Buscar

IMPLEMENTOS E REGULAGEM

Prévia do material em texto

O molinete é um rotor que possui quase a mesma largura da plataforma de corte e diâmetro variando entre 0,9 e 1,5 m, dependendo do modelo de colhedora. Ele é composto por um conjunto de quatro a seis barras, nas quais são fixados dentes de aço.
A função do molinete é conduzir as plantas contra a barra de corte e, logo após o corte, conduzi-las para o caracol de alimentação. O molinete deve mover a cultura com suavidade e uniformidade, evitando batidas ou atritos excessivos que possam causar debulha de espigas.
As regulagens do molinete, quanto a posição, pode ser regulada na horizontal e vertical. A horizontal deve ser feita para um padrão de lavoura de trigo normal, o eixo desse implemento deve ficar deslocado cerca de 15 a 20 cm a frente da barra de corte. As plantas de trigo são mais altas, por outro lado quando a lavoura tem plantas muito baixas o molinete é retraído para perto do sem-fim de alimentação. Já a posição vertical é usada em lavouras de trigo de condição normal, quando houver plantas acamadas o molinete deve ser deslocado bem para frente da barra de corte.
A velocidade de rotação do molinete adequada permite obter um segundo ponto de apoio da planta no momento do corte a colocação uniforme de material cortado no sem-fim de alimentação. 
 A velocidade pode ser calculada: IM = velocidade tangencial (m/s) 
 Velocidade de avanço da colhera (m/s)
Em quanto que: velocidade tangencial= rpm x 0,10467x raio do molinete.
Esse índice pode ser verificado pela contagem das rotações por minuto (rpm) do molinete, medindo –se o raio do molinete (m).
A inclinação dos dentes do molinete deve estar na posição vertical o levemente inclinados para frente. Para plantas acamadas, deve se regular a inclinação dos dentes para trás. Deve-se aumentar a rotação do molinete, fazendo com que o dente levante as plantas de trigo, antes de estas serem cortadas pela barra de corte. No entanto, se a lavoura apresentar plantas muito acamadas, é aconselhável o uso de dedos levantadores, que têm por finalidade erguer as plantas acamadas e guiá-las para barra de corte. As ponteiras laterais são usadas para separar as plantas sem debulhas ou mesmo quebrar as plantas.
Caracol 
Consiste de um cilindro giratório (100 a 150 rpm), ocupando toda a largura da plataforma de corte. NO seu centro o caracol é provido de um conjunto de dedos retráteis, que têm a função de impulsionar o material cortado em direção ao canal alimentador. Na parte frontal do caracol, os dedos projetam-se para fora do cilindro empurrando o material para trás. Na parte posterior os dedos retraem-se, evitando que a cultura cortada seja jogada para frente por sobre o caracol. Esse movimento relativo entre os dedos retráteis e o caracol devem-se à excentricidade entre cada um dos eixos em questão. A altura do caracol e, consequente, a distância entre os helicoides e o fundo da plataforma devem ser ajustadas de forma a permitir um fluxo continuo de material para o centro da plataforma e para o canal alimentador. 
O caracol pode ser deslocado ou para frente a fim de recolher, mais facilmente culturas de pequeno porte muito secas e de fácil debulhar, ou para trás, para culturas de porte alto com pequeno volume de palhas. Na parte posterior da plataforma, existe uma barra raspadora, com a função de evitar acúmulo de material cortado, principalmente de outas plantas que não são da cultura. A função de transporte é realizada por meio de uma esteira alimentadora que se encontra no interior do canal. O eixo dianteiro possui uma regulagem de altura, o que permite alterar ás distância entre travessas e o fundo do canal. O canal alimentador e a plataforma de corte são, fisicamente, interligados por um sistema de engate rápido. Basicamente, três operações devem ser feitas para acopla ou desacoplar a plataforma de colhedora: alinha, engatar e travar os pinos do canal nos ganchos superiores e inferiores da plataforma em ambos os lados. Alinha e acoplar os eixos de acionamento dos mecanismos da plataforma. Conectar as mangueiras hidráulicas que conduzem óleo sob pressão para o acionamento e posicionamento do molinete.
O controle da altura de trabalho da plataforma é função indireta do canal alimentador, pois, nele estão fixados os cilindros hidráulicos que fazem assa tarefa. Essa porção do sistema hidráulico da colhedora é provida de acumulador hidráulico de membrana, montado em paralelo ao circuito.

Continue navegando