Buscar

03 Atividade Criatividade, Gestão e Inovação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O conceito da Tríplice Hélice propõe relações entre universidade, indústria e governo. Essa teoria foi iniciada nos anos 90 por Etzkowitz (1993) e Etzkowitz e Leydesdorff (1995), englobando elementos de obras precursoras de Lowe (1982) e Sábato e Mackenzi (1982). A mudança de uma parceria entre indústria e governo de maneira dominante na Sociedade Industrial, foi direcionada para uma crescente relação triádica entre universidade, indústria e governo. A ideia era possibilitar a contribuição para a inovação tecnológica e o desenvolvimento econômico. Hoje, esta concepção é muito bem conceituada, inclusive sendo a melhor maneira de explicar a capacidade de transformar o conhecimento científico em inovação tecnológica. 
Diante desse contexto, descreva o papel do governo diante desse modelo de atuação.
O termo Hélice Tríplice foi criado por Henry Etzkovitz nos anos 90, com o objetivo de descrever o modelo de inovação com base na relação entre as instituições Governo-Universidade-Empresa.  Trata-se de um modelo espiral de inovação que leva em consideração as múltiplas relações recíprocas em diferentes estágios do processo de geração e disseminação do conhecimento. Cada Hélice é uma esfera institucional independente, mas trabalha em cooperação e interdependência com as demais esferas, através de fluxos de conhecimento.
Nesse sentido, o governo possui o papel de promover políticas públicas de apoio ao empreendedorismo e incentivo à pesquisa. O governo tem papel fundamental, uma vez que a inovação será benéfica para a sociedade. Deve haver suporte político e financeiro para a realização de projetos, realizando a interação entre as universidades, que geram o conhecimento, com as empresas e indústrias, que tem papel no desenvolvimento tecnológico e da inovação. Dessa forma, os investimentos de recursos públicos são transformados em novos produtos, empregos, geração de riqueza para os estados e país. 
O momento atual é um nítido exemplo em que a tríplice hélice é fundamental, os hospitais em colapso sem equipamentos necessários, vimos várias inovações de máscaras até respiradores, vimos as empresas que aproveitaram seus equipamentos para criar e/ou concertar equipamentos hospitalares há anos sem uso. O governo precisa reconhecer as necessidades básicas tão nítidas, a necessidade de inovação, de uma política de Desenvolvimento, pesquisa e inovação eficaz, a fim de alinhar indústrias, empresas e universidades, precisa dar subsídios para que o processo funcione.

Continue navegando