Buscar

Interações Inseto-Planta no Campus Pinheiral

Prévia do material em texto

O ESTUDO DAS INTERAÇÕES INSETO-PLANTA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA
RESUMO
O campus Pinheiral do IFRJ está localizado no município de Pinheiral, em uma fazenda de 318 hectares. A história do campus tem início em 1909 com a criação da Escola Técnica anexa ao Posto Zootécnico Pinheiro, deste ponto em diante foi mudando seu nome e objetivo e finalmente em 1968 foi transformado em Colégio Agrícola Nilo Peçanha, ligado a UFF, sendo somente em 2008 que passa a fazer parte do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFRJ campus Pinheiral. Por toda essa história, um projeto de identificação que estude a relação de insetos e plantas é fundamental para que seja possível conhecer um pouco mais de sua história pelo ponto de vista biológico. Os insetos são o maior grupo animal existente no planeta e possuem grande importância ecológica, econômica e social. As plantas, igualmente importantes e diversas, estão na base das cadeias alimentares dos ecossistemas, além de serem fontes de diversos materiais essenciais para a humanidade. Apesar da sua importância, esses grupos sofrem com a destruição dos ambientes naturais e com uma percepção negativa ou mesmo uma não-percepção das pessoas a seu respeito. Esse projeto tem os objetivos de identificar os grupos de insetos e plantas ocorrentes no pátio central do campus e avaliar a utilização de coleções entomológicas e plantas de jardim para a mudança na percepção sobre os insetos e as plantas a partir do reconhecimento de interações entre eles. Para isso, pretende coletar e identificar insetos e plantas, montar caixas entomológicas e exsicatas para herbário e elaborar um roteiro para uso didático em visitas guiadas ao Museu de Ciências Naturais do IFRJ/ Campus Pinheiral. As coleções entomológicas serão confeccionadas a partir da coleta ativa e passiva de insetos na região e da preservação dos espécimes por via seca e úmida, identificados com o auxílio de chaves de identificação e bibliografia. As plantas serão herborizadas e incorporadas ao herbário do Museu do IFRJ/CPin. Os materiais produzidos serão disponibilizados para visitação com o auxílio de um roteiro didático sobre os mesmos. Dessa forma, esperamos contribuir para a compreensão e divulgação das interações entre insetos e plantas que ocorrem no pátio do campus e sobre a importância da preservação do meio ambiente e dos diversos organismos existentes. 
Palavras–chave: insetos; plantas; interações inseto-planta; divulgação científica; ensino de ciências.
OBJETIVO
Realizar a identificação das espécies plantas e insetos que com elas interage no campus Pinheiral e constatar a diversidade de espécies que compõem o pátio central do campus e adjacências, avaliar as coleções entomológicas de plantas na percepção sobre os insetos e suas interações, montar caixas entomológicas e exsicatas para o herbário, herborizar as plantas e incorporar ao herbário do Museu do IFRJ/CPin preservar os insetos por via seca e úmida e proceder devida identificação, elaborar um roteiro didático para as visitas guiadas ao Museu de Ciência Naturais do campus.
METAS
· Coletar as espécies de plantas no pátio central do campus IRRJ Pinheiral e as espécies de insetos que com elas interage;
· Identificar as espécies de plantas e insetos encontrados; 
· Montar caixas entomológicas e exsicatas para o herbário do Museu do IFRJ/CPin;
· Preservar os insetos por via seca e úmida e proceder identificação;
· Proceder avaliação das coleções entomológicas de plantas na percepção sobre os insetos e suas interações;
· Constatar a diversidade que compõe o ambiente do campus;
· Elaborar roteiro didático para as visitas guiadas ao Museu de Ciências Naturais – CPin do campus.
METODOLOGIA
A metodologia será realizada por meio de algumas etapas que não devem ser diferenciadas isoladas, acontecendo sempre de forma cuidadosa. As coletas devem acontecer preferencialmente durante o dia, mas as observações a noite serão realizadas de forma que propicie observação de espécies de hábitos noturnos. 
Essas coletas serão realizadas procedendo cuidadoso armazenamento inicial das espécies, com anotações feitas de forma bem detalhada com riqueza de detalhes e possibilitando consultas posteriores. As exsicatas devem ser iniciadas desde o início das coletas facilitando o armazenamento e possibilitando melhor montagem das caixas entomológicas que comporão o acervo do herbário do Museu do IFRJ/CPin. A preservação dos insetos deve ser cuidadosa podendo utilizar as vias seca e úmida e detalhes das espécies devem ser anotados para facilitar a identificação.
A avaliação das coleções entomológicas de plantas na percepção sobre os insetos e suas interações será realizada de forma cuidadosa com consultar bibliográficas e estudos cuidadosos e abranger as pesquisas aos variados mecanismos de consulta incluindo os meios na internet.
Poderá ser incluído diagnóstico da biodiversidade que compõe o campus Pinheiral do IFRJ de forma que possibilite a elaboração de roteiro didático para as visitas guiadas ao CPin.

Continue navegando