tomado pela administração pública implicaria num aumento de receita, o que, ocasionalmente, implicaria a falência ou o aumento de impostos para com o Estado.
II. Seguindo a linha de pensamento da escola de fisiocracia, Turgot defendia medidas protecionistas visando a proteção do mercado interno francês, pois, para ele, o Estado deveria adotar postura intervencionista para preservar a economia.
III. Uma das principais prioridades de Turgot foi estabelecer a liberdade de comércio de cereais. Para ele as pessoas deveriam ser livres para agirem comercialmente, comprando e vendendo cereais de qualquer localidade do reino.
IV. Turgot posicionava-se contra a liberdade de expressão no exercício da profissão, sendo reconhecido pela defesa das corporações de ofício para a manutenção de barreiras quanto à incorporação de trabalhadores.
Nesse contexto e considerando os dados apresentados,avalie as afirmações que se seguem: 
Apenas a alternativa III está correta.
Ou
Apenas as alternativas III e IV estão corretas.

Continue navegando