Buscar

Função dos sistemas endócrino, urinário e reprodutor na formação da urina

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA – UNINTA
FISIOLOGIA HUMANA
SOBRAL, CE
2022
Para entender o papel dos sistemas urinário, endócrino e reprodutor em conjunto na formação da urina, precisa-se inicialmente entender a função fisiológica de cada um dentro do corpo humano.
O sistema urinário é composto por dois rins, dois ureteres, a bexiga e a uretra. A parte externa dos rins é revestida por uma cápsula de TCD, que é a região cortical e a região medular. Essas duas regiões são constituídas por néfrons – 2 milhões. O néfron é a unidade funcional do rim, formado por glomérulos renais ou corpúsculos de Malpighi, é o local aonde chega o vaso aferente, que traz o sangue para entrar em contato com os capilares fenestrados e ser excretado. Existem estruturas chamadas podócitos, células mesangiais e células justaglomerulares, que desempenham suas funções nos glomérulos renais.
O túbulo contorcido proximal recebe o filtrado que saiu do tufo de capilar e absorve 70% de água, sódio cloreto, íons, glicose e aminoácidos. Possui vilosidades que auxiliam na absorção. Ainda, secreta creatinina e ácido úrico, que são as substâncias que irão formar a urina.
As alças de Henle compõem uma porção delgada que absorve 15% de água e secreta sódio, cloro e ureia, e uma porção ascendente que absorve o cloro (delgada), potássio (delgada), sódio (delgada), cálcio e magnésio (espessas) e secreta potássio e hidrogênio.
O túbulo contorcido distal possui porção próxima ao glomérulo, absorve 10% de água, sódio, cloreto, bicarbonato e secreta potássio, hidrogênio e amônia.
Além disso, existem os ductos/tubos coletores, e sua função é realizar a concentração da urina, ou seja, retém líquidos. Esses tubos possuem receptores de ADH (vasopressina), o qual se ativa pela neuro-hipófise quando os solutos do sangue estão aumentados e o volume sanguíneo está diminuído. Absorve água, sódio, ureia e secreta potássio e hidrogênio.
É importante acrescentar que a cada 125ml de sangue que entra no rim para formar urina, somente 1ml vai para a bexiga, enquanto 124ml retorna ao sangue.
A função do sistema urinário consiste na filtração do sangue (plasma), e é formado por um conjunto de órgãos e estruturas envolvidas com a formação, depósito e eliminação da urina. Como foi dito, o aparelho urinário é composto por dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra. As células produzem muitos resíduos que são decorrentes de seu metabolismo e devem ser eliminados do organismo, por isso que os rins filtram o sangue. Também são eliminadas substâncias em excesso no sangue e água.
O sistema urinário possui dois grupos: os órgãos excretores (urina e vias urinárias) e os órgãos secretores (Rins; Ureteres, bexiga e uretra).
A urina é a parte do sangue que possui substâncias em que o corpo não necessita, por isso os rins realizam a filtragem e a urina é eliminada.
Para a formação da urina, são subdivididas três etapas: filtração, reabsorção e secreção.
Filtração: Ocorre na cápsula glomerular, devido a alta pressão do sangue no interior dos capilares do glomérulo.
Reabsorção: Algumas substâncias que são importantes são reabsorvidas para o sangue. Dizemos que são reabsorvidas porque, na primeira etapa, o sangue é filtrado e as substâncias extravasam para o interior da cápsula renal e são "separadas" do sangue propriamente dito.
Secreção: As substâncias que não são desejáveis e que não foram absorvidas na etapa anterior serão excretadas pelo organismo, para tal elas são lançadas para dentro do túbulo contorcido distal. Após percorrer toda a extensão do túbulo néfrico, a urina formada é lançada para o ducto coletor.
O ureter é um tubo muscular que liga o rim a bexiga, é através dele que a urina chega à bexiga para o armazenamento temporário. A Pelve renal é a extremidade superior do ureter, localizada no interior do rim. Descendo obliquamente para baixo e medialmente, o ureter percorre por diante da parede posterior do abdome, penetrando em seguida na cavidade pélvica, abrindo-se no óstio do ureter situado no assoalho da bexiga urinária.
A bexiga é um órgão que tem por finalidade o armazenamento temporário da urina em nosso organismo, ela fica situada na cavidade pélvica, posteriormente ao púbis. A capacidade da bexiga em um adulto varia entre 700 a 800ml; podendo ser maior ou não essa capacidade. A uretra é o canal por onde ocorre a excreção da urina e o tamanho dela varia entre os sexos. No sexo masculino a uretra é maior e é uma via urinária e espermática; nas mulheres, a uretra é menor e sua única função é de excretar a urina. Essa diferente nas mulheres é explicada pela presença do útero, que divide espaço com a bexiga e por isso está mais próxima do meio externo nas mulheres do que nos homens.
Falando sobre o sistema reprodutor feminino, este é composto por algumas estruturas, como o ovário, o útero, a tuba uterina, a vagina etc.
Toda mulher passa por um ciclo que leva em torno de 28 a 30 dias. Na metade do ciclo ocorre a ovulação e, do ponto de vista hormonal, começa no hipotálamo, com a liberação do GRH, um hormônio que estimula a hipófise a liberar o FSH e o LH, os quais são dirigidos até o ovário. O papel o FSH é estimular os folículos, os quais, posteriormente, liberam estrogênio, que tem por papel estimular o desenvolvimento do endométrio. Já o LH, é um hormônio que atua para a produção do corpo lúteo, que irá, posteriormente, produzir a progesterona, que tem por papel, manter o endométrio e estimular a ovulação.
O estímulo para a ovulação é um pico de secreção de hormônio luteinizante (LH), liberado pela hipófise em resposta aos altos níveis de estrógeno circulante produzido pelos folículos em crescimento. Poucos minutos após o aumento de LH circulante, há um aumento do fluxo de sangue no ovário, e proteínas do plasma escoam por capilares e vênulas pós-capilares, resultando em edema. Há liberação local de prostaglandinas, histamina, vasopressina e colagenase. As células da granulosa produzem mais ácido hialurônico e se soltam de sua camada. Uma pequena área da parede do folículo enfraquece por causa da degradação de colágeno da túnica albugínea, em função de isquemia e morte de algumas células. Essa fraqueza localizada e, possivelmente, a contração de células musculares lisas que circundam o folículo conduzem à ruptura de parte da parede exterior do folículo e à ovulação. Devido à ruptura da parede folicular, o ovócito e o primeiro corpúsculo polar, envoltos pela zona pelúcida, pela corona radiata e juntamente com um pouco de fluido folicular, deixam o ovário e entram na extremidade aberta da tuba uterina, onde o ovócito pode ser fertilizado. Se isso não acontece nas primeiras 24 horas após a ovulação, ele degenera e é fagocitado.
O estrogênio é importante para maturação do folículo ovariano, enquanto o LH desencadeia a produção de progesterona. A progesterona desencadeia a ovulação (ovário policístico = têm a presença de estrogênio, mas não possui a progesterona de maneira atuante (está inibida), não liberando os óvulos).
No sistema reprodutor masculino, podemos observar que ele é composto por dois testículos, epidídimo (epitélio pseudoestratificado cilíndrico com estereocílios), canal deferente (epitélio pseudoestratificado cilíndrico; contém três glândulas acessórias - vesícula seminal, próstata e bulbouretral), canal ejaculador, uretra e pênis. O escroto reveste os testículos, que ficam extra corporal para que a temperatura no órgão seja adequada para a sobrevivência dos espermatozoides. Eles são compostos pelos túbulos seminíferos (revestidos por epitélio germinativo, que produzem os espermatozoides; e túnica albugínea formada de TCD).
O sistema endócrino é uma coleção de glândulas e órgãos que produzem e regulam hormônios na corrente sanguínea para controlar muitas funções do corpo. Esse sistema se sobrepõe ao sistema nervoso e ao sistema exócrino, e suas responsabilidades incluem metabolismo, crescimento e desenvolvimento sexual.
Buscando os conceitos e estudando sobre a função de cada sistema (urinário,reprodutor e endócrino), é possível observar a contribuição de cada um para com a formação da urina. O sistema urinário se une ao reprodutor na excreção da urina, o sistema urinário a produz, por intermédio dos rins e outros órgãos, e a excreta por meio das vias excretoras (que também fazem parte do sistema reprodutor). O sistema reprodutor utiliza o endócrino para a produção de hormônios que auxiliam no processo, bem como na excreção da urina, pois como se sabe, o corpo humano age através de estímulos, e os hormônios também exercem esse papel, de inibir ou estimular algum processo.
REFERÊNCIAS
SILVA, G. Histologia dos sistemas urinário, reprodutor e endócrino. Studocu, 2020.
MATA, L. R. F. et al. Terapias complementares no controle de sintomas do trato urinário inferior masculino: revisão sistemática. Rev. Latino-Am. Enfermagem, v.30, 2022.
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA 
–
 
UNINTA
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FISIOLOGIA HUMANA
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
SOBRAL, CE
 
2022
 
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA – UNINTA 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FISIOLOGIA HUMANA 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
SOBRAL, CE 
2022

Continue navegando