Buscar

Princípios de Hematologia I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Princípios de Hematologia I
#1 - Laboratório de análises clínicas
Desafio
Baseado nesses casos, responda:
a) Classifique os casos quanto às fases laboratoriais em que podem ter ocorrido tais falhas ou danos aos pacientes.
b) Para quais setores laboratoriais as amostras foram encaminhadas em cada caso?
Padrão de resposta esperado
a) O caso 1 é o típico erro pré-analítico, em que a flebotomista não pressionou o local da punção por 1 a 2 minutos como recomendado e, devido à pressa, provavelmente, não passou recomendações de cuidados com o braço ou alertou o paciente sobre a possibilidade de o local ficar roxo.
O caso 2 refere-se às fases pré-analítica e pós-analítica: na primeira, o paciente não informou que estava com infecção urinária; na segunda, o analista não questionou o paciente antes de liberar o resultado alterado.
O caso 3 refere-se às seguintes fases: pré-analítica, por falha que favoreceu a formação de fibrina, provavelmente na centrifugação; analítica, por não ter sido visualizada a fibrina durante a análise; e pós-analítica, por ter sido liberado o resultado sem verificação de exames anteriores ou características da paciente (no sistema, deve constar a informação de que é gestante ou a data da última menstruação).
b) Caso 1: setor de hematologia.
Caso 2 e caso 3: setor de imunologia/hormônios.
Exercícios
1. Ao analisar o resultado da glicose sérica de um paciente idoso no setor de bioquímica, o analista deparou-se com um resultado alterado de 240 mg/dL (alto). Primeiramente, verificou as informações disponíveis no sistema laboratorial e não encontrou nenhuma observação referente a medicação utilizada ou se o paciente é diabético. Diante do exposto, assinale a alternativa correta quanto à fase laboratorial envolvida e à atitude que o analista deve tomar.
A. O exposto refere-se a uma falha ocorrida na fase pré-analítica. Para não comprometer a fase pós-analítica, o analista poderia questionar o atendente sobre essas informações e/ou ligar para o paciente e questionar se ele estava em jejum ao coletar o exame e se é diabético. Caso uma das respostas for positiva, o resultado pode ser liberado.
2. O flebotomista realizou a coleta sanguínea de um paciente que chegou ao laboratório para realizar os exames de hemograma e VHS em tubo de EDTA. A coleta foi demorada, e o paciente quase desmaiou ao término do processo, o que levou o flebotomista a esquecer de homogeneizar o tubo, acarretando formação de coágulo em parte da amostra. Assinale a alternativa correta sobre o que o analista deverá fazer para obtenção do resultado do exame.
E. Não é possível realizar hemograma e VHS em amostras coaguladas, logo o analista deverá solicitar nova coleta.
3. Testes de coagulação tais como TP, KTTP e fibrinogênio, realizados no setor de hematologia, devem ser realizados em amostras de plasma. Em que tubo deve ser realizada a coleta e qual a justificativa?
B. A coleta deve ser realizada em tubo com citrato como anticoagulante para garantir a preservação dos fatores de coagulação.
4. Um paciente chega ao laboratório para realizar os seguintes exames: hemograma, testes de coagulação, glicemia, perfil lipídico, EQU e EPF. Após o devido cadastro e a verificação das condições do paciente, foi realizada a coleta e o material foi encaminhado para o setor de triagem. Uma vez que as análises laboratoriais são divididas em setores, para quais setores as amostras desse paciente serão encaminhadas?
E. Hematologia, bioquímica, uroanálise e parasitologia.
5. Em relação à tipagem sanguínea, observe as imagens a seguir e assinale a resposta correta referente ao tipo sanguíneo dos pacientes em questão, sendo que a primeira reação se refere ao anti-A, a segunda, ao anti-B e a terceira, ao anti-D.
C. Paciente 1: AB positivo. Paciente 2: O negativo.

Continue navegando