Buscar

Primeira Guerra Mundial

Prévia do material em texto

Quanto aos órgãos do município manteve-se o Conselho Municipal eleito por sufrágio universal directo e com um número de membros variando entre 9 á 69 em função do número de habitantes do município. O regime francês de administração local influenciará vários países da Europa, nomeadamente Portugal, Espanha, Itália incluindo também Angola. 
Finalmente a reforma administrativa operadora em 1982 instituiu como autarquias locais além do município e do departamento, estas já eram desde 1972 um instituto público pertencente à administração desconcentrada do estado e a conversão em peça descentralizada operou-se sem divisão territorial.
O Município em Portugal 
A criação de municípios no início da monarquia portuguesa foram importantes para o aumento do poder real. Os municípios surgiram expontaneamente e aos poucos começam a ser reconhecidos for essencias para que o rei pudesse enfrentar o poder da nobreza e do clero.
Segundo Silva, os forais eram diplomas pelos quais o rei concedia aos moradores de uma povoação determinadas regalias e privilégio de carácter fiscal e administrativo.
O número de municípios acaba por estabilizar e a descentralização retoma os seus direitos ainda que os sucessivos códigos administrativos do século XIX variam entre uma intervenção governamental mais acentuada e uma tutela estadual menos pronunciada.
O município foi então o local de cruzamento da administração autárquica com administração periférica do estado, corporizado no presidente de câmara. Para Caetano “o município é a forma típica e tradicional de administração local autárquica. A Constituição da República portuguesa demonstra uma ruptura com corporativismo fomentando o princípio da descentralização e da autonomia municipal; com ela surgem três níveis de poder juridicamente distintos e autónomos: o estado as regiões autónomas e o poder local.

Continue navegando