Buscar

A3-Patologia e recuperação de edificações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A3 – Patologia e recuperação de edificações
Para a edificação em questão podemos considerar os ensaios de esclerometria, pacometria e ultrassom (VPU).
O ensaio de esclerometria se utiliza de um sistema massa-mola; o princípio é que o sistema irá golpear a superfície uniforme do concreto em teste, e com este golpe a mola embutida no sistema irá se comprimir e depois distender, de forma a reproduzir uma amplitude proporcional à resistência do corpo de prova. Portanto, será avaliado o quanto de energia foi absorvido pela estrutura, uma vez que calcula-se a diferença de energia cinética inicial e final da mola (considerando é claro a perda pelo atrito do equipamento). Para tanto, as vantagens deste ensaio consistem na rapidez (média inferior à 5 minutos de duração), baixo custo geral (portatibilidade e rapidez), não exige preparo prévio nem compromete a estrutura.
Outro ensaio a ser feito é o ensaio de pacometria, que é um método não destrutivo e possui resultados versáteis que podem ser úteis a análises de várias naturezas. No geral, o intuito do ensaio é identificar os componentes presentes na parte interna da estrutura, principalmente para localizar as armaduras de aço; no entanto ele também pode ser feito para mapear instalações elétricas e hidráulicas, tubulações, etc. As vantagem deste ensaio consiste no fato de que sua versatilidade abre um leque de possibilidades para outras análises que podem identificar o problema da estrutura.
Por fim temos o ensaio de ultrasssom; a utilização do ultrassom serve para detectar defeitos e descontinuidades nos diversos componentes da estrutura, tanto defeitos de fabricação como defeitos decorrentes da construção da edificação ou exposição à agentes reativos. As vantagens do uso do ultrassom são principalmente a versatilidade (pode ser usado para analisar qualquer componente), rapidez em relação à outros processos, pode ser usado em estruturas complexas e não demanda a paralisação de outras atividades para sua realização.
Diante da situação da edificação, podemos perceber que os ensaios citados são perfeitamente adequados e irão explicar as causas das patologias apresentadas, como fissuras, estruturas de aço expostas, sinais de infiltrações, deslocamento de paredes e também o estudo do solo do terreno para identificar o que causou alteração de espaços vazios entre o terreno e o solo.

Continue navegando