Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

FACULDADE UNINASSAU 
Ronierisson de Oliveira Ribeiro 
 ESTUDO DE CASO
FORTALEZA 
2022
ESTUDO DE CASO: SANTANDER
O estudo de caso proposto visa descrever a empresa Santander Consumer Finance (SCF), bem como sua história e participação de mercado. A primeira abordagem do estudo relata a nomeação de Magda Salarich Fernándes de Valderrama como CEO da SCF e sua missão dentro da empresa, que é planejar o caminho que a empresa seguirá nos próximos dez anos. Algumas questões relacionadas a esse planejamento, como: Quais funções devem ser delegadas? Como manter os altos lucros da empresa? A SFC deve investir em novos mercados? entre muitos outros. 
 O Grupo Santander foi fundado em 1857 como um novo banco na cidade de Cantábria, norte da Espanha. Ao longo dos anos, a empresa expandiu sua atuação na Espanha, com aquisições e parcerias com bancos locais, e depois expandiu para mercados externos, como América Latina, Europa e Estados Unidos. Em 2007, a empresa foi considerada um dos maiores bancos do mundo por capitalização de mercado e lucro líquido. 
 SFC fornece crédito ao consumidor para todos os tipos de compras ao consumidor, exceto hipotecas residenciais. Durante a década de 1980, o crédito ao consumidor cresceu rapidamente devido a fatores como inovação na avaliação de risco, processamento de dados e financiamento; e crescimento do consumo de bens duráveis. 
 O crédito ao consumidor varia de país para país devido às características institucionais dos mercados de crédito e ao comportamento regional dos indivíduos. Nos Estados Unidos, o mercado de crédito ao consumidor é muito maior, as pessoas consomem mais. Na Europa, o consumo é menor, mas o risco de inadimplência é menor. 
 A Comissão Européia em 1
 emitiu a primeira Diretiva da União Européia (UE) sobre crédito ao consumidor, com o objetivo de estabelecer padrões básicos para procedimentos e relatórios. Em 2008, criou uma nova diretriz que abrange todos os tipos de crédito ao consumo, permitindo comparações entre empréstimos, informações sobre taxas e pagamentos mensais antes da assinatura e o direito de rescisão de qualquer contrato de crédito nos primeiros 1
 dias. 
 Esta diretiva gerou reações negativas. A BEUC, uma organização de consumidores, lamenta que a diretiva não aborde a dívida dos consumidores. A Eurofinas defende que a nova diretiva é uma oportunidade de integração perdida, devido à elevada carga fiscal que não melhora a escolha do consumidor. O SCF espera mais da integração dos mercados de crédito na Europa. A principal atividade da 
 SFC é o empréstimo para compra de veículos. Os empréstimos são concedidos a clientes de agências, revendedores para financiar seus estoques, varejistas para financiar empréstimos a seus clientes. A empresa também presta serviços como: seguro de proteção de pagamentos, cartões de crédito e débito, cartões de crédito co-branded, internet banking e outros. A forma como a SFC aborda os clientes é indireta e direta. Uma abordagem indireta é financiar o produto por meio de um revendedor, por exemplo, Marketplace, concessionária de automóveis. A abordagem direta da empresa ocorre após o cliente no ponto de venda (POS) obter seu financiamento. A SFC enviou cartas e e-mails oferecendo serviços relacionados às suas compras e registros, bem como aos produtos da empresa. 
 A estrutura da empresa é hierárquica, pois o objetivo da empresa é estar próximo do cliente e construir preços e marketing baseados na localização, o que também inclui diferentes questões legais em cada país. Mas algumas questões de negócios foram centralizadas, por exemplo, gerenciamento de riscos, controle de custos, plataformas de TI, monitoramento da satisfação do cliente e finanças. 
 SFC tem um amplo alcance geográfico, o que lhe permite distribuir bem os riscos. A abordagem da empresa é incluir países em termos de PIB e população. Cada país tem uma cultura diferente em termos de consumo, limites e política. Por isso, a SFC mudou seu modelo de negócios por região para melhor atender os clientes. O crédito ao consumidor 
 passa por muitos altos e baixos e, no período atual, a empresa está enfrentando problemas de fluxo de caixa em todo o mundo devido à queda nas vendas de carros. A empresa está pressionando suas margens. Salarich tem grandes questões e está pensando cuidadosamente em como enfrentá-las.
REFERÊNCIA
TRUMBULL, G; CORSI, E; BARRON, A. Santader Consumer Finance. Havard Business School, 712-P04, 2010.

Mais conteúdos dessa disciplina