Buscar

Atividade 3 - criatividade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ENUNCIADO
	O conceito da Tríplice Hélice propõe relações entre universidade, indústria e governo. Essa teoria foi iniciada nos anos 90 por Etzkowitz (1993) e Etzkowitz e Leydesdorff (1995), englobando elementos de obras precursoras de Lowe (1982) e Sábato e Mackenzi (1982). A mudança de uma parceria entre indústria e governo de maneira dominante na Sociedade Industrial, foi direcionada para uma crescente relação triádica entre universidade, indústria e governo. A ideia era possibilitar a contribuição para a inovação tecnológica e o desenvolvimento econômico. Hoje, esta concepção é muito bem conceituada, inclusive sendo a melhor maneira de explicar a capacidade de transformar o conhecimento científico em inovação tecnológica. 
	Diante desse contexto, descreva o papel do governo diante desse modelo de atuação. 
RESPOSTA
	O papel do governo diante desse modelo de atuação é o de se apresentar como moderador; garantindo que a tríplice (universidade, indústria e governo) funcione ordeiramente. Além disso, ele é promotor de planos e programas que incentivam a inovação tecnológica e, por conseguinte, o desenvolvimento econômico; uma vez que poucas empresas têm pujança para arcar com todos os custos que demanda a inovação tecnológica promovida nas universidades. 
	Nesse sentido, em que pese as universidades tentem minimizar os custos, ainda é penoso arcar com toda a equipe e equipamentos necessários. Assim, os centros acadêmicos utilizam todo o esforço demandado pelas empresas, como: suporte de pesquisa, pesquisa cooperativa, transferência de conhecimento e transferência de tecnologia. Sendo essas empresas, por sua vez, incentivadas por projetos de governo que reservam parte do seu orçamento para dar todo o apoio de que as organizações precisam; além de abrir o mercado para profissionais nacionais e estrangeiros que agreguem valor às pesquisas ou, até mesmo, promovem isenções ou reduções tributarias no setor tecnológico e científico. 
	Desse modo, com esse apoio mutuo de compartilhamento de recursos de que dispõem as universidades, indústrias e governo é possível encontrar largos caminhos para inovações tecnológicas e desenvolvimento econômico; o que – por consequência – gera riqueza para o país, a qual é revertida em melhor qualidade de vida para toda a sociedade; através do crescimento de todos os outros setores importantes para a vida em grupo, como bons hospitais, forte segurança policial, mais recursos para escolas, dentre outras demandas nacionais.

Continue navegando