Buscar

População LGBTI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

População LGBTI+
A sexualidade humana é formada por uma múltipla combinação de fatores e é composta basicamente por quatro elementos: identidade de gênero, expressão de gênero, orientação sexual e sexo biológico. Portanto, por vivemos num mundo marcado por constantes lutas por direitos democráticos, no qual as pessoas buscam a aceitação e o respeito, e, por esta razão, o médico deve estar atento às diversas mudanças sociais que tem acontecido em nosso meio.
O sexo biológico baseia-se na identificação genotípica e considera os órgãos sexuais do nascimento, a capacidade de reprodução e as principais características físicas e fisiológicas que diferenciam o masculino do feminino, ou macho da fêmea. 
Por muito tempo, "gênero" foi usado de forma errada como sinônimo de "sexo", porem hoje sabemos que, necessariamente, a sua condição anatômica de nascimento não é fator único e primordial para definir o gênero. Então sabe-se que gênero relaciona com a autopercepção e a forma de como a pessoa se expressa socialmente. Enquanto, a expressão relacionada ao gênero pode ser considerada a forma que a pessoa manifesta socialmente sua identidade de gênero, se relaciona com sua identificação nominal, suas roupas, seu cabelo, a forma de usar a voz, a forma de expressão do corpo. Não corresponde com o sexo biológico. A expressão de gênero não aponta o gênero, a orientação ou a identidade necessariamente. A maioria das pessoas descrevem suas expressões de gênero como masculina ou feminina.
Por último, a orientação sexual é considerada como a atração afetiva e/ou sexual, manifestada por uma pessoa frente a outra, de maneira involuntária ao seu desejo. Existem alguns tipos de orientação sexual, por exemplo: Heterossexual (atração afetiva e sexual por pessoas do sexo oposto); Homossexual (atração afetiva e sexual por pessoas do mesmo sexo e gênero) e; Bissexual (atração afetiva e sexual por pessoas de ambos os sexos/gêneros).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PORTAL PEBMED. Orientação sexual, identidade e expressão de gênero: conhecendo para cuidar da população LGBTI+. Disponível em: https://pebmed.com.br/o-sexo-biologico-a-orientacao-sexual-identidade-de-genero-expressao-de-genero-conhecendo-para-cuidar-da-populacao-lgbti/?utm_source=artigoportal&utm_medium=copytext. Acesso em: 17 de novembro de 2022. 
UOL. Entenda a diferença entre sexo biológico, gênero e orientação sexual. Disponível em: https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2019/06/27/entenda-a-diferenca-entre-sexo-biologico-genero-e-orientacao-sexual.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em: 17 de novembro de 2022.

Continue navegando