Buscar

BRINCADEIRAS QUE AUXILIAM NA PSICOMOTRICIDADE

Prévia do material em texto

BRINCADEIRAS QUE AUXILIAM NA PSICOMOTRICIDADE
O ato de brincar estimula a curiosidade, autoconfiança, iniciativa, imaginação e a inteligência. Consequentemente, viabiliza exercitar a atenção, concentração, engajamento e interação, proporcionando desafios, motivação e o aprender fazendo.
Serão apresentadas algumas brincadeiras que podem ser desenvolvidas com crianças para desenvolver a psicomotricidade na escola.
Idade (4 anos), brincadeira (bola para cima, bola para baixo), objetivo (trabalhar coordenação motora, concentração e velocidade), material (bolas), desenvolvimento (crianças divididas em duas filas e, ao sinal, o primeiro da fila passa a bola para o de trás por cima da cabeça até chegar ao último da fila e assim até todos participarem).
Idade (4 anos), brincadeira (corrida do saci), objetivo (trabalhar coordenação, equilíbrio e velocidade), desenvolvimento (marcando ponto de partida e de chegada. As crianças deverão ficar em fila, cada uma segurará uma das pernas flexionadas para trás, na posição de saci).
Idade (5 anos), brincadeira (esponjas), objetivo (desenvolver coordenação motora fina, coordenação viso motora, esquema corporal e melhora os tônus muscular), material (bacia com água e várias esponjas coloridas, com textura e rigidez diferenciadas), desenvolvimento (colocar as esponjas na água e solicitar à criança retirar uma a uma, apertando bem, retirando toda a água da esponja).
Idade (5 anos), brincadeira (sapos na fila), objetivo (coordenação, trabalho em grupo, atenção), material (giz e apito), desenvolvimento (traçar duas linhas paralelas e distantes. Em fila e nas linhas, as crianças seguram firme na cintura do colega da frente, ao sinal todos pulam com os dois pés, se a fila romper começa de novo).

Continue navegando