Buscar

tabela de vida

Prévia do material em texto

TRABALHO DE INTRODUÇÃO À DEMOGRAFIA 
Trabalho demográfico sobre a Tábua de Vida e suas funções.
TÁBUA DE VIDA
A metodologia das tábuas de vida pode ser usada para além dos estudos de mortalidade e fecundidade humana. A tábua de vida, principalmente de coortes, é utilizada na ecologia da população, descrevendo a sobrevivência de animais ou plantas, também podem descrever ciclos de vida de empresas ou de moradias. Dessa forma, as tábuas de vida vêm sendo utilizadas para mensurar diversas situações que possuam um tempo de vida útil e que possam ser acompanhadas ao longo do tempo numa visão de coorte, ou que um comportamento dentro de um período possa ser observado para diferentes coortes.
As funções da tábua de vida são equivalentes, ou seja, qualquer uma delas pode ser construída a partir de qualquer outra. São elas:
	
	Taxa específica de Mortalidade da tábua de vida do intervalo etário de x a x+n anos exatos ou x a x+n-1 anos completos.
	
	
	
	
	
	Taxa Específica de Mortalidade correspondente na população observada, geralmente é próxima, mas não igual a taxa anterior.
	
	
	
	
	
	Probabilidade de morte do intervalo etário de x a x+n-1 anos.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Probabilidade de sobrevivência do intervalo etário de x a x+n-1 anos completos.
	
	
	
	
	
	Número de sobreviventes de uma coorte de ℓ0 nascidos vivos depois de x anos
	
	
	
	
	
	
	
	Número de óbitos esperado entre uma coorte de ℓ0 nascidos vivos entre as idades de x e x+n-1 anos completos.
	
	
	
	
	
	Número de anos-pessoa vivido pela coorte de ℓ0 pessoas nascidas vivas e ainda vivas na idade de x anos no intervalo de x até x+n anos exatos.
	 
 
 
	Fator de separação expressa o número médio de anos vividos entre as idades x e x+n por pesssoas vivas em x, mas que morrem antes de x+n
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Razão de sobrevivência do intervalo etário (x,x+n), ou seja, a proporção de pessoas com idades entre x e x+n na população estacionária que sobreviverão até o próximo intervalo n Lx+n / n Lx .
	
	
	
	
	
	Número de anos-pessoa vivido pela coorte de ℓ0 pessoas nascidas vivas e ainda vivas na idade de x anos até a morte do último sobrevivente, ou seja, até a extinção completa da coorte.
	
	.
	
	
	
	
	
	Número médio de anos vividos a partir da idade exata x. Em que e0 simboliza a esperança/expectativa de vida ao nascer.
	
	
	
	
	
	
	
	Taxa instantânea de mortalidade na idade x, ou força de mortalidade, não faz parte da tábua como tal, mas pode ser útil para a teoria, pois representa a Taxa de Mortalidade Específica na idade x para um intervalo muito pequeno, em que a distribuição da população ao longo do intervalo se torna irrelevante.
Portanto, através desse resumo, evidencia-se a importância da tábua de vida para os estudos demográficos.

Continue navegando