Buscar

UAM - Desenvolvimento Humano e Social - Prova N2 - Pergunta 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UAM - Desenvolvimento Humano e Social - Prova N2
Pergunta 7
Roberto é um grande latifundiário que possui extensas terras produtoras de castanha. Ele possui alguns funcionários que trabalham em seus terrenos em troca de moradia e comida. Os seus empregados trabalham dia e noite para manter o plantio das castanhas. Eles não gostam desse emprego, mas é o único que resta, já que o país se encontra em crise, e não há terra para todo mundo, afinal apenas os grandes latifundiários são detentores das mesmas. Essa desigualdade social e a má distribuição de terras são geradas por diversos motivos, e esses são problemas decorrentes desde a relação de colonização do Brasil com Portugal.  
Considerando a situação descrita, avalie as afirmativas a seguir.
I. Essa situação de exploração social é gerada por conta da má distribuição de terras do país, o que faz com que diversas pessoas aceitam sub-trabalhos para conseguir sobreviver e sustentar a sua família, visto que os senhores detentores das terras são as pessoas que determinam o modo de trabalho oferecido na região.
II. O problema da má distribuição de terras é muito significativo, já que é a expressão máxima de desigualdade e a terra é um dos componentes mais fortes para o crescimento de um país, pois através dela é possível obter recursos naturais e desenvolvimento econômico e social.
III. Essa problemática é somente de cunho econômico já que a má distribuição de terra faz com que pessoas ricas enriqueçam cada vez mais e as pessoas pobres sejam dominadas por elas, economicamente.
É correto apenas o que se afirma em
· II e III, apenas.
· I, II e III.
· I, apenas.
· I e II, apenas.
· III, apenas.

Outros materiais