Buscar

Ética, Política e Sociedade - DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Alterar modo de visualização
Peso da Avaliação4,00
Qtd. de Questões2
Nota8,00
1Entendemos a ética como o estudo que investiga o comportamento moral dos seres humanos. Desta maneira, podemos perceber que existem diferentes sistemas morais que variam de sociedade para sociedade e às vezes entre segmentos diversos da mesma sociedade. Isso nos diz que há uma dimensão cultural na moralidade. No que consiste a moral e quais as características desse conceito?
Resposta esperada
Em última análise a moral consiste em um ideal de comportamento idealizado por uma determinada comunidade. A moral comporta valores, normas, costumes, hábitos e recomendações acerca de nossas ações rotineiras. A moral surge da necessidade de adequar o comportamento individual aos interesses coletivos e varia no tempo e no espaço, sendo específica em cada grupo social e cultura.
2Atualmente, entendemos cidadania como uma participação ativa e consciente do sujeito no conjunto de direitos e deveres que regem a relação deste com o Estado e a sociedade. Neste sentido, a cidadania possibilita ao indivíduo a participação na vida social e no governo. Segundo alguns autores, do ponto de vista da relação do sujeito com o Estado e vice-versa, nós teríamos uma cidadania tutelada no Brasil. Disserte sobre a cidadania tutelada.
Resposta esperada
A cidadania tutelada está presente no Brasil ainda hoje. Consiste na cidadania tal como as elites econômicas e políticas exercem. Nela, estão presentes a exclusão social e os privilégios, sendo, portanto, paternalista.

Outros materiais