Buscar

ATIVIDADE 1 REFRIGERAÇÃO E AR-CONDICIONADO

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1 – REFRIGERAÇÃO E AR-CONDICIONADO
O equipamento climático de ar-condicionado cria uma temperatura do ar confortável na sala. Essa técnica está, cada vez mais, sendo usada na vida cotidiana. Os condicionadores de ar são instalados em estabelecimentos industriais, casas particulares, apartamentos, escritórios, instituições médicas, educacionais etc.
Existem vários tipos de sistemas climáticos, diferenciados pelo design, finalidade, parâmetros funcionais e técnicos.
Diante dessa mensagem, quais os benefícios e as desvantagens dos novos ares-condicionados e as principais tecnologias utilizadas para melhorar a sua eficiência?
RESPOSTA:
Aparelhos mais modernos têm operação mais silenciosa e eficiente, menos impacto na conta de luz e tecnologias para eliminar bactérias e fungos do ar, além de conectividade com a Internet. Os aparelhos mais modernos de ar-condicionado chegam ao mercado com motores inverter ou Digital Inverter. Mesmo com nomes diferentes para cada marca, o funcionamento é o mesmo: são compressores eletrônicos que não se desligam totalmente durante o uso, trabalhando de forma mais silenciosa e mais econômica.
Sem picos de consumo nem a famosa operação liga-desliga, eles refrigeram o ambiente com mais eficiência e com menos impacto na conta de luz. Segundo as marcas, a economia com um ar-condicionado inverter pode ultrapassar 40%, em relação a um aparelho convencional novo, e chegar até 70% na comparação com equipamentos antigos. Há também modelos Dual Inverter, que prometem ser ainda mais silenciosos e econômicos. Eles contam com um compressor rotativo duplo, que trabalha com mais estabilidade e atinge a temperatura desejada até 30 % mais rápido. A economia também pode chegar a 70%, na comparação com um equipamento usado. É mais comum encontrar aparelhos inverter no modelo Split, com condensadora (máquina externa) e evaporadora (unidade interna) separados, e Multi Split, com uma condensadora mais potente e até cinco evaporadoras. Mas também existem opções de ar-condicionado portátil e aparelhos comerciais com esse tipo de compressor.
As vantagens dos novos equipamentos SÃO: 
· Ele consome menos energia, sendo por isso pelo menos 30 a 50% mais barato;
· Ele atinge a temperatura desejada muito mais rapidamente; 
· O tempo de demora para começar a funcionar é 30% menor; 
· Ele é muito mais silencioso; 
· Não há flutuações de temperatura, maximizando então o conforto; 
· Não há picos de voltagem do compressor; 
· Todos os condicionadores de ar inverter são bombas de aquecimento, que são uma das formas de aquecimento mais eficientes, em termos de consumo de energia.
As desvantagens dos novos equipamentos SÃO: 
A instalação do ar-condicionado inverter, as sim como os demais modelos Split, pode demandar uma reforma para instalação, mas isso dependerá de diversos fatores. Como ele é composto por duas unidades, sendo uma interna e outra externa, pode ser que a estrutura deva ser adaptada para receber a instalação do equipamento. Para isso, é importante receber a visita de um técnico para avaliar qual é o melhor jeito para instalar o ar-condicionado no ambiente desejado. Além disso, o preço desses modelos pode ser um pouco mais elevado. Mas isso vai depender muito do equipamento escolhido e sua potência, por isso é importante definir antes da compra em qual ambiente o ar-condicionado inverter será instalado.

Continue navegando