Buscar

Relatório 2 Eletrotermofototerapia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA 02
	
	
	DATA:
______/______/______
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: Recursos eletroanalgésicos para tratamentos de fibromialgia. 
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME: MARLON VICTOR NAVARRO
	MATRÍCULA: 04098048
	CURSO: FISIOTERAPIA
	POLO: UNAMA
	ORIENTAÇÕES GERAIS: 
· O relatório deve ser elaborado individualmente e deve ser escrito de forma clara e
· concisa;
· O relatório deve conter apenas 01 (uma) lauda por tema;
· Fonte: Arial ou Times New Roman (Normal e Justificado);
· Tamanho: 12;
Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;
· Espaçamento entre linhas: simples;
· Título: Arial ou Times New Roman (Negrito e Centralizado). 
 
				T TEMA DE AULA: Recursos eletroanalgésicos para tratamentos de fibromialgia.
RELATÓRIO:
1. Criar uma situação no qual o paciente inicialmente queixou-se de dores difusas nos braços, pescoço e membros inferiores, havendo piora nos últimos meses. Relata também edema e dormência nas mãos e nos pés e dificuldade para dormir, acordando pela manhã com sensação de não ter dormido. Colocando a ação dos recursos eletroterapêuticos.
Um paciente com fibromialgia se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dores essa doença conta com sintomas de fadiga, cansaço, sono não reparador a pessoa acorda cansada e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e até alterações intestinais. O paciente começa a ter sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo fisioterapeuta ou por outras pessoas. 
A alteração do sono na fibromialgia é frequente, com o sono profundo interrompido, a qualidade de sono cai muito e a pessoa acorda cansada, mesmo que tenha dormido por um longo tempo, a má qualidade do sono pode aumentar a fadiga, a contração muscular e a dor. O paciente também pode apresentar desconforto grande nas pernas ao deitar-se na cama, com necessidade de esticá-las, mexê-las ou sair andando para aliviar este desconforto.
Para ajudar o seu paciente, o fisioterapeuta poderá indicar tratamentos com objetivos no alívio da dor, na melhora da qualidade do sono, na manutenção ou no restabelecimento do equilíbrio emocional, na melhora do condicionamento físico e da fadiga e do tratamento específico de desordens associadas. De preferência o fisioterapeuta deve inicialmente educar e informar o paciente e os seus familiares, proporcionando o máximo de informações sobre a síndrome e assegurando que seus sintomas são reais. A atitude do paciente é um fator determinante na evolução da doença. Por isso, procuramos fazer com que este assuma uma atitude positiva frente às propostas terapêuticas e seus sintomas.
2-Descrever a atuação da fisioterapia associada a recursos eletroterapêuticos, que atuem para ajudar no quadro álgico minimizando os sintomas dessa paciente. 
A eletroterapia consiste em estímulos elétricos de baixa intensidade aplicados diretamente na pele para recursos fisioterapêuticos, com o objetivo de alívio de dores, fortalecer músculos e ossos, prevenir o atrofiamento, auxiliar de cicatrizações, além dos benefícios estéticos. 
A síndrome da fibromialgia é uma doença reumatológica, de caráter crônico e não articular, com característica típica que afeta a musculatura causando dor difusa pelo corpo tendo a presença de tender pontos específicos. Por essa razão o trabalho visa apresentar a eficácia do tratamento da eletroterapia nesse paciente.
As intervenções por eletroterapia na fibromialgia variaram amplamente. A eletroterapia promove analgesia porque melhora a circulação local e exerce ativação do sistema supressor de dor, retarda a miotrofia, mantém o trofismo muscular e é um método de treinamento proprioceptivo e sinestésico. Ela incluindo estimulação elétrica nervosa transcutânea, excitação elétrica funcional, terapia de interferência, e iontoforese. Com o final das seções o paciente apresentara diminuição significativa da dor e da rigidez matinal e nos pontos doloridos. 
A inclusão de exercícios de alongamento se faz necessária uma vez que promovem a melhora da elasticidade muscular, contribuindo para a diminuição da rigidez articular, que é uma das características da fibromialgia, exercícios aeróbicos contribuem para a promoção de consciência corporal e para o aumento do limiar de dor, melhorando a resistência à fadiga, reduzindo assim a gravidade dos sintomas. Esses exercícios têm ainda como benefício a melhora do condicionamento físico, da eficiência cardiovascular, o aumento do aporte de oxigênio aos músculos e da circulação periférica

Continue navegando