Buscar

Apol 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Psicologia e Comportamento Organizacional
Imaginem a seguinte situação: Eva trabalha há muitos anos como recepcionista em um escritório de advocacia. Nestes anos tem enfrentado as situações mais adversas com clientes. Mas, na última semana, aconteceu um fato que foi o fim...vejam só que situação: Entrou um casal que estava em um processo de divórcio litigioso e que haviam se encontrado no elevador por acaso. 
Ambos haviam sido chamados para uma conversa pelo advogado que está cuidando do caso, mas em horários diferentes, porém o ex-marido confundiu o horário e acabou vindo no mesmo horário de sua ex-esposa. Os dois iniciaram uma discussão acalorada em plena recepção, estavam muito alterados, falavam muito alto e demonstravam que haviam perdido a noção de onde se encontravam. 
Os pedidos de calma feitos pela recepcionista foram mal interpretados por ambos, que naquele exato momento, passam a agredir verbalmente a funcionária do escritório dizendo que ela não tem nada a ver com isso pedindo para que ela cale-se. Diante da situação e sendo a recepcionista portadora de inteligência emocional, ela certamente se comportaria da seguinte forma: 
Teria pensamentos de conter a situação. Agindo de forma a apaziguar os ânimos. Sendo firme e reiterando o seu pedido de calma assertivamente, até o ponto em que eles exercessem o controle sobre suas emoções.
Porque? 
Assinale a alternativa que exibe corretamente qual a habilidade que ela utiliza na presente situação e que se refere ao uso da Inteligência Emocional:
a) Ela faz uso somente da sua inteligência intrapessoal. Porque ela sabe lidar com os seus próprios sentimentos adequando-os para a situação.
b) Ela se utilizou da capacidade interpessoal a qual visa entender outras pessoas, exercendo o seu papel de mediadora.
c) Ela possui a capacidade de formar um modelo verdadeiro e preciso de si mesma.
d) Ela utilizou de sua habilidade intrapessoal para prever e resolver os conflitos que se apresentaram.
e) Ela não fez uso de suas inteligências, nem a intra e nem a interpessoal.
Questão 2/5 - Gestão Secretarial: Relações Interpessoais
As informações tornaram-se a matéria-prima das organizações, ou seja, passaram a ser o principal recurso estratégico da empresa. A partir disso, observa-se que o gerenciamento do fluxo de informações é uma atividade significativa realizada pelo secretário moderno. A respeito do gerenciamento do fluxo de informações nas organizações, pode-se afirmar:
a) A informação recebida por e-mail não pode ser considerada como útil pelo secretário executivo para o desempenho das atividades na organização. Ele apenas deverá utilizar as informações da internet para ciência parcial de um conteúdo.
b) No gerenciamento do fluxo de informações, para que as atividades da organização sejam executadas de forma eficaz e eficiente, o secretário executivo deve receber e transmitir informações válidas, tendo cuidado com a origem das mesmas.
c) A organização e distribuição correta das informações pelo secretário executivo não evitará falhas, atrasos e até prejuízos na empresa pois o fluxo de informações transmitido não interfere no trabalho desenvolvido.
d) O gerenciamento do fluxo de informações pode ser apoiado na estruturação de um software específico para este negócio. Como a informação limita-se a coleta de dados, os softwares auxiliam os secretários executivos a desenvolverem uma base de dados na empresa.
e) Gerenciar informações é uma atividade secundária na função secretarial, considerando que com o advento das tecnologias da informação todas as informações estão acessíveis a todos.
Questão 3/5 - Psicologia e Comportamento Organizacional
“João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém. João foi para os Estados Unidos, Tereza para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história”.
No poema exposto, de autoria de Carlos Drummond de Andrade, verifique o que podemos concluir sobre as relações humanas que se estabelecem nele, e, depois assinale a alternativa CORRETA.
a) João amava Teresa, porém amava mais ainda a sua liberdade e portanto, foi para os Estados Unidos. Assim, podemos concluir que nem sempre o que se estabelece nas relações humanas, contenta a todos que estão envolvidos no relacionamento.
b) Este conjunto de interações trazidos por Drummond permite concluir que as pessoas podem conviver de forma cordial e amistosa, mesmo que seus desejos não sejam atendidos, pois estão inseridos em uma sociedade e devem reconhecer os direitos individuais que cada um possui.
c) Raimundo amava Maria e por ele ter morrido em um desastre ela não casou com mais ninguém. Mostrando que as relações humanas são estáveis, não sendo possível se relacionar com mais ninguém.
d) Carlos Drummond de Andrade fala das relações humanas de uma forma negativa, onde nas relações com os demais, os desejos dos sujeitos nunca são atendidos e provavelmente essa foi a causa do suicídio de Joaquim.
e) Nas relações humanas apresentadas por Drummond, a personagem com as relações humanas mais instáveis era Lili, pois ele afirma que ela não amava ninguém.
Questão 4/5 - Psicologia e Comportamento Organizacional
Suzana trabalha no departamento de compras na empresa Botelho &Silva há cinco anos. Ela gostava muito de seu trabalho, principalmente por que o seu gestor, Juarez, era uma ótima pessoa para se trabalhar. Estavam totalmente acostumados com o ritmo um do outro. Suzana dizia que conhecia o humor de Juarez até pelo jeito que ele olhava para as pessoas. Juarez foi promovido há quatro meses, e Cristiano assumiu o seu lugar. Suzana diz que o seu trabalho é muito frustrante agora. “Juarez e eu estávamos no mesmo ritmo. Dançávamos a mesma música. Gostávamos das mesmas coisas. Não é assim com Cristiano. Ele me pede algo e eu faço e ele me diz que está errado. Estou acreditando que ele pensa algo e diz outro. Fazendo um balanço, acho que ele não passa um dia sem gritar comigo por alguma coisa. Eu não consigo me comunicar com ele. Acredito que tem pessoas que se comunicam facilmente e esse não é o caso de Cristiano.
Analisando o caso de Suzana e Cristiano por meio do que estudamos no processo do conflito podemos afirmar que:
I- Os comentários de Suzana demonstram que ela abriu um conflito com Cristiano porque não aceita ser supervisionada por alguém que não tenha o mesmo perfil do Juarez.
II- As variáveis pessoais são as fontes do conflito entre Cristiano e Suzana. Realmente Suzana não gostou da troca de chefia imediata e tem refutado todas as tentativas de aproximação de Cristiano.
III- A comunicação é a fonte de conflito entre Cristiano e Suzana, ela representa as forças opostas que surgem de dificuldades semânticas, mal-entendidos e “ruídos” nos canais de comunicação.
a) As assertivas I, II e III estão Corretas.
b) As assertivas I, II e III estão Incorretas.
c) As assertivas I e II estão Corretas.
d) As assertivas I e III estão Corretas.
e) A assertiva III está Correta.
Questão 5/5 - Gestão Secretarial: Relações Interpessoais
Uma comunicação assertiva é fundamental para a realização de feedback nas organizações, contribuindo para: melhoria do relacionamento entre a organização e seus colaborados; atenção à implantação das estratégias organizacionais; formação da cultura organizacional voltada ao feedback e desenvolvimento da imagem da empresa no mercado etc.
A respeito do diálogo efetivo para promoção do feedback, pode-se afirmar:
a) As palavras usadas no feedback são os elementos mais importantes a serem considerados pelo secretário executivo quando comparados à linguagem corporal e expressão do rosto do indivíduo que realiza o feedback.
b) A pessoa que recebe o feedback não deve demonstrar as suas reações através da linguagem corporal ou rosto, pois isto prejudica o entendimento da mensagem passada.
c) No processo de feedback, o tom e volume da voz, aliados ao ritmo da fala fundamentam-se na orientação: sempre falarem tom alto e rapidamente para demonstrar o domínio do gestor sobre a pessoa que receberá o feedback.
d) A linguagem corporal e expressão do rosto são relevantes no processo de comunicação e feedback. A análise do feedback deve considerá-las em conjunto com o uso das palavras, ritmo da fala, tom e volume da voz.
e) O feedback é um processo importante para o desenvolvimento de qualquer colaborador que esteja disposto a ouvir o que o seu gestor tem a falar sobre o seu desempenho.

Continue navegando