Buscar

Trabalho do Charles

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Escola de Educação Profissional Edson Queiroz
Nome completo: Mirela Maria da Silva Cavalcante. (n° 37).
Turma: 1° ano do curso técnico em Tecnologia da Informação (Informática).
Disciplina: Arte (trabalho avaliativo).
		ARTISTAS VIAJANTES NOS TERRITÓRIOS ARTÍSTICOS
 	Os artistas viajantes são aqueles que acompanhavam as grandes expedições, tendo o objetivo de realizar desenhos ou pinturas sobre os elementos visuais do ambiente, eles tinham como intuito registrar a flora, a fauna e os seus povos. O grande destaque foi na descoberta das massas continentais americanas, onde muitos deles tiveram importância na visão europeia em relação aos nativos americanos; levando em consideração que alguns artistas representavam nossas terras como um “paraíso” e outros desvelavam pejorativamente como um verdadeiro “inferno”. 
	Entre os primeiros relatos sobre o Brasil, podemos destacar os de autoria de Hans Staden, onde eram descritos as aventuras de um viageiro por nossas terras, tendo em suas escritas a companhia de ilustrações que eram meramente ilustrativas. E isso se estendendo para outros autores, a mudança só veio de fato por meio das obras de flamengo Theodore de Bry, onde as obras vinham com uma função mais importante do que apresentar ao leitor a visão de tais territórios. 
	Os viandantes também tiveram grande importância na marinha e em atividades diplomáticas, alguns autores importantes a serem destacados são a escritora e artista Maria Graham, o militar Henry Chamberlain e o pintor e aquarelista Hilderbrandt. Apesar disso, no ano de 1839, com a vinda da fotografia, muitos desses artistas passaram a utilizá-la como instrumento de registro. 
	Este trabalho foi muito importante para o meu aprofundamento deste tema, pois permitiu-me conhecer melhor sobre os artistas viajantes e a sua relevância histórica em razão da memória da época, suas ilustrações fascinantes e a visão diversificada que muitos povos têm sobre nós. Além de ter-me permitido aperfeiçoar competências de investigação, seleção, organização e comunicação da informação para a criação deste resumo. 
 Referências Bibliográficas:
ARTISTAS Viajantes. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2022. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3778/artistas-viajantes. Acesso em: 13 de dezembro de 2022. Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7

Outros materiais