Buscar

Atividade Pratica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Gerenciamentos de Unidades de Conservação II
 
 
Data: 21/12/2022
Aluno (a): Jéssica Nascimento de Sousa
Avaliação Pratica 
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação contém 1 (uma) questão, totalizando 10 (dez) pontos;
· Baixe o arquivo disponível com a Atividade Pratica;
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação: 
· Nome / Data de entrega.
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta;
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade Prática;
· Quando solicitado 
· Envio o arquivo pelo sistema no local indicado;
· Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
Os estudos ambientais envolvem uma equipe multidisciplinar, pois é necessário analisar os impactos ambientais dos meios abiótico e biótico.
Visando à implantação de uma Pequena Central Hidrelétrica - PCH em uma unidade de conservação, foi entregue ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) o estudo de impactos ambientais (EIA). 
Analisando essa situação de maneira específica, você - como um dos técnicos do ICMbio - responda: na sua opinião, o parecer técnico deverá ser favorável ou desfavorável? Justifique com argumentos, detalhando-os um a um.​​​​​​​​​​​​
O parecer técnico devera ser desfavorável, pois não possui plano de manejo ,o estudo deveria levar
em conta toda a fauna ,a população sera prejudicada sim, pois os empregos nas obras serão por
tempo determinado , ate o prazo final das obras...tem muita coisa errada na minha opinião
Resposta:
Com base nas informações, o parecer deverá ser DESFAVORÁVEL. São vários os erros cometidos nesse estudo ambiental, pois a fauna, a flora e as características da população vizinha foram analisadas de forma superficial. Entre os erros cometidos, pode-se citar: 
- Em relação ao período do levantamento ambiental: o estudo ambiental levou apenas 2 meses para ser concluído, o que provavelmente não aborda boa parcela da realidade, principalmente em relação à fauna. Muitas espécies de animais são migratórias, principalmente as aves. Dessa forma, o estudo deve levar, no mínimo, 1 ano, analisando todos os animais presentes na área afetada. Além disso, muitas espécies de peixes sobem os rios para procriar (fenômeno conhecido como piracema), e isso não consta no respectivo estudo ambiental.
- As Florestas Primárias são também chamadas de clímax. Apresentam o que chamamos de "vegetação primária", que é considerada como a vegetação de máxima expressão local, com grande diversidade biológica. Esse tipo de vegetação se caracteriza como pouco afetada pelas ações antrópicas, mantendo suas características originais. Há vários tipos de estágios clímax, entre os quais, o clímax edáfico, onde a comunidade se encontra sobre um solo em equilíbrio com as condições climáticas. No caso da implantação da Usina, afetaria esse equilíbrio.
- Em relação à fauna: O estudo analisou principalmente os mamíferos presentes na área: de acordo com a Lei Federal n.º 5.197, de janeiro de 1967, art.1º: “os animais de quaisquer espécies, em qualquer fase de seu desenvolvimento e que vivem naturalmente fora de cativeiro, constituindo a fauna silvestre, bem como seus ninhos, abrigos e criadouros naturais são propriedades do Estado, sendo proibida sua utilização, perseguição, destruição, caça ou apanha”. Dessa forma, é necessário analisar as espécies de aves, peixes, répteis, anfíbios e insetos também. Caso haja a presença de alguma espécie ameaçada de extinção, o empreendimento não poderá sair.
- Laudo geológico: O solo no local é arenoso: este tipo de solo é extremamente sensível e vulneral à erosão, provocando o assoreamento do leito do rio e a perda de taludes.
- O sustento principal é a pesca: além da PCH afetar negativamente as espécies de peixes, os moradores também serão afetados. Estes provavelmente irão perder sua principal fonte de renda. Não é possível apenas pensar em um curto prazo de tempo para ajudar os moradores, dando emprego na construção da PCH. Deve-se pensar o que será feito para auxiliar essa população após o término das obras.
- Indenização falha: como os moradores afetados caracterizam-se por terem mais de 50 anos, muitos nasceram e foram criados nesse local, não é possível apenas desapropriar suas terras. Deve haver uma preocupação com o futuro desses moradores.
- Em relação ao plano de manejo: A importância do plano de manejo ambiental é estabelecer normas, restrições de uso, ações a serem desenvolvidas e manejo dos recursos naturais de uma Unidade de Conservação, seu entorno e quaisquer corredores ecológicos a ela associados.
O órgão do governo também destaca que esse documento é essencial para promover o zoneamento de uma UC, organizando a área em zonas submetidas a diferentes graus de proteção e regras de uso.

Continue navegando