Buscar

Panorama do Suas para Conselheiros de Assistência Social (Módulo 3)

Prévia do material em texto

Panorama do Suas para Conselheiros de Assistência Social (Módulo 3)
1. Painel
2. Meus cursos
3.  Panorama do Suas para Conselheiros de Assistência Social
4.  Módulo 3: Benefícios do SUAS
5.  Exercício Avaliativo – Módulo 3
	Iniciado em
	segunda, 19 dez 2022, 13:30
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	segunda, 19 dez 2022, 13:32
	Tempo empregado
	1 minuto 57 segundos
	Notas
	4,00/4,00
	Avaliar
	20,00 de um máximo de 20,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O Benefício de Prestação Continuada consiste na transferência direta de renda de 1 (um) salário-mínimo mensal ao idoso (com 65 anos ou mais) e à pessoa com deficiência, de qualquer idade, com impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial que comprovem não ter meios para suprir sua subsistência ou de tê-la suprida por sua família.
Para ter direito ao BPC, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja igual ou menor que 1/4 do salário-mínimo.
Assinale a alternativa que corresponde à sequência CORRETA:
A. Para ter direito ao BPC, é necessário que a soma da renda de todo o grupo familiar seja igual a 1/4 do salário-mínimo.
B. A Lei nº 14.716/2021 estabeleceu a possibilidade de concessão do BPC para quem tem renda mensal por pessoa da família de até meio salário-mínimo, mas depende de regulamentação.
C. Recursos dos programas de transferência de renda, como o Programa Bolsa Família, entram no cálculo da renda familiar para verificação do preenchimento dos requisitos para recebimento do BPC.
D. BPC não é aposentadoria, não paga 13º salário e pensão por morte.
E. As pessoas que estão cumprindo pena em presídio e os adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas de internação não podem receber BPC mesmo preenchendo os requisitos.
Escolha uma opção:
a. Verdadeira, Verdadeira, Falsa, Verdadeira, Falsa.
b. Falsa, Falsa, Falsa, Verdadeira, Verdadeira.
c. Falsa, Verdadeira, Falsa, Verdadeira, Falsa.
d. Verdadeira, Falsa, Falsa, Verdadeira, Falsa.
e. Falsa, Verdadeira, Falsa, Verdadeira, Verdadeira. 
Feedback
Para ter direito ao BPC, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja igual ou menor a 1/4 do salário-mínimo, sendo que os recursos dos programas de transferência de renda, como o Programa Bolsa Família, não entram no cálculo da renda familiar.
A resposta correta é: Falsa, Verdadeira, Falsa, Verdadeira, Verdadeira.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Realizar a gestão local do BPC, garantindo aos seus beneficiários e suas famílias o acesso aos serviços, programas e projetos da rede socioassistencial, é uma das responsabilidades dos Municípios em relação ao Benefício de Prestação Continuada.
Sobre as responsabilidades dos Municípios em relação ao BPC, é INCORRETO afirmar:
Escolha uma opção:
a. realizar busca ativa dos idosos e pessoas com deficiência que preencham os requisitos para o recebimento do BPC.
b. realizar o cadastro da pessoa idosa ou da pessoa com deficiência, e sua família, no Cadastro Único.
c. orientar a pessoa idosa e a pessoa com deficiência, e suas famílias, sobre as condições e os procedimentos para acesso ao BPC.
d. realizar o acompanhamento dos beneficiários do BPC e sua família. 
e. realizar, por meio dos CRAS, o pagamento do BPC, diretamente ao beneficiário.
Feedback
O Benefício de Prestação Continuada é um benefício de transferência de renda cuja competência para conceder, manter, revisar, suspender ou fazer cessar o pagamento do benefício é da União, por meio da Previdência Social. Aos Municípios cabe a gestão local do BPC, garantindo aos seus beneficiários e suas famílias o acesso aos serviços, programas e projetos da rede socioassistencial. Os Municípios não realizam o pagamento do BPC.
A resposta correta é: realizar o acompanhamento dos beneficiários do BPC e sua família.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Os Benefícios Eventuais constituem provisões suplementares, provisórias e gratuitas ofertadas em pecúnia, bens ou prestação de serviço, pelos Municípios, para os indivíduos e famílias em virtude de nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública, com objetivo de cobrir determinadas necessidades em razão dessas contingências.
Sobre os Benefícios Eventuais assinale (V) para as alternativas Verdadeiras e (F) para as Falsas.
Escolha uma ou mais:
a. O Decreto Federal nº 6.307/2007 dispõe sobre as diretrizes gerais dos benefícios eventuais, mas para a oferta e o pagamento é necessária a regulamentação local. 
b. Aos ConsAos Conselhos Estaduais de Assistência Social compete a definição sobre os critérios e os prazos para pagamento dos benefícios eventuais.elhos Estaduais de Assistência Social compete a definição sobre os critérios e os prazos para pagamento dos benefícios eventuais.
c. São espécies de benefícios eventuais os itens referentes a órteses e próteses, tais como aparelhos ortopédicos, dentaduras, dentre outros; cadeiras de rodas, muletas, óculos e outros itens inerentes à área de saúde.
d. Compete aos Estados destinar recursos financeiros aos Municípios, a título de participação no custeio do pagamento dos benefícios eventuais. 
e. São responsabilidades dos Municípios, em relação aos benefícios eventuais, realizar no CRAS, Centros de Convivência, CREAS, Centro POP, Centro Dia ou unidades de acolhimento, a acolhida, o cadastro, o acompanhamento e o encaminhamento para o acesso às demais políticas públicas dos beneficiários dos Benefícios Eventuais. 
Feedback
Sobre os benefícios eventuais, a competência para a definição sobre os critérios e os prazos para pagamento é dos Conselhos Municipais de Assistência Social, conforme dispõe o § 1º do art. 22 da LOAS e o § 2º do art. 1º do Decreto Federal nº 6.307/2007.
A teor do disposto na Resolução CNAS nº 39/2010, que dispõe sobre o processo de reordenamento dos Benefícios Eventuais, não são provisões materiais de benefícios eventuais os itens referentes a órteses e próteses, tais como aparelhos ortopédicos, dentaduras, dentre outros; cadeiras de rodas, muletas, óculos e outros itens inerentes à área de saúde.
As respostas corretas são: O Decreto Federal nº 6.307/2007 dispõe sobre as diretrizes gerais dos benefícios eventuais, mas para a oferta e o pagamento é necessária a regulamentação local., Compete aos Estados destinar recursos financeiros aos Municípios, a título de participação no custeio do pagamento dos benefícios eventuais., São responsabilidades dos Municípios, em relação aos benefícios eventuais, realizar no CRAS, Centros de Convivência, CREAS, Centro POP, Centro Dia ou unidades de acolhimento, a acolhida, o cadastro, o acompanhamento e o encaminhamento para o acesso às demais políticas públicas dos beneficiários dos Benefícios Eventuais.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O Benefício Eventual em virtude de nascimento é prestado para garantir apoio às famílias, por meio de bens de consumo ou valores monetários/pecúnia e se destina a evitar e superar inseguranças e vulnerabilidades sociais vivenciadas pelas mães e famílias nos processos que envolvem o nascimento ou a morte da própria mãe e/ou de filhas e filhos e que impactam na convivência, na autonomia, na renda ou na capacidade de viver dignamente e de proteger uns aos outros no grupo familiar.
Sobre o Benefício Eventual em virtude de nascimento, é CORRETO afirmar:
Escolha uma opção:
a. Tem por objetivo atender somente as necessidades da criança nascida.
b. Não pode ser ofertado por meio de prestação de serviço.
c. Não constitui benefício eventual em virtude de nascimento a doação dos enxovais confeccionados pelas próprias famílias beneficiárias durante as atividades socioassistenciais do PAIF. 
d. Deve ser ofertado somente mediante transferência direta de renda para a família para compra do enxoval.
e. Deve ser pago juntamente com o benefício eventual em virtude de situação de emergência e/ou de estado calamidade pública.
FeedbackO Benefício Eventual em virtude de nascimento deve atender, prioritariamente, as questões relacionadas aos seguintes aspectos:
· necessidades dos familiares, da criança ou das crianças que vão nascer e de crianças recém-nascidas;
· apoio à mãe e/ou à família nos casos em que crianças morrem logo após o nascimento;
· apoio à família quando a mãe e/ou a criança ou as crianças morrem em decorrência de circunstâncias ligadas à gestação ou ao nascimento das crianças.
O benefício pode ser ofertado em pecúnia, em bens de consumo, ou por meio da prestação de serviços, e a sua concessão não tem qualquer relação com as situação de emergência ou o estado de calamidade pública eventualmente declarados pela União, Estados ou Municípios.
A resposta correta é: Não constitui benefício eventual em virtude de nascimento a doação dos enxovais confeccionados pelas próprias famílias beneficiárias durante as atividades socioassistenciais do PAIF.
Parte inferior do formulário

Continue navegando