Buscar

ATIVIDADE 3 - TIPOS DE AR CONDICIONADO

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 3 – TIPOS DE AR CONDICIONADO
Dentre os condicionadores de ar existentes, alguns tipos são mais comuns e mais fáceis de termos contato, são eles:
Ar condicionado de janela
Geralmente é utilizado em áreas pequenas, como salas ou quartos. Possui um custo inicial baixo, porém não são tão eficientes em relação a capacidade de resfriamento.
O compressor, o condensador, as serpentinas e o evaporador estão dispostos em uma única unidade, projetados para caberem em uma janela comum, devido a isso não se faz necessário modificações estruturais significativas para a instalação do conjunto. Outra vantagem é a facilidade de locomoção, como por exemplo em uma mudança, onde facilmente é possível levar para o novo ambiente desejado. 
Ar condicionado Split
Esse modelo é o mais comum de vermos em residências e alguns comércios. O custo inicial não é baixo comparado ao ar condicionado de janela, porém esse sistema possui capacidade de resfriamento superior, que compensa esse custo alto inicial se olharmos ao longo prazo.
O sistema é montado em duas unidades, uma externa (compressor e condensador) e outra interna (evaporador). Nesse caso necessita de um planejamento preliminar para a instalação do conjunto, pois a unidade interna tende a ser montada na parte alta da parede e para fazer a ligação com a unidade externa, necessita realizar furos na parede para a passagem da tubulação onde irá circular o gás refrigerante. 
Ar condicionado dutado
Esse modelo encontramos mais em shoppings ou hospitais. O custo inicial é alto, pois necessita modificações significativas na estrutura do imóvel para a instalação dos dutos. É o sistema mais eficiente para realizar a climatização em vários ambientes.
O sistema possui uma grande unidade externa (compressor e condensador), uma unidade interna (evaporador) e os dutos que conduzem o ar condicionado para onde desejar. Devido a essa configuração de montagem, apenas fica visível as grelhas dos dutos que são montadas no teto e os controladores de temperatura (em alguns casos).

Continue navegando