Buscar

UNAMA


Prévia do material em texto

UNAMA
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
ANDRAGOGIA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
ROSANA DOS S. E SANTOS
04054732
A andragogia é a “arte e a ciência destinada a auxiliar os adultos a aprender e a compreender o processo de aprendizagem de adultos”. A andragogia busca compreender o adulto considerando os aspectos psicológicos, biológicos e sociais.
A andragogia difere da pedagogia se comparada aos modelos pedagógicos conservadores. No entanto, alguns pressupostos da andragogia são semelhantes aos modelos pedagógicos transformadores.
Num breve levantamento histórico do ensino, pode-se constatar que no começo do século VII, foram iniciadas na Europa escolas para o ensino de crianças, cujo objetivo religioso. Eram as conhecidas catedrais ou escolas monásticas. Os professores dessas escolas tinham como missão a doutrinação dos jovens na crença, fé e rituais da igreja. Eles reuniram uma serie de pressupostos sobre a aprendizagem, ao que denominaram de pedagogia.
Logo após a primeira guerra mundial, começou a crescer nos Estados Unidos e na Europa um corpo de concepções diferenciadas sobre as características do aprendiz adulto que, infelizmente, ainda não é considerado por completo na educação de quem não é criança.
Este processo é, ainda hoje, ignorado pelos sistemas tradicionais de ensino e na maioria dos casos, tenta-se ensinar adultos com as mesmas técnicas didáticas usadas no ensino fundamental e médio. O educador Malcolm Knowles na década de 70, definiu seis princípios da aprendizagem de adultos no livro “The Adult Learner”. No Brasil encontramos este livro em português com o titulo “Aprendizagem de resultados”. Pois se trata de uma versão expandida pelos autores Halton e Swanson. Independente da origem, este livro é um clássico da educação corporativa. Nele Knowles apresentou os seis princípios da andragogia, elementos que precisam ser considerados em qualquer desenho de uma ação educacional.
Necessidade – Aplicabilidade: os adultos são estimulados a aprender conforme vivenciam as necessidades que a aprendizagem satisfará. Portanto, o curso ou treinamento deve ser relevante, deve estar relacionado com as atividades profissionais e contribuir para a solução de problemas reais. Eles precisam saber por que precisam aprender algo e qual o ganho que terão no processo.
Autonomia – Autodiretividade: Os aprendizes adultos tem fortes necessidades de se autodirigir, de decidir, quando, como e o que querem aprender. Porem, nem todos os adultos aprendem da mesma forma. As diferenças individuais entre as pessoas aumentam com a idade. Portanto, dentro dos princípios da andragogia, deve-se prever as diferenças de estilo, tempo, lugar e ritmo de aprendizagem, sendo o adulto sempre tratado como capaz de se autodirigir.
Experiencias: Os relatos podem servir como base para a construção de novos conhecimentos, para o adulto suas experiencias são a base de seu aprendizado. As técnicas que aproveitam essa amplitude de diferenças individuais serão mais eficazes.
Interatividade – Aprendizado: A interação entre os aprendizes e com o multiplicador é essencial para a qualidade da aprendizagem. Para isso, é preciso que haja o estimulo de situações interativas, como discussões, debates, atividades em grupo, cases e jogos. O adulto fica disposto a aprender quando a ocasião exige algum tipo de aprendizagem relacionado a situações reais de seu dia-a-dia.
Orientação para aprendizagem: O adulto aprende melhor quando os conceitos apresentados estão contextualizados para alguma aplicação e utilidade. Quando os conceitos teóricos são aplicados de forma que se conecte com a sua realidade e se torne uma informação mais acessível. Não por acaso, o ensino de fórmulas matemáticas se torna mais fácil quando trazido para o dia a dia da pessoa.
Motivação: Quer dizer que nos adultos nos interessamos mais pelos aprendizados quando entendemos que aquilo vai nos trazer algum beneficio a mais, o que nos deixa mais motivados a investir em nossos desenvolvimentos, adultos são mais motivados a aprender por valores intrínsecos: autoestima, qualidade de vida, desenvolvimento. 
Referencias:
https://blog.maxieduca.com.br
https://blog.soap.com.br
https://espresso3.com.br

Mais conteúdos dessa disciplina