Buscar

ADRENALINA EPINEFRINA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ADRENALINA – EPINEFRINA (Drenalin) 
APRESENTAÇÃO: Ampolas de 1 ml (1,82 mg). Vidros (6 ml) para nebulização. 
USO: IM, IV, SC e intranasal. 
O QUE É Antiasmático, vasopressor, broncodilatador, estimulante cardíaco [adrenalina (outro nome genérico); adrenérgico; estimulante adrenérgico; simpaticomimético; catecolamina]. 
PARA QUE SERVE Asma brônquica, choque anafilático, PARADA CARDÍACA. COMO AGE Estimula de forma potente e diretamente receptores alfa e beta-adrenérgicos. 
COMO SE USA Uso injetável: As aplicações podem ser feitas IM (glúteo, quadrante superior externo, profundamente), IV (lentamente, com monitoramento cardíaco) ou SC. Por via intravenosa usar apenas soluções a 1: 10.000 ou ainda mais diluídas. 
CUIDADOS DE ENFERMAGEM 1- Inalação: instrua o paciente que é necessário intervalo de 1 a 2 min. entre as inalações. 2- Endotraqueal: se o paciente estiver intubado, a droga poderá ser injetada diretamente na árvore bronquial, através do tubo endotraqueal, execute 5 insuflações rápidas. 4- SC ou IM: logo após a aplicação massageie os locais de aplicação para aumentar a absorção da droga e diminuir a vasoconstrição local. 5- IV: administre cada 1 mg em, pelo menos, maior ou igual 1 minuto, administrações mais rápidas podem ser usadas durante RCP.
DIAZEPAM (Ansilive, Calmociteno, Diazepan NQ, Dienpax, Noan, Relapax, Valium) 
APRESENTAÇÕES: Comprimidos de 5 mg ou 10 mg. Ampolas de 2 ml (10 mg) de solução injetável. 
USO: VO, IM e IV. 
O QUE É Tranquilizante, ansiolítico. 
PARA QUE SERVE Ansiedade, crise convulsiva, estado epilético, sedação antes de exames ou procedimentos médicos. 
CUIDADOS DE ENFERMAGEM 1- VO: a medicação deve ser administrada com alimentos para evitar problemas GI. 2- IM: uso não recomendado devido a absorção irregular, lenta e dolorosa, se for realmente necessário, administre profundamente no músculo. 3- IV: a medicação não deve ser administrada em veia de fino calibre (dorso da mão e punhos), administre lentamente 5 mg / min. Evite o extravasamento, a droga não deve ser armazenada em seringas plásticas nem misturadas com outras substâncias devido à incompatibilidade.
GLICOSE 
APRESENTAÇÃO: Solução isotônica de glicose: Injetável 5% (diversos laboratórios). Solução hipertônica de glicose: Injetável 10%; injetável 25%; injetável 50% (diversos laboratórios). 
O QUE É Agente calórico. 
PARA QUE SERVE Solução isotônica de glicose a 5%: repositor de líquido. Solução hipertônica de glicose (10%, 25%, 50%): suplementação calórica por via injetável. 
COMO SE USA Uso injetável: Via intravenosa. A velocidade máxima permitida de infusão é de 0,5 g por Kg de peso corporal por hora (velocidades maiores produzem aumento de glicose). 
CUIDADOS ESPECIAIS 1- Não usar o produto nas seguintes condições: alergia ao milho, coma diabético, desidratação, hemorragia intracraniana ou intraespinhal, nível de glicose no sangue igual a 250 mg/dl por 3 dias.
ISOSSORBIDA (Isocord, Isordil) 
APRESENTAÇÕES: Cápsulas de 20 mg e 40 mg. Comprimidos de 5 mg e 10 mg. Comprimidos sublingual de 2,5 mg e 5 mg. 
USO: VO e SL. O QUE É Antianginoso [nitrato]. PARA QUE SERVE Angina do peito (crise aguda), angina do peito (prevenção). 
CUIDADOS DE ENFERMAGEM 1- Recomende que o paciente mude suavemente de posição para minimizar a hipotensão postural. 
2- Recomende o paciente que evite o tabagismo e o consumo de álcool, como também o uso de qualquer outra droga ou medicação. 
3- 3- Interação medicamentosa: atenção durante o uso concomitante de outras drogas.
AMIODARONA / ANCORON – AMPOLA DE 3 ML COM 150MG (50MG/ML).
Ação: Antiarrítmico.
EV: preferir fazer em bólus direto, lento (5 minutos), e evitar correr em equipo (devido a liberação de substância tóxica em contato com plásticos).
Não misturar ou infundir no mesmo acesso:
Aminofilina, Bicarbonato de sódio, cefazolina, cloreto de sódio e heparina.
Apresentação da amiodarona: A amiodarona pode ser encontrada como cloridrato de amiodarona e pelos nomes comerciais: Ancoron®, Atlansil®, Miodon®. Ela está disponível no mercado na forma de comprimidos orais (200mg/comprimido) e ampolas injetáveis (150mg/3ml).
Mecanismos de ação: A amiodarona é classificada como um antiarrítmico de classe III. Ela atua bloqueando os canais de potássio das células auto excitáveis do coração. A diminuição do efluxo desse íon durante a fase de repolarização prolonga o período refratário efetivo e o potencial de ação, o que pode ser observado no eletrocardiograma pelo alargamento do intervalo QT. Esse efeito da amiodarona permite que as células do marca-passo cardíaco sejam capazes de reestabelecer o ritmo de normal de contração desse órgão. Apesar de esse ser o mecanismo de ação predominante a amiodarona, esse fármaco também apresenta características de alfa bloqueadores e de antiarrítmicos de classe I (bloqueadores de canais de sódio), II (beta bloqueadores) e IV (bloqueadores de canais de cálcio).
Farmacocinética e Farmacodinâmica da amiodarona: A administração da amiodarona pode ser feita pela via oral ou pela via endovenosa. A via oral possui absorção incompleta, com biodisponibilidade de 30-70%. Em decorrência dessa característica farmacológica, pacientes que fizeram uso de comprimidos orais podem demorar alguns dias para apresentar seus efeitos. Além disso, esse fármaco apresenta forte ligação pelos tecidos e pode ser acumulado nos adipócitos após uso prolongado. Apresenta meia vida longa e variável, podendo durar de 10 a 100 dias. Em razão dessas características, o paciente pode apresentar efeitos da amiodarona semanas após o seu uso.
A amiodarona sofre biotransformação pela CYP3A4 e pela CYP2C8, sendo a via biliar sua principal forma de eliminação.
Indicações: A amiodarona é indicada em arritmias associadas à síndrome de Wolff Parkinson White, em taquiarritmias ventriculares sintomáticas e taquiarritmias supraventriculares sintomáticas, como flutter e fibrilação atrial. Esse é o principal antiarrítmico indicado em parada cardiorrespiratória com ritmo chocável e deve ser administrado após o 3º e o 5º choque.

Continue navegando

Outros materiais