Buscar

Diversidade Étnico Racial e de Gênero Avaliação Online

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Diversidade Étnico Racial e de Gênero – Avaliação Online
1. Sobre os tratados, dentro dos direitos humanos assinale a alternativa incorreta:
A) Um tratado é um acordo entre os Estados, que se comprometem com regras específicas.
B) Um Estado não pode fazer parte de um tratado através de uma retificação.
C) Tratados internacionais têm diferentes designações, como pactos, cartas, protocolos, convenções e acordos.
D) Um Estado pode fazer parte de um tratado através de uma ratificação, adesão ou sucessão.
2. Como sabemos, educar professores que estejam preparados para as necessidades de uma sala de aula multicultural é, sem dúvida, um dos maiores desafios que encontramos em cursos de formação de professores hoje em dia. Sobre as estratégias pedagógicas assinale a alternativa incorreta:
A) Muitos professores trabalham com alunos imigrantes de diversas partes do Rio de Janeiro, com línguas e culturas que muitas vezes necessitam ser negociadas na sala de aula.
B) Por multiculturalismo nos textos utilizados em sala de aula, entende-se também uma literatura que abrange não só diferentes culturas, mas diferentes temas e diversos grupos de alunos, como por exemplo, necessidades especiais e inclusão, gênero e sexualidade, preferência sexual, diferentes religiões e credos, diversas características físicas e cargas emocionais, diversas idades, diferentes grupos étnicos e classes sociais.
C) Através da literatura, leitores podem ganhar um entendimento de questões e códigos que estruturam a vida educacional. Livros infantis, em particular, têm o potencial de promover entendimento intelectual quando seu foco é em torno de questões que afetam esta população e que tratam de temas e mensagens universais.
D) Muitos professores utilizam textos curtos na sala de aula (como narrativas, crônicas, ensaios) como uma forma de introduzir conteúdos, promover discussão e complementar os temas apresentados nos livros que os estudantes leem.
3. O direito internacional consuetudinário ou simplesmente "costume" é o termo usado para descrever o que?
A) Atividades econômicas dos países membros da EU.
B) Relações de conflito entre países com iminência de guerra.
C) Princípio praticado na elaboração das pautas econômicas de Governo dos EUA.
D) Para descrever uma prática geral e consistente seguida por Estados, decorrente de um sentimento de obrigação legal.
4. A expressão formal dos direitos humanos inerentes se dá através das normas internacionais de direitos humanos. Uma série de tratados internacionais dos direitos humanos e outros instrumentos surgiram a partir de 1945, conferindo uma forma legal aos direitos humanos inerentes. Quanto as normas internacionais de direitos humanos, podemos afirmar:
A) A criação das Nações Unidas viabilizou um fórum ideal para o desenvolvimento e a adoção dos instrumentos internacionais de direitos humanos.
B) Muitas vezes, a linguagem utilizada pelos Estados vem dos instrumentos internacionais de direitos humanos.
C) Uma série de tratados internacionais dos direitos humanos e outros instrumentos surgiram a partir de 1945, conferindo uma forma legal aos direitos humanos inerentes.
D) Todas as alternativas estão corretas
5. É no período pós-guerra que surge o Direito Internacional dos Direitos Humanos como uma tentativa de situar os direitos fundamentais na base da ordem internacional contemporânea. Sobre direitos humanos, cidadania e democracia, é incorreto afirmar que:
A) O sistema nacional de proteção dos direitos humanos dialoga com os sistemas internacionais para a garantia e o respeito aos direitos e às liberdades fundamentais dos indivíduos.
B) O processo de internacionalização acabou gerando o surgimento de um sistema normativo internacional, voltado para a proteção e amparo dos direitos fundamentais.
C) O Estado se torna negligente frente ao compromisso de promoção dos Direitos Humanos, o sistema internacional possui legitimidade para cobrar desses Estados. Essa legitimidade tem lugar, sobretudo, quando se estabelece uma efetiva relação do Estado Nacional com a ordem internacional, no sentido de garantia dos direitos fundamentais.
D) O processo de internacionalização dos direitos humanos desencadeia a democratização do cenário internacional, uma vez que surge a sociedade civil internacional, composta por organizações não governamentais e por indivíduos, que passam a poder acionar órgãos internacionais em casos de violação dos direitos humanos.
6. A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), que delineia os direitos humanos básicos, foi adotada pela Organização das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. Foi esboçada principalmente pelo canadense John Peters Humphrey, contando, também, com a ajuda de várias pessoas de todo o mundo. A afirmativa é:
A) VERDADEIRA
B) FALSA
7. [...]Trata-se de um acordo entre reis e barões revoltados. Ela direciona-se à proteção dos direitos dos ingleses, originários da law of the land (lei da terra). Embora restrita aos ingleses, ela é o nascedouro dos direitos, tendo influenciado inúmeros outros documentos. Seu principal desiderato é a limitação do poder do rei. A judicialidade é um dos princípios do Estado de Direito. Prevê, v.g., direito de ir e vir, propriedade privada e graduação da pena do delito. 
O fragmento refere-se a:
A) Magna Carta
B) Petition of Rights
C) Habeas Corpus Act
D) Bill of Rights
8. O Iluminismo (ou Era da Razão) configurou revolução intelectual que se efetivou no continente europeu, particularmente na França, durante o século XVIII. Sobre o Iluminismo podemos afirmar, exceto:
A) Esse movimento representou o auge das transformações culturais iniciadas no século XIV pelo movimento renascentista, e colocou em destaque os valores da burguesia, favorecendo o aumento dessa camada social.
B) O Iluminismo foi um marco histórico, e este de nada se relaciona ao desenvolvimento dos Direitos Humanos.
C) O Iluminismo procurava uma explicação por meio da razão para todos os acontecimentos; rompendo, assim, com as formas de pensar que até o momento eram aceitas.
D) Entre os principais filósofos do movimento, podem ser citados: John Locke (1632-1704); Voltaire (1694-1778); Jean-Jacques Rousseau (1712-1778); Montesquieu (1689-1755); Denis Diderot (1713-1784); e Jean Le Rond d´Alembert (1717-1783).
9. As respostas educativas que têm sido dadas ao multiculturalismo têm variado ao longo dos anos, de país para país, de escola para escola e, mesmo, de professor para professor, influenciadas por concepções ideológicas, teóricas e contextuais diversas. No que se refere a Educação nas Respostas ao Multiculturalismo não é correto afirmar que:
A) Adeptos de algumas correntes, perante o multiculturalismo, põem em prática uma educação que se confina à aceitação passiva da diferença, nada fazendo no sentido de a fazer interagir.
B) Das críticas a essa educação multicultural, por não resolver os problemas decorrentes da diferença e que se traduzem em fenômenos de racismo e atitudes xenófobas da responsabilidade dos grupos das culturas majoritárias, há quem defenda uma educação antirracista, que tem como objetivo principal combater os estereótipos, preconceitos e outras atitudes geradoras de marginalização racial.
C) Perspectivas que consideram ser empobrecedor, para cada uma e para todas as culturas, isolá-las, impedindo interações e confrontos entre diferentes histórias, vivências e valores, apostam no enriquecimento mútuo proveniente de uma convivialidade refletida.
D) É sabido que o reconhecimento pela escola (e na escola) de diferentes manifestações e comportamentos culturais tem repercussões ao nível das autoestimas dos elementos dos grupos maioritários, gerando desconfiança e disposição para a aquisição de outros saberes.
10. São características mais importantes dos direitos humanos, exceto:
A) Os direitos humanos são fundados sobre o respeito pela dignidade e o valor de cada pessoa.
B) Os direitos humanos não são universais, o que quer dizer que são aplicados de desigual e com discriminação a todas as pessoas.
C) Os direitos humanos são inalienáveis,e ninguém pode ser privado de seus direitos humanos; eles podem ser limitados em situações específicas. Por exemplo, o direito à liberdade pode ser restringido se uma pessoa é considerada culpada de um crime diante de um tribunal e com o devido processo legal.
D) Os direitos humanos são indivisíveis, inter-relacionados e interdependentes, já que é insuficiente respeitar alguns direitos humanos e outros não. Na prática, a violação de um direito vai afetar o respeito por muitos outros.

Outros materiais