Buscar

Análise de implicação - empregado domestico

Prévia do material em texto

universidade do estado do rio de janeiro
centro de educação e humanidades
instituto de psicologia
curso de graduação em psicologia
FLÁVIA DOS SANTOS DE LACERDA
análise de implicação
Relatório apresentado à disciplina de Psicologia do Trabalho e Organizacional I com ênfase no trabalho ministrada pela professora Kátia Santorum, do curso de graduação em Psicologia, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Rio de Janeiro - RJ
SETEMBRO/2016
	Dentre os diversos tipos de trabalhos realizados foi escolhido o trabalho de empregada doméstica. Essa profissão não exige uma qualificação específica, porém alguns cursos ou conhecimentos podem ser um diferencial. A escolha desse trabalho tem relação com o fato de minha avó e minha mãe terem executado essa profissão. 
	Inseridas nessa atividade desde muito jovens, obtiveram muita experiência no ofício mesmo sem realizar qualquer curso. O ambiente variava de casas de pessoas de classe média a classe alta. Uma peculiaridade que me chama a atenção ao ouvir histórias sobre a rotina do trabalho doméstico é o nível de intimidade entre o trabalhador e o empregador, muito diferente de um ambiente empresarial.
	Apesar de existir uma lei respaldando o trabalho doméstico fazendo garantir seus direitos como horas extraordinárias, carga horária diária e semanal, entre outros, é observado um afrouxamento no cumprimento destes por parte do empregador e por falta de cobrança do empregado, muitas vezes devido à intimidade mencionada acima.
	Outro ponto importante é que a maioria dos empregados domésticos vive muito distante de seus locais de atividade, despendendo assim de muitas horas de viagem para chegar e sair do local em que trabalha. Devido ao fato de precisar se ausentar muitas horas do local de sua residência, muitos trabalhadores que têm filhos precisam que estes sejam supervisionados e, na ausência de alguém que os supervisionem, alguns acabam ficando sozinhos.
	Sendo um trabalho muito antigo e ainda não muito bem supervisionado no que diz respeito ao cumprimento das leis, surgiu a curiosidade de investigação e, tendo como base histórias muito próximas vindas de familiares, de pesquisa dessa profissão.
	
 
2

Continue navegando