Buscar

Tópicos Integradores II (Administração) - AOL 5 - Atividade Contextualizada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

7,8/10
PLANEJAMENTO
Adelaide Souza do Nascimento Figueiredo
01326111
Administração
Módulo B - 116051 . 7 - Tópicos Integradores II (Administração) - T.20222.B - Avaliação On-Line 5 (AOL 5) - Atividade Contextualizada
1. Para começar, analise com atenção o texto e, em seguida, elabore sua resposta!
Segundo Idalberto Chiavenato, o Planejamento é a função administrativa que é responsável pela definição dos objetivos e tarefas necessárias para alcançar esses objetivos, incluindo decisões sobre os recursos que serão envolvidos. 
2. Com base na interpretação do texto acima, juntamente com seus conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, elabore o seu texto argumentativo-dissertativo, respondendo aos questionamentos abaixo:
Considerando os estudos da nossa disciplina e o conteúdo do e-book, elabore um texto argumentativo-dissertativo sobre Planejamento, incluindo:
1. Características do Planejamento
2. Fases do Planejamento
3. Tipos de Planejamento;
Segundo Maximiano (2004, p. 131) “[…] Planejamento é o processo de tomar decisões sobre o futuro. As decisões que procuram, de alguma forma, influenciar o futuro, ou que serão colocadas em prática no futuro, são decisões de planejamento.[…]”
Planejar significa interpretar a missão organizacional e estabelecer os objetivos da organização, bem como os meios necessários para a realização desses objetivos com o máximo de eficácia e eficiência. (CHIAVENATO, 2004 p. 209). Para Chiavenato (2004), o planejamento consiste na tomada antecipada de decisões sobre o que fazer, antes de a ação ser necessária Sob o aspecto formal, planejar consiste em simular o futuro desejado e estabelecer previamente os cursos de ação necessários e os meios adequados para atingir os objetivos
Ou seja, para que sejam tomadas decisões mais assertivas, o planejamento compreende,  em, estudar de maneira antecipada a realidade do cenário de atuação, definir os objetivos a ser atingido, e identificar quais os caminhos a serem percorridos, quais os meios e quais as ações necessárias para o alcance desses objetivos. O planejamento tem uma função gerencial básica que integra o processo administrativo, ele antecede e orienta as demais funções, definindo objetivos e decidindo quais recursos e tarefas são necessários para alcançá-los da melhor maneira possível.
Diante o exposto, as decisões são tomadas com o intuito de harmonizar os interesses envolvidos, elaborando planos capazes de se ajustar ao ambiente e se preparar para as contingências que venham a surgir pelo caminho. O processo de planejamento possui as seguintes fases sequenciais e que obedecem a uma ordem lógica, que parte do estudo do negócio até a aferição dos resultados.
*A Missão, visão e valores, onde missão é razão pela qual a empresa existe, Visão é onde a empresa quer chegar e valores são princípios inegociáveis,devendo ser redigidos de maneira clara e estar disponíveis para todos os membros da empresa, pois os são aspectos que definem a identidade e o posicionamento da organização, servindo como base para a construção de um Planejamento Estratégico eficiente.
A segunda fase é Análise dos ambientes interno e externo ou a Análise SWOT (ou FOFA) significa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, onde as Forças e as Fraquezas estão relacionadas ao ambiente interno da empresa e as Oportunidades e as Ameaças estão ligadas a fatores externos.
A terceira fase é definir quais as metas e objetivos, estes precisam ser “inteligentes”, isso significa que devem seguir o padrão SMART: Específicos, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes e baseadas em um prazo.
A quarta fase é definir o plano de ação, este está relacionado à execução das estratégias; é ele que especifica o papel de cada colaborador e os recursos necessários para colocar em prática todas as ações previstas no planejamento estratégico.
E por último; Mensurar e acompanhar os resultados, uma das fases mais importantes do ciclo, para saber se tudo o que foi planejado está evoluindo de acordo com o esperado ou se há alguma necessidade de efetuar determinados ajustes. 
O planejamento se aplica a todos os tipos de atividades, os de ordem organizacionais, são divididos em três níveis de planejamento: o estratégico, o tático e o operacional.
O Planejamento Estratégico é geralmente de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa e põe em foco a formulação de objetivos e a seleção dos cursos de ação a serem seguidos para sua execução, atua de forma inovadora e diferenciada, levando em conta as condições internas e externas da empresa e sua evolução esperada. É o processo de definir os objetivos de longo prazo da organização.
O Planejamento tático é desenvolvido pelos níveis intermediários dentro da empresa, foca nos objetivos de médio prazo e nas estratégias e ações que afetam somente parte da empresa, tem como objetivo principal a utilização dos recursos disponíveis, de maneira mais eficiente possível na execução dos objetivos fixados previamente, de acordo com uma estratégia já determinada.
E por último, o planejamento operacional basicamente, os planos de ação ou planos operacionais, podem ser considerados a materialização prática, a formalização, principalmente através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas para a realização dos objetivos definidos no planejamento estratégico. Onde são estabelecidas as responsabilidades, os recursos financeiros, humanos e materiais, além do cronograma de trabalho.
Referencias:
Guia de Estudos
(https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_131001_1/outline)
https://ibrasep.com.br/livro-ebook-planejamento-organizacional-empresarial-pdf/
https://administradores.com.br/artigos/o-que-e-planejamento
https://blog.portaleducacao.com.br/o-que-e-planejamento-e-para-que-serve/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Balanced_scorecard
https://pt.wikipedia.org/wiki/Planejamento

Outros materiais