Buscar

CONTEXTUALIZADA METODOLOGIA DA PESQUISA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONTEXTUALIZADA METODOLOGIA DA PESQUISA
ALUNO(A): Silvia Helena da Silva
1.Considerando as modalidades de pesquisa, explique o que é uma pesquisa cientifica e o que são métodos dedutivo e indutivo?
R. Pesquisa cientifica é um processo sistemático de um conjunto de processo de construção e métodos de conhecimento usado por um pesquisador para o desenvolvimento de estudo, atua como caracterização de investigar extremamente as disciplinas, que segue as regras formais dos procedimentos ao adquirir as informações necessárias ao levantar as hipóteses que dão suporte para analise feita pelo pesquisador (cientista), ao analisar as pesquisas e procedimentos tem objetivo encontrar respostas para determinadas questões propostas para o desenvolvimento de um experimento ou estudo, de uma forma de produzir novos conhecimentos que visem o beneficio da ciência, as pesquisas cientifica atua e realizar estudos aprofundado, inovado, onde o pesquisador avalia se o resultado de uma pesquisa esta de acordo com interesses da comunidade cientifica e os resultados serão relevantes pra o interesse social, pesquisa cientifica atua como encontro entre o pesquisador e a comunidade cientifica, as pesquisa torna-se importante para produção de conhecimentos.
Método dedutivo: Processo que avalia as informações que se utiliza em um raciocínio logico e a dedução para atuar como conclusão a respeito de um assunto, os raciocínio dedutivos apresentam conclusões que devem se verdadeiras ou seja todas as premissas sejam verdadeiras e ele respeita uma estrutura lógica de pensamentos, este método é usado para testar as hipóteses já existentes, chamadas de axomas, provar teorias, denominadas de teoremas, correlaciona com o princípio da dedução, que significa o ato de concluir da dedução ou enumerar minuciosamente fatos e argumentos para chegar a um objetivo, método dedutivo, o pesquisador atua no principio conhecido como verdadeiro, chamados de premissa maior e estabelece relação com uma segunda proposição, chamada de premissa menor ou seja a partir do raciocínio logico assim atua como uma verdade do que se propõe a conclusão.
Método indutivo: Aborda o raciocínio indutivo ou simplesmente indução, como tipo de argumento utilizado em diversas áreas do conhecimento, é um método que tem o intuito de chegar a uma conclusão, tem como ponto de partida a observação para atuar e elaborar uma teoria, ele é muito utilizado nas ciências no qual parte premissas verdadeiras pra chegar em conclusões que podem ou não serem verdadeiras, nesse sentido, a indução acrescenta informações novas nas premissas que foram dadas anteriormente, método indutivo é bastante utilizado na ciência, mas alguns estudiosos consideram essa abordagem falha, isso porque através de um levantamento particular encontram-se determinadas conclusões prováveis que não passam de suposições, assim o método indutivo sugere a verdade mas não garante.
2.Cite explique com suas palavras, as diferenças entre citação indireta e citação direta. Utilize um exemplo pra cada tipo de citação?
R: Citação direta é a qual o autor tem a transcrição literal da parte da obra consultado onde se faz a citação respeitando a ortografia, redação, sinais gráficos e pontuação do texto original, ou seja, basicamente faz-se uma copia fiel do autor pesquisado.
Exe: Exe: segundo Centelli (1986, pag. 41) o drama romântico lembra, em muito, as atuais novelas de televisão que se nutrem de situações de choque, intermeadas de uma certa calma e mesmice (...)
Citação indireta: conhecida como paráfrase é dizer com suas palavras o que o autor da referencias, quando se expressa uma ideia com suas próprias palavras em alterar ou deturpar.
Exe: o reconhecimento da saúde como direito fundamental social foi inovação da (Constituição Federal de 1988).
Referencias: https://conhecimentocientifico.com
 https://pt.wikipedia.org
 https://www.todoestudo.com.br

Outros materiais