Buscar

BIOQUIMICA - ATIVIDADE 1

Prévia do material em texto

Faculdade de Biomedicina
Aluna: Maria se Lourdes Amaral de Matos
a) Descreva o conceito dos modelos atômicos desenvolvidos pelos cientistas Rutherford e Bohr.
Modelo Rutherford
Modelo criado em 1911, conhecido como modelo planetário: 
 Onde o átomo era composto de um pequeno núcleo carregado positivamente e tendo ao redor uma área denominada eletrosfera, caracterizada por um vasto espaço de eletrons. Semelhante ao sistema solar, onde os planetas (eletrons) giram em seu entorno. Com base em seu estudo ele descarta o modelo que o átomo seria uma estrutura indivisível
Modelo Bohr em 1913:
É um complemento do modelo de Rutherford, neste ele define que os elétrons não giram de maneira aleatória ao redor do núcleo (positivo). Sendo este, espaços divididos em camadas nas quais os eletros se movimentam intensamente ocupando estes espaços vazios. Descrevendo assim orbitas específicas, podendo altar entre estas quando recebem uma energia (resultando em luzes). 
b) Imagine por um momento que o núcleo de um átomo carrega uma carga elétrica negativa, ao invés de positiva. Trace o caminho de uma partícula alfa à medida que ela se aproxima desse núcleo hipotético. Se os átomos tivessem núcleos negativos, partículas alfas poderiam ser lançadas de volta na direção da qual elas vieram?
Nesta situação, imagino que as partículas alfas seriam atraídas pelo núcleo. No entanto como a velocidade de dispersão dos elétrons é grande e o potencial de penetração das particulas alfa é pequeno podem chocarem-se, caso contrário iriam colidir entre si devido a atração entre as cargas opostas.

Continue navegando