Buscar

Resenha Raissa

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: SAÚDE E MEIO AMBIENTE 
PROFESSOR: VICENTE CAMPOS 
CURSO: ENFERMAGEM – EAD
ACADÊMICO: RAISSA MEIRELLY ALVES DE SOUSA
 RESENHA SOBRE O DOCUMENTÁRIO COWSPIRACY 
O documentário Cowspiracy, produzido em 2014 por Leonardo Di Caprio, conta a história do ativista Kip Andersen que se deparou com dados absurdos a respeito dos danos ambientais causados pela agropecuária e resolveu pesquisar a fundo sobre o tema e o porquê de não ser tão divulgado quanto os outros agentes de desastres ecológicos. Dentre esses dados os principais seriam primeiro: o alto consumo de água gasto par a pecuária, Kip Andersen diz que descobriu que um hambúrguer de 114g requer quase 2,5 mil litro s para ser produzido , o que equivaleria a dois meses inteiros tomando banho. Outro ponto seria a alta emissão de gás metano emitido pelas vacas, causador de efeito estufa, que segundo o documentário as estatísticas da ONU apontariam ser maior que todo o setor de transporte mundial. E ainda a criação de gado como principal ação de desmatamento da floresta amazônica, levando a extinção de espécies e outros danos. Para kip Andersen, todos esses dados comprovam a agropecuária como o maior vetor de desastre ecológico dos nossos tempos. 
 Após todas essas descobertas, o ativista decide entrar em contato com várias organizações e até mesmo ONG ’s ambientais e encontrou uma forte resistência delas em tocar no assunto . Deixando no ar o quanto essas organizações abafam dos efeitos nocivos da agropecuária em função de não acabar com sua fonte de lucro e por medo pessoas poderosas que estariam por dentro de tudo. Por isso o nome do filme insinua uma conspiração.
 Tendo visto todos esses pontos importantes do filme surgem vários elementos para refletirmos um deles seria de que realmente ainda não é tão difundido os danos ambientais causados pela agropecuária o que faz com que quando questionado sobre nossos hábitos carnívoros muitos de nós ainda pensamos apenas no sofrimento animal sem ter a real noção do que causa no nosso ecossistema.
 Um ponto talvez negativo documentário seja a visão fechada que ele apresenta, no sentido de colocar agropecuária como único grande problema e a gente de danos ambientais do mundo, quando sabemos que existem muitos outros de também enorme importância como o uso dos fósseis não renováveis, gás, petróleo, entre outros. Essa atitude pode tirar de foco de responsabilidade os agentes desses outros problemas e talvez até desvalorizar as ONG’s que os defendem, como se tivessem apenas encobrindo o real problema agropecuária. Porém se olharmos esses exagero quanto ao tema de um ponto de vista que visa a sensibilização em massa por ser um documentário de fácil acesso.

Continue navegando