Buscar

Variáveis que Afetam Exportações e Importações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Variáveis que Afetam Exportações e Importações
1. De acordo com artigo técnico publicado pelo Banco do Nordeste, “(...) o crescimento das exportações (atividade básica) gera um efeito multiplicador e de aceleração no setor de mercado interno, não-exportador, através do efeito-renda e dos efeitos de encadeamentos para trás e para frente no processo produtivo, criando demanda por serviços, como transportes, comunicações e financiamentos”. Desse modo, é possível afirmar que uma desvalorização cambial súbita tem por efeito:
D. Incrementar o volume de exportações através do ganho adicional em moeda nacional.
2. O jornal Valor Econômico publicou, no dia 06 de março de 2015, uma reportagem sobre a acelerada desvalorização cambial sofrida nos primeiros três meses daquele ano. O jornal buscou ouvir o Ministro Nelson Barbosa, e este buscou tranquilizar o mercado ao afirmar que, no médio-prazo, a desvalorização trará benefícios ao Brasil. Com base nisso, aponte a afirmação CORRETA.
A. Políticas comerciais discricionárias, promovendo manipulações tarifárias ou de ordem burocrática sobre as importações de mercadorias, representam alternativas menos eficientes que as desvalorizações cambiais quando o objetivo é o superávit da balança comercial.
3. Em publicação recente do portal G1 (ver gráfico), “as importações superaram as vendas externas, resultando em déficit da Balança Comercial Brasileira, em US$ 2,84 bilhões em fevereiro (...). Trata-se do pior resultado para meses de fevereiro desde o início da série histórica, em 1980, segundo o Ministério [do Comércio Exterior]”. Nesse sentido, marque a alternativa que está relacionada à Balança Comercial Favorável.
A. O chamado superávit comercial, ou seja, as exportações excederão as importações, mas sem considerar o pagamento de seguro e frete.
4. Em relação às variáveis e tipos de sistemas cambiais , julgue como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmações a seguir.
I - ( ) No sistema de câmbio flutuante, o objetivo primário será controlar o processo inflacionário através do aumento da concorrência internacional na economia doméstica.
II - ( ) Uma desvalorização cambial tende a promover o aumento das exportações, com tudo permanecendo constante, e a redução das importações de um país.
III - ( ) O sistema de taxas fixas de câmbio possui como desvantagem, para países em processo de desenvolvimento, não promover equilíbrio do Balanço de Pagamentos (BP). Em relação ao restante do mundo, incentiva perdas na produtividade.
IV - ( ) Se os preços, em divisa estrangeira, dos produtos exportados pelo país apresentarem um crescimento maior que os preços das importações, as exportações deste país tenderão a aumentar.
Marque a sequência CORRETA.
C. F, V, V, V.
5. De acordo com os autores Frank e Bernanke, “embora um governo consiga manter uma taxa de câmbio sobrevalorizada por um tempo, ao se oferecer para comprar sua própria moeda pelo preço oficial, há um limite para essa estratégia, uma vez que o estoque de reservas internacionais de um governo não é infinito”. Em consonância com essa declaração, julgue como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmações a seguir:
I - ( ) Se o país adota o câmbio fixo, objetiva-se um equilíbrio automático no seu balanço de pagamentos.
II - ( ) O regime de taxa de câmbio fixo em economia com inflação crônica apresenta desvalorizações periódicas e graduais da taxa de câmbio.
III - ( ) No regime de câmbio flutuante, a cotação da moeda estrangeira em termos da moeda nacional é determinada pela dinâmica de oferta e demanda de divisas no mercado oficial.
IV - ( ) Uma desvalorização real da taxa de câmbio estimula as exportações e dificulta as importações.
Marque a sequência CORRETA. 
B. F, F, V, V.

Continue navegando