Buscar

trabalho 4 semestre "A utilização de ferramentas digitais para uso educacional nos anos iniciais no Ensino Fundamental "

Prévia do material em texto

Página de 
 UNIVERSIDADE ANHANGUERA
POLO UBERLÂNDIA/JOÃO NAVES
 PEDAGOGIA/ 4°semestre 
 
 BÁRBARA SILVA OLIVEIRA
 
FERRAMENTAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
Eixo temático: “A utilização de ferramentas digitais para uso educacional nos anos iniciais no Ensino Fundamental ’’. 
 
 
UBERLÂNDIA - MG
 2022
 
BÁRBARA SILVA OLIVEIRA
PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO
Trabalho apresentado como requisito parcial para a obtenção de média nas disciplinas de: Avaliação na educação, Letramento e alfabetização, Organização do trabalho pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental, Estratégias e procedimentos para alfabetização, Natureza e Sociedade, Currículo e inovações.
Tutor á distância: Isabel Cristina Alves 
 
UBERLÂNDIA - MG
2022
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................4
2 DESENVOLVIMENTO.............................................................................................5
3 METODOLOGIA E INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS................................................5
4 APRENDIZAGEM POR PRJETO............................................................................6
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................8 
REFERÊNCIAS................................................................................................,.........9
FERRAMENTAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
 
 
Eixo temático: “A utilização de ferramentas digitais para uso educacional nos anos iniciais no Ensino Fundamental’’. 
 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo discorrer sobre o uso das tecnologias digitais e mostrar experiências com metodologias inovadoras, ativas e imersivas; por meio do processo de ensino e aprendizagem dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Durante a discussão foi possível identificar as tecnologias mais utilizadas como metodologias de ensino no processo de alfabetização e ao mesmo tempo, relatar os obstáculos existentes na prática educativa, quanto à utilização das tecnologias pelos professores na sala de aula, destacando a importância dos materiais educativos digitais e práticas pedagógicas inovadoras para aperfeiçoar e estimular o processo de ensino e aprendizagem na alfabetização.
 Nas observações realizadas fica evidente que recorrer as metodologias inovadoras utilizando diferentes recursos tecnológicos digitais em um trabalho mais imersivo, o interesse, o envolvimento, a participação e o comprometimento dos alunos tornam-se mais significativos. Além de que a mediação do professor é fundamental no processo de ensino e aprendizagem.
DESENVOLVIMENTO
É fundamental importância reorganizar os espaços de ensino e aprendizagem mediados por metodologias inovadoras. Metodologias bem organizadas e planejadas, podem contribuir na melhoria do ensino e aprendizagem. Existe um processo a ser feito com a utilização de tecnologias inovadoras.
O conhecimento é instrumento usado para as realizações dos alunos. Tendo como objetivo geral discutir a contribuição das tecnologias para o desenvolvimento do processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental. Nesse processo é identificando os recursos tecnológicos mais utilizados no processo de alfabetização, porem existem alguns obstáculos existentes na prática educativa, quanto à utilização das tecnologias pelos professores na sala de aula e destacar a importância dos materiais educativos digitais e das práticas pedagógicas tecnológicas inovadoras para aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem nas series iniciais.
Apresenta-se o uso das tecnologias na educação como um dos meios pelo qual se possibilita um processo de ensino-aprendizagem com qualidade e potencialidade, a fim de atender as necessidades dos alunos e comunidade escolar, com a identificação das perspectivas e desafios para a sua consolidação, a partir da formação de sujeitos críticos, participativos nas transformações de sua realidade, como consequência de uma nova prática educativa que ajude na constituição de um cidadão capaz de atuar na sociedade em que está inserido.
 
Metodologias e Inovações pedagógicas 
 O termo inovação vem sendo empregado em larga escala nos diversos segmentos da sociedade moderna. Seu significado exprime: modificação de hábitos, processos, legislações; renovação, criação de algo novo. No âmbito educacional a inovação pode ser evidenciada na inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na escola, por meio do uso de computadores, notebooks e outros recursos tecnológicos, que interferem na ação pedagógica e educativa desenvolvida pelo educador. 
Sob esta compreensão de educação é importante que a experiência do aluno seja mediada pela experiência do professor. 
 
Sendo assim, a aprendizagem acontece a partir da experiência mediada pelos sujeitos, pelos instrumentos e pela linguagem. O desenvolvimento de práticas requerem do professor como mediador dos conhecimentos desenvolvidos a partir de busca, ordenação, interpretação e análise de informação. Essas estratégias propiciam a integração das tecnologias digitais, que possibilitam explorar outros temas e questões de forma mais ampliada. Esse processo demanda uma ação planejada que exige formação em diferentes áreas do conhecimento de acordo com as necessidades da ação pedagógica. 
APREDIZAGEM POR PROJETO
A aprendizagem por meio de projetos é uma metodologia ativa inovadora que valoriza a ação, a reflexão crítica, a curiosidade, o questionamento, a inquietação e a incerteza; que compreende que o conhecimento é interdisciplinar, e propõe pontes de relação entre as diferentes áreas e atribui muitos conteúdos. Deste modo os alunos desenvolvem habilidades de pesquisa promovendo uma construção colaborativa de novos conhecimentos.
As metodologias ativas de aprendizagem colaborativa consistem em uma proposta na qual o processo de ensino e aprendizagem ocorre por meio do trabalho em grupos, nos quais os alunos traçam e buscam atingir objetivos, adquirindo novos conhecimentos consequentemente. Essa interação que ocorre entre os alunos e professor constitui o da aprendizagem colaborativa, cuja finalidade é aprimorar as habilidades para realizarem atividades grupo.     
É visto que as escolas estão se esforçando para se adequar no novo contexto tecnológico atual. porém ainda existem obstáculos que dificultam essa realização. Pela gestão que não cria uma inserção de tecnologias digitais nos currículos escolares, e pelos professores que também precisam estar disposto e cientes de suas responsabilidades quanto a essas novas tecnologias digitais. Desta forma, instaura-se um contrassenso e a escola continua, na maioria das vezes, resumida às práticas tradicionais de ensino, mesmo que disponha de novas ferramentas. Ainda há um longo caminho a ser percorrido visando à superação de um modelo de escola do século 18, em virtude das estratégias de ensino e instalações, que servem alunos do século 21.
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
O aprendizado com o uso das novas tecnologias foi satisfatório em ambos os lados, tantos de professor se alunos. Pode-se dizer, que a cultura digital possibilitou não apenas a aplicação do currículo, mas também a percepção e o senso de acolhimento, empatia, solidariedade e coletividade.Com base na observação participante realizada foi possível identificar diversas metodologias inovadoras mediadas por tecnologias digitais. Evidenciou-se que o papel do professor como mediador é fundamental no processo de aprendizagem, pois ao propor situações que levem o aluno a novas descobertas, novos conhecimentos, favorece-se um ambiente com liberdade para agir, sem medo de errar, trocar experiências, discutir questões em grupo, dessa forma incentivando e encorajando os alunos se sente a vencer desafios. Outros aspectosimportantes observados dizem respeito à resolução de conflitos, ao incentivo à socialização, ao trabalho em equipe e ao respeito pelo outro. A superação das dificuldades iniciais, desenvolveu nos alunos um senso de pertencimento (ao grupo), responsabilidade e disciplina, que foi incorporado no cotiado deles, criando uma rotina de organização.
 A análise das observações realizadas mostram que as metodologias ativas podem ser aplicadas em diversas formas em muitas situações de aprendizagem, imersivas, interativas, assim como os recursos tecnológicos, que oferecem uma diversidade de ferramentas, gratuitas ou de baixo custo, possibilitando a criação de ambientes propícios para a aprendizagem.
 
REFERÊNCIAS
 
Barbosa, R. A. S. ., & Shitsuka, R. . (2020). Uso de tecnologias digitais no ensino remoto de alunos da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental: relato de experiência . E-Acadêmica, 1(1), e12.<https://eacademica.org/eacademica/article/view/12>. Acessado em 18 de setembro de 2022
Mendes, A. A. P., & Cardoso, L. de S. (2020). Metodologias inovadoras – ativas e imersivas – com uso de tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental. REVISTA INTERSABERES, 15(34). <https://doi.org/10.22169/revint.v15i34.1801>. Acessado em 18 de setembro de 2022
Maia, D. L. & Barreto, M. C. (2012). Tecnologias digitais na educação: uma análise das políticas públicas brasileiras. Educação, Formação & Tecnologias, 5 (1), 47-61 [Online], disponível a partir de <http://eft.educom.pt>. Acessado em 18 de setembro de 2022
MODELO DE PLANO DE AULA
	Plano de Aula 
	Identificação
	Turma
	 1º ano do ensino fundamental)
	
	Duração
	50 minutros
	
	Tema da aula
	Momento publicitario – gravando propagandas e videos
	Componente Curricular
	· Língua Portuguesa 
(Apresentar e gravar as campanhas publicitarias produzidas pelas crianças) 
	Práticas de Linguagem
	· Oralidade 
	Objetos de conhecimento
	· Produção de texto oral 
	Habilidades
	· EF12LP12 - Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto.
	Metodologia
	· Identificar a forma de composição de slogans publicitários.
· Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
· Identificar e reproduzir, em anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil (orais e escritos, digitais ou impressos
	Recursos 
	· Imagens de campanhas educativas voltadas para o público infantil, folhas de papel, cartolina, lápis, canetinhas, tesouras, cola, revistas, jornais e moldes de letras ( letras móveis), câmeras digitais, celular, gravador de voz, microfone, caixas de papelão, fantoches, etc.
	Avaliação
	· Planejar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans e peça de campanha.
	Referências
	· LELO, K. L. R.; SILVA, A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. (org) LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
· MORAN, J. M. Atividades & Experiências: As múltiplas formas do aprender. pp. 11-13. São Paulo: 2005. Disponível em: https://novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/1ano/lingua-portuguesa/momento-publicitario-gravando-propagandas-em-audio-e-video/4077#section-informacoes-gerais-1
 Acesso em: 25 out. 2022. 
Página de 
Página 10 de 11

Mais conteúdos dessa disciplina