Buscar

A3 - patologia e recuperação de estruturas

Prévia do material em texto

A3 – Patologia e Recuperação de Estruturas
Aluna: Rafaela 
RESPOSTA:
Os elementos estruturais podem apresentar problemas de três origens, sendo: projeto, execução e manutenção. Descobrindo a origem do problema, o procedimento terá foco na recuperação da integridade estrutural.
Muitas técnicas são empregadas a fim de caracterizar uma estrutura e validar ou não a necessidade de intervenção na edificação, das mais invasivas até aquelas que não representam qualquer dano a estrutura. Nessas técnicas, são utilizados ensaios semi-destrutivos, destrutivos e não destrutivos.
Levando em consideração os dados coletados pelo profissional que avaliou e periciou o imóvel, ficam determinadas as técnicas aptas para a execução, fazendo então necessário a utilização do método dos ensaios não destrutivos.
Esses ensaios não destrutivos são métodos que causam menos impacto, como a pacometria (utilizando o pacômetro), e escaneamento com laser 3d (mapeando a planicidade das superfícies dos rebocos), ainda que ações invasivas sejam executadas, como no caso da penetração de pinos no concreto, para estimar a resistência.

Continue navegando