Buscar

Cloud Computing é a tecnologia que permite flexibilidade

Prévia do material em texto

Cloud Computing é a tecnologia que permite flexibilidade, velocidade e eficiência em suas aplicações digitais. Seja na construção de ambientes digitais, na gestão de apps ou em bancos de dados, as ferramentas de cloud storage garantem que a inovação seja rápida, escalável e economicamente viável.
Benefícios:
Agilidade de inovação tecnológica
Escalabilidade conforme a demanda
Pague apenas pelo serviço de cloud utilizado
Segurança e disponibilidade
Desafios das empresas em Cloud Computing
O primeiro passo para implantar uma solução de cloud computing ideal para a empresa é entender seus objetivos e, consequentemente, seus desafios. Até uma organização incorporar todos os benefícios da cloud, a empresa pode passar por alguns desafios que adiantamos abaixo:
Tipos de nuvem diferentes
A tecnologia de cloud computing surgiu como uma maneira de otimizar processos e superar desafios estruturais de armazenamento de dados, para adaptar as plataformas digitais às demandas de usuários. Hoje, na era da inovação, as tecnologias na nuvem são cada vez mais comuns pela alta performance e agilidade disponível para a implementação de inovações digitais.
Existem alguns tipos de nuvens diferentes que podem ser aplicadas a partir do porte, estilo ou demandas tecnológicas da empresa. Entenda as diferenças:
Cloud Pública - Toda a plataforma de serviços, soluções e infraestrutura e gerenciada e disponibilizada por uma empresa terceira. Nesse caso, a sua empresa se torna consumidora da solução de nuvem.
Cloud Própria - A empresa compra os equipamentos necessários para implementar uma solução própria, disponibilizando a infra-estrutura como um serviço para os seus departamentos internos. Essa plataforma exige investimento em gestão da plataforma.
Cloud Híbrida - Com a cloud híbrida, a empresa utiliza ao mesmo tempo soluções de cloud própria (com uso de data centers) e cloud pública. Isso significa amparar setores estratégicos em um caso ou outro, de acordo com o planejamento resultante da consultoria.
Multi Cloud - Nesse caso, a empresa utiliza múltiplos serviços de cloud storage combinando tecnologias, servidores, plataformas e fornecedores diferentes.
Como resolvemos os desafios em cloud?
As soluções em Cloud Computing são tecnologias que se consolidam no aceleramento da transformação digital, garantindo a infra-estrutura para aplicações e inovações com velocidade e desenvolvimento ágil.
Com o intuito de entregar soluções Cloud Storage perfeitas para cada caso, trabalhamos com a implementação de soluções concentradas nos objetivos e necessidades de cada empresa.
Solutions
Solução de recuperação em caso de desastre. (DRaaS - Disaster Recovery as a Service)
Solução de serviço de backup - BaaS (Backup as a service)
Solução de Desktop como serviço - DaaS (Desktop as a service)
SAP on Cloud
Analytics (Análise de dados)
IOT (Internet das Coisas)
IA (Inteligência Artificial)
Soluções de segurança (Azure / AWS / GCP)
Assessment/ Advisory - (engajamento consultivo para teste de tecnologia)
Migração e implementação de Dev Ops.
Gestão de operação de Dev Ops..
Applications:
O desenvolvimento de aplicações nativas ou migradas para a Cloud Computing em uma operação anti-obsolescência. A modernização das aplicações participa de processo de transformação digital capaz de melhorar os processos da empresa como um todo.
Modernização de APPs - Transformando aplicações baseadas em um suporte localizado (monolítico) em aplicações distribuídas, mais rápidas e eficientes.
Gestão Cloud Serverless - Gestão de Workloads Serverless com o objetivo de manter a eficiência e evolução do ambiente cloud.
Monitoração Serverless e Processos - Monitoração de métricas de operação e experiência do usuário.
Elasticidade, segurança, maior controle sobre os custos, performance e tempo para focar no negócio:  esses são alguns dos principais benefícios que têm levado cada vez mais empresas a aderirem às soluções de Cloud Computing. A inovação proporcionada pela nuvem oferece vantagens que podem ser cruciais para a estratégia de diferenciação de um negócio no mercado, por isso ela é apontada por especialistas como uma das grandes revoluções do mundo de TI.
Esse desenvolvimento de soluções baseadas em cloud tem mostrado que é possível tornar mais eficiente a portabilidade de arquivos, otimização de tarefas, engajamento e colaboração entre os membros de uma equipe de trabalho e a garantia que os dados salvos estarão sempre em segurança. Assim, diante da popularização dessa tecnologia, surgiu também a necessidade de regulamentação de termos e definições sobre o tema.
A normatização da ABNT e os seus benefícios para a Cloud Computing
Entrou em vigor em janeiro deste ano a norma ABNT: NBR ISO/IEC 177882015 que tem o objetivo de oferecer uma visão geral sobre a computação em nuvem. Essa norma é a tradução de um trabalho desenvolvido pela International Telecommunication Union (ITU), que coordena padrões internacionais de telecom, e International Organization for Standardization (ISO), responsável pela padronização internacional como um todo. O trabalho de adaptação, voltado para a realidade do cloud no Brasil, foi realizado ao longo de dois anos por equipes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e Anatel.
A criação desse documento foi importante para definir os propósitos e aplicações das soluções de cloud além de contribuir para o desenvolvimento do mercado nacional de TI. Agora é possível compreender melhor o assunto, avaliar os provedores da tecnologia, além de sugerir melhorias em relação aos serviços prestados. Ou seja, a norma da ABNT passa a ser referência no país para aquisição e criação de produtos e serviços que tem como base a computação em nuvem.
Apesar de ser uma tradução, as três instituições envolvidas nesse trabalho – ABNT, Serpro e Anatel – tiveram participação ativa no processo de criação da norma. Isso, porque as organizações brasileiras puderam analisar documentos enviados pela ISO para propor sugestões de alterações e melhorias no documento.
Uma das principais vantagens dessa normatização é o fato de empresas, usuários, legisladores e membros dos setores de TI e Telecom poderem trabalhar seguindo os mesmos princípios de cloud, facilitando a avaliação de benefícios e riscos envolvidos na criação de um produto ou serviço baseado nessa tecnologia. Outro benefício é a possibilidade de exportação dos serviços por parte de empresas brasileiras, uma vez que a norma é internacional.
Projeto de regulamentação ainda está sob análise
O projeto de Lei 5344/13, que visa regulamentar os serviços de computação em nuvem e tramita na Câmara dos Deputados desde abril de 2013, ainda está sob análise conclusiva das comissões de Constituição e Justiça, Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, e Defesa do Consumidor. A expectativa é que essa avaliação seja concluída ainda este ano.
Ele define as diretrizes que regulamentam a atividade de cloud no país, e reconhece que o processo de armazenamento e acesso de dados tem caráter não geográfico. Além disso, é reconhecida a privacidade e a proteção das informações além da propriedade intelectual de empresas e pessoas. Se aprovado, o projeto de lei será um importante balizador dessa tecnologia no mercado de TI, pois levará ao fim uma discussão sobre os modelos adotados pelas organizações. Contudo, a regulação dos modelos de IaaS, SaaS e PaaS ainda ficará sob a responsabilidade dos provedores de computação em nuvem, oferecendo certa autonomia na elaboração de contratos de serviços.

Continue navegando