Buscar

Plano de Ensino

Prévia do material em texto

ANHANGUERA
LETRAS - PORTUGUES
ISRAEL ALVES DE SALES
PLANO DE ENSINO:
O RESGATE DA LITERATURA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA 
ISRAEL ALVES DE SALLES
PLANO DE ENSINO:
O RESGATE DA LITERATURA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA 
Cidade
2021
Boa Viagem - Ce
2022
SUMÁRIO
1	JUSTIFICATIVA	4
2	PARTICIPANTES	5
3	OBJETIVOS	6
4	PROBLEMATIZAÇÃO	7
5	REFERENCIAL TEÓRICO	8
6	METODOLOGIA	9
7	CRONOGRAMA	10
8	RECURSOS	11
9	AVALIAÇÃO	12
10	REFERÊNCIAS	13
1. JUSTIFICATIVA
 O resgate da literatura na sociedade contemporânea é uma questão de suma importância, ela tem o poder transformador na sociedade além de proporcionar um desenvolvimento social e cognitivo do indivíduo. Ao abordar tal tema, trago à tona a necessidade desse resgate visto que em um mundo cada vez mais digitalizado a leitura tem ficado de lado.Cada vez mais as realidades dos brasileiros vem sendo formulado sem a presença da literatura a qual é vista com estigma na população atual como algo sem importância.
 A levantar essa problemática em meio a tantas outras busco ressaltar o papel crucial que tal hábito proporciona na realidade, no nível micro através do aprimoramento individual e consequentemente de maneira macro com um desenvolvimento social abrangente, acarretando transformação como: melhorias da escrita, uma diversidade na oralidade e lapidamento do pensamento, pois ao darmos inicio ao um livro passamos a vivenciar e adentrar na realidade da narrativa, por conta disso valorizo essa soltura de paradigmas voltado para a literatura na sociedade contemporânea.
 Com a era da informatização é possível usá-la a favor da educação e da aprendizagem.Ela abre porta para um mundo de possibilidades e torna possível acessar um acervo vasto e com bastante diversidade de textos e obras literárias.
2. PARTICIPANTES
 Os participantes no qual destino esse plano são os jovens presentes no ensino médio, a última etapa do ensino básico, a eles que estão concluindo seu desenvolvimento social e cognitivo mediante a essa etapa básica de ensino e vão adentrar em uma nova realidade que não cessa de selecionar aqueles que se apresentam de maneira ímpar em meio da grande massa. Carregam a função de moldar as gerações futuras e repassar seus conhecimento, tais aprendizagem sem ampliam com a presença da literatura proporcionam ainda mais desenvoltura para a sociedade.
 Ampliar o conhecimento dessa juventude é investir no futuro de toda sociedade, por meio da leitura assim como Edmund Burke, filósofo, teórico político e orador irlandês, membro do parlamento londrino pelo Partido Whig. , falara que ‘Aqueles que não conhecem a história estão fadados a repeti-la’ com a abertura de portas através da literatura possibilita uma nova visão sobre a história e possibilita a construção de um futuro mais íntegro e com uma formação social melhor e com o auxílio da tecnologia que já faz parte do cotidiano dessas pessoas fica ainda mais acessível a transmissão desse pensamento.
3. OBJETIVOS
 O propósito principal por meio desse plano é alargar o repertório de conhecimento desses jovens que vão da entrada no mercado de trabalho ou destinar a graduação. Com essa proposta se espera acrescentar ainda mais conhecimento em cada educando e propiciar,consequentemente, um diferencial na vida de cada um."A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo"- Nelson Mandela,advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993, e pai da moderna nação sul-africana, sempre acreditou no poder transformador da educação e como ela sustenta o desenvolvimento de toda uma população. Por fatos como esse, acredito que resgatar a literatura na sociedade contemporânea com o auxílio da tecnologia e com foco no desenvolvimento de toda essa parcela vai possibilitar uma segurança literária mais sólida para as gerações atuais e futuras.
 O conhecimento acerca da literatura na vida da juventude deve ser analisado para se tornar perceptível o cenário vivenciado por cada indivíduo e assim poder trabalhar em cada vivência.È essencial a elaboração de um roteiro programático que vise uma cronologia da literatura de modo que abrange todos os período, passando as características, problemáticas vivenciadas da época e cenário nacional mas que também possa motivar o leitor a necessidade de dar continuidade nesse enredo.
 Conseguir orientar esses jovens para que possam desenvolver um protagonismo mediante a leitura e entendimento da literatura e com isso consigam transmitir as informações essenciais para as gerações futuras.
 Reestruturar a rotina literária na vida de cada um para que transpasse a metodologia didática e passe a se fazer presente no cotidiano de cada educando. Viso por meio desses objetivos o desenvolvimento individual e coletivo de cada um e com isso passam a ampliar essa prática para os demais indivíduos a sua volta.
4. Problematização 
 A literatura é um meio de abrir as portas do conhecimento e ampliar o desenvolvimento, mas como aborda Zygmunt Bauman, sociólogo e filósofo polonês, professor emérito de sociologia das universidades de Leeds e Varsóvia, no seu livro ‘Modernidade Líquida' vivemos em um tempo com uma fluidez nas relações, nos pensamentos, e naquilo que consideramos atrativos. Por vivermos nessa realidade fica notório que os padrões de ensino e transmissão de informação abordados em períodos passados não são efetivamente validados para os dias atuais.
 Para desenvolver um fluxo significativo de ensino é necessário uma adaptação de métodos tradicionais de educação. Uma juventude que convive diariamente com a tecnologia e aparelhos digitais não tem a visão de jovens da década passada em relação à leitura e aos livros, antes ler era sinônimos de conhecimento e alto nível de intelecto, atualmente como fluxo das redes sociais cada vez mais rápido, os jovens têm acesso a uma vastidão de conhecimento, mas em decorrência de tanta informação não assimila a quantidade básica necessária.
 Usar esses veículos de informação para fomentar a literatura na contemporaneidade é algo bastante viável visto que nela o acesso a textos e obras literárias é bem maior que o ofertado nos tempos em que não se tinha tanta convivência com esses veículos. E o tempo gasto por essa parcela na sociedade com informações de complementação intelectual passa a se destinar a um enriquecimento pessoal com textos e obras das quais é possível extrair uma vastidão de conhecimentos que fomentam o intelecto.
 É evidente que os métodos tradicionais não pode ser esquecidos ou deixados de lado e sim aprimorados e complementados com alternativas da modernidade, a literatura na escola com círculos de leitura, rodas de análise de obras sao momento enriquecedores, isso em parceria com bibliotecas digitais e compartilhamento de livros virtuais fazem desenvolvem uma preparação melhor para os educando. Essa complementaridade deve ser analisada e trabalhada de acordo com a realidade da cava instituição pois é evidente que no sistema de ensino brasileiro cada escola enfrenta situações e realidades diversificadas, cada aluno está inserido em um contexto social e para que essa abordagem não seja desigual é de suma importância uma visão de equidade para com os educados.
 Conseguir atender em cada contexto social e resgatar efetivamente a literatura desse contextos sociais é um trabalho arto se levar em consideração a disparidade que as instituições de ensino do país se encontram, no qual o acesso a insumos básicos de ensino são escassos e não chegam com a mesma mobilidade dos centros urbanos.A busca para cessar essa disparidade deve ser analisada e trabalhada para se tornar possível o resgate da literatura na sociedade contemporânea.
5. REFERENCIAL TEÓRICO
 A análise do tema proposto é perceptível na visão de figuras marcantesde nossa sociedade, de maneira direta e indiretamente, Goethe,uma das mais importantes figuras da literatura alemã e do Romantismo europeu, nos finais do século XVIII e inícios do século XIX, tinha como pensa mento que “O declínio da literatura indica o declínio de uma nação.”, evidenciando que não é dos dias atuais que a literatura busca um espaço de valor na sociedade. Grande firulas da história como ele retrata em suas falas que a leitura enriquece o ser e amplia a visão perante a sociedade.
 George Henry que foi um filósofo e crítico de literatura e teatro inglês também ressalta o papel crucial da literatura para uma sociedade no qual falava que "A literatura é ao mesmo tempo a causa e o efeito do progresso social. Aprofundar nossas sensibilidades naturais e se fortalecer exercitando nossas capacidades intelectuais.” sua visão transpassa as fronteiras do tempo e enfatiza como essa ação pode beneficiar toda uma população. 
 ‘Poeta não é somente o que escreve.É aquele que sente a poesia, se extasia sensível ao achado de uma rima à autenticidade de um verso.’ , citação de Cora Coralina,poetisa e contista brasileira, transmite em sua fala o principal objetivo do resgate de literatura na sociedade contemporânea, aguçar a sensibilidade de cada jovem e ampliar sua interpretação. Essa interpretação não é referente apenas ao ramo da literatura e sim a vida por inteiro 
 Ao longo dos anos diversos autores trouxeram à tona essa temática, diretamente e indiretamente, enfatizando a presença da literatura na vida de um indivíduo resgatando muito além do costume de ler. É um resgate de hábitos que estiveram presentes em momentos cruciais da sociedade como no periodo do nazismos alemã onde figuras como Anne Frank escreveram cartas e diários mostrando a perseguição sofrida durante aquela época e hoje servem de ensinamento e estudo para entendermos melhor o cenário vivido por essas pessoas, é poder transmitir o conhecimento por meio da escrita e da oralidade, transpassar as fronteiras do tempo e perpetuar tantos ensinamentos que no decorrer dos tempos foram auxiliando da construção da sociedade.
 Os jovens são aqueles que têm maior possibilidade de resgatar a literatura na sociedade, eles são os pilares da nação e por meio deles é possível proporcionar a metamorfose dos padrões criados no decorrer dos anos que desvaloriza a literatura e prioriza a informação volátil e vaga de ensinamentos.
 
6. METODOLOGIA
 Trabalhar com literatura é apresentar todo um contexto histórico vivenciado pelo autor na época, é repassar o perfil de cada autor e como ele se encaixava mediante a sociedade, analisar os momentos marcantes que circundam o período, além de fazer uma análise de cada morfema colocado pelo autor e entender a mensagem que o mesmo procura transmitir para seus leitores. 
 Conseguir atrair a atenção dos jovens da atualidade é uma tarefa árdua, é necessário reconhecer o contexto social que cada um está inserido, colocar-se no lugar e elaborar um projeto que possibilite a aprendizagem igualitária. A análise do contexto social tem um papel determinante na elaboração da metodologia, ao verificar a situação do grupo que será trabalho é possível construir uma perspectiva da abordagem mais eficiente para aquela parcela.
 O trabalho de leitura e debate de obras marcantes e textos da literatura é a melhor maneira de adentrar na realidade de cada período literário e na visão dos autores.Essa metodologia proporciona um entendimento sobre a obra e,consequentemente, amplia o nível coesivo e interpretativo do leitor. A construção de rodas literárias, além de resgatar o hábito da literatura, proporciona um socialização de cada estudante com sua turma, por meio desse diálogo onde é apresentada uma vastidão de obras e autores ajudando na divulgação de textos de diversos gêneros.
 Vale frisar que a abordagem em sala de aula não pode ser deixada de lado, o contato de professor com o aluno é de suma importância pois contato possibilita o educador de passar todos os conteúdos importantes para a aprendizagem e o educando consegue extrair do professor conhecimentos, sanar dúvidas e construir um pensamento a respeito do que está sendo trabalhado, mas para que esse circuito seja efetivado é necessário uma preparação ,da parte do professor, de aula com abordagem mais diversificadas e com um segmento menos moto, pois essa monotonia não traz tantos benefícios como as aulas que optam pela temática mais interativa. A miscigenação dessas metodologias fazem com que a resgate da literatura na sociedade contemporânea seja executada com mais êxito e traga transformações positivas.
7. CRONOGRAMA 
 Iniciar com um estudo dos fatores sociais e realizar um diagnóstico referente ao nível que cada educando se encontra é essencial para análise do nível de compreensão da temática, logo em seguida um período introdutório visando a enfatização do plano e como ele pode proporcionar benefícios para cada um, o roteiro programático que vai ser seguido e importância da participação de cada um, pois para a concretização do planejamento ser efetivado é necessário que todos estejam inteirados dos objetivos planejados possibilitando a construção de maneira mais eficaz.
 Após esse período de esclarecimento deve ocorrer a elaboração de objetivos juntamente com a turma para possibilitar uma melhor inserção de ambos com a temática fazendo com que planos e metas sejam colocadas em pauta em conjunto com educador e educando para no decorrer da trajetória as mesmas vejam,revisem e possam relembrar a construção do plano.Além dos benefícios propiamente propostos pelo plano de ensino essa formação em conjunto gera um sentimento de participação com a causa mostrando a importância carregada por cada um que está participando. 
 Depois do período introdutório, realizado em conjunto com a turma, inicia-se a programação das aulas onde o contato que foi iniciado nas primeiras conversas vão sendo fortalecidas e se enraizando e com isso a participação torna-se mais produtiva. È de suma importância que cada aula tenham como foco transmitir pontos essenciais da temática trabalhada e foque na assimilação do mesmo para que no término de cada uma o estudante saia levando um novo conhecimento e com isso passe a relatar em casa, com os amigos e a comunidade em geral assuntos referente ao que foi trabalhado.
 Ao término de uma aula onde o educador cumpriu a missão de repassar o conteúdo preparado e o educando entendeu o que foi abordado já é um passo no resgate da literatura, ele começa a fazer parte da parcela que revitaliza a sociedade atual que não volta sua atenção para os livros. Essa parcela, no decorrer do plano de ensino, vai aumentando e gerando fruto, no percurso não só os alunos do ensino médico vão buscar essa reestruturação da literatura, todos à sua volta irão abraçar essa causa por conta que de modo gradativo ela foi adentrando na realidade de cada um.
8. RECURSOS
 Os recursos exercem um papel importante na efetivação da renovação do saber literário na população, através deles é possível desenvolver projetos e planos de maneiras mais sortidas gerando uma melhor atratividade durante o plano de ensino. Eles abrem portas de possibilidades e propiciam novas alternativas para serem desenvolvidas. Para a utilização de um determinado recurso é importante revisar e analisar seu papel no processo de ensino, eles devem ser focados na assimilação e servir de elo para a educação, o uso errôneo tira o foco e desestabiliza toda a metodologia proposta e atrasa o processo educacional.
 Os livros são as principais ferramentas nessa revitalização, as milhares de obras escritas no decorrer da formação da humanidade trazem consigo muitas informações que ampliam o intelecto. Com eles é possível fazer rodas de leitura para incentivar o debate em grupo, resenha crítica para fomentar a criação de um ponto de vista de acordo com a problemáticaabordada pelo livro e também a elaboração de peça e encenação retratando a história presente neles.
 Em um mundo digitalizado é possível fazer um bom uso dessa tecnologia. O incentivo por meio das mídia sociais transpassam as fronteiras da sala de aula e auxiliam no resgate de uma grande parcela populacional, através desses veículos a criação de cartazes, cartas e vídeos se torna possível e favorece a incentivo da massa, com tais recursos é possível trabalhar com aquilo que é mais presente no Brasil contemporâneo;
 A conjunção de tais recursos faz com que a aprendizagem seja ainda melhor, essa junção do clássico dos livros a modernização dos aparelhos eletrônicos trazem uma nova visão e possibilita um repertório mais amplo para a diversidade de gostos e opiniões dos jovens.
É essencial que para utilização de tais medos é de suma importância o diálogo com aqueles que irão fazer uso, eles trazem consigo a visão dos dias atuais e contribuem para a formação de nova e quando essa elaboração é feita em conjunto a probabilidade de sucesso é ainda mais, pois a miscigenação de opiniões mostram a diversidade presente na população
9. AVALIAÇÃO
 A avaliação é o método de verificar o nível de assimilação e aprendizagem que o plano obteve com cada aluno, ela possibilita uma análise dos fatores mais assimilados e aqueles que ainda existem lacunas. A metodologia de avaliação pode variar de acordo com o temática trabalhada
 O método de prova escrita é o mais recorrente e presente nas escolas e instituições de ensino, nela o aluno aplica seus conhecimentos em questões objetivas e subjetiva e com isso apresenta um percentual de acertos, todavia existem uma repertório de métodos possíveis para avaliar o nível de aprendizagem.
 A roda literária é um modelo exequível de realizar, nela os alunos leem uma obra, apresentam para tomar seus principais pontos além de expressar seu ponto de vista da literatura lida. Com uma presença tão marcante nos dias atuais, a internet também é um meio concebível para analisar, a vastidão de possibilidades que ela abrange faz com que se possibilite a criação de cartazes, folderes e posts que trabalhem a obra literária lida, vídeos e podcast são uma possibilidade bastante produtiva.
 Vale ressaltar que em meio a vários métodos é essencial uma análise do perfil da turma e da instituição, os variados contextos sociais e a acessibilidade dos mesmos devem ser levados em conta para que essa avaliação transpasse fidedignamente a vivência de cada aluno,com o apoio da gestão escolar o educador pode analisar cada situação e revisão a melhor maneira de se avaliar seus aluno.
 Esclarecer como eles serão avaliados é de suma importância para ficar evidente o caminho a ser seguido durante as aulas, quando ficar esclarecido as informações básicas que não podem deixar de ser repassadas os alunos passaram a galgar em busca do crescimento pessoal visão uma avaliação significativa. Para manter o nível de interação de cada indivíduo é necessário uma motivação contínua possibilitar que durante todo percurso o aluno mantenha o nível de interesse e no dia da determinada avaliação consiga comprovar que o que lhe foi ensinado e discutido durante o período foi assimilado é já está presente em sua vida, pois uma avaliação visando apenas número não é o mais importante, a assimilação dos fatos e contextos trabalhados com o aluno é o foco principal e quando isso não acontece deve rever a abordagem de ensino e, também, de avaliação para que desse moda possa efetivar os objetivos mediante a esse resgate.
10. REFERÊNCIAS 
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida https://www.amazon.com.br/Modernidade
GOETHE, Johann, Citação, https://www.pensador.com/
HENRY, George, pensamento, https://www.pensador.com/
CORALINA,Cora, Citação, https://www.pensador.com/ 
FRANK, Anne, livro ‘diario de Anne Frank’, https://www.americanas.com.br/produto/134428820?epar=bp_pl_00_go_livro_

Continue navegando