Buscar

Prévia do material em texto

Contabilidade
Aluno (a): Fernanda Hellen Basso
Data: 26/ 09/2022
Atividade de Pesquisa 
NOTA:
ORIENTAÇÕES:
· Ler atentamente as instruções contidas no documento é de fundamental importância na realização da avaliação.
· Preencha todos os dados referente a sua identificação como: nome completo, data de entrega.
· As respostas poderão ser de escritas forma manual e/ou digitadas abaixo de cada pergunta. 
· Ao terminar a avaliação o arquivo deverá ser salvo com o nome: "Avaliação de Pesquisa" (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema em formato digital em pdf ou word.
Bons Estudos!
1) É correto afirmar, seguindo o princípio da competência, que as receitas e despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ingressarem no fluxo de caixa? Explique. 
O regime de competência é o método official utilizado na contabilidade, as receitas e despesas devem ser incluidas no resultado no período em que ocorreram e não quando efetivamente recebidas ou pagas. O princípio da competência, que se contrapõe ao regime de Caixa, pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e despesas que sejam correlatas. Em relação às despesas e aos custos, estes devem ser adequadamente confrontados com as receitas para que o lucro possa ser mensurado e conhecido no momento econômico de sua geração. 
2) Qual o critério previsto pela Lei 6.404/76 para disposição dos elementos que compõem o ativo de uma empresa?
De acordo com o artigo 178, §1.º, da Lei 6.404/76, no ativo as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos registrados, ou seja, primeiro aparecem as contas que representam bens ou direitos mais rapidamente conversíveis em dinheiro. Exatamente por isso é que a conta “Caixa” é a primeira a ser colocada no “Balanço Patrimonial”, pois representa o próprio dinheiro da empresa. “§ 1° - No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos: a) ativo circulante; b) ativo realizável a longo prazo; c) ativo permanente, dividido em investimentos, ativo imobilizado e ativo diferido”.
3) Pode-se afirmar que toda a conta retificadora do ativo ensejará como contrapartida o reconhecimento de uma despesa? 
Uma conta retificadora do ativo não possui a natureza desse grupo, possui natureza credora, ao invés de aumentar o saldo do grupo, irá diminuí-lo. De maneira similar, uma conta retificadora do passive não possui natureza credora, possui natureza devedora. As contas retificadoras servem para ajustar o saldo de uma conta “principal”. 
4) É correta a classificação do resultado financeiro líquido (Receitas Financeiras deduzidas das Despesas Financeiras) como operacional, como determina a Lei 6.404/76?
O resultado financeiro líquido (receitas financeiras deduzidas das despesas financeiras) é considerado operacional porque se entende no Brasil que são valores que ativos e passivos financeiros correspondem a complementos da atividade operacional. A demonstração do resultado do exercício tem como objetivo principal apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período, normalmente, doze meses. De acordo com a legislação, as empresas deverão na demonstraçaõ do resultado do exercicio discriminar a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos, a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto, as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais, o lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas, o resultado do exercício antes do IR e a provisão para o imposto, as participações de titulus de creditos, empregados, administradores e parte beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa, o lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social. 
5) Indique uma diferença entre a Contabilidade Tributária e a Contabilidade Financeira tradicional.
 Contabilidade Tributária é a parte da contabilidade que cuida da administração de tributos de uma empresa. Também conhecida como Contabilidade Fiscal, ela abrange todos os procedimentos utilizados para organizar o pagamento de impostos e definir as melhores estratégias para gerenciá-los. Já a  contabilidade financeira baseia-se principalmente em três relatórios: Balanço Patrimonial, Demonstrativo de Resultados de Exercício (DRE) e Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC). Eles revelam aos interessados a saúde da empresa em termos econômicos, financeiros e patrimoniais.
6) Por que o Patrimônio Líquido é considerado como um passivo da empresa?
Conforme a legislação, o Patrimônio Líquido faz parte do Passivo por representar obrigações que a pessoa jurídica assumiu ao receber capitais de seus donos, viabilizando, assim, as suas atividades. 
7) Diferencie reservas e provisões quanto ao impacto no resultado empresarial.
As provisões são constituídas como redutoras do ativo ou como obrigações no passivo, ao passo que as reservas têm origem no Patrimônio líquido, como destinações de resultados já apurados. A provisão visa à cobertura de um gasto já considerado certo ou de grande possibilidade de ocorrência. As provisões representam expectativas de perdas de ativos ou estimativas de valores a desembolsar que, apesar de financeiramente ainda não efetivadas, derivam de fatos geradores contábeis já ocorrido. Por outro lado, as reservas representam a diferença entre o patrimônio líquido e o capital, sendo resultantes de valores entregues pelos titulares do capital que não representam aumento de capital, ou representam acréscimos de valor de elementos do ativo, ou ainda se originam de lucros não distribuídos aos sócios ou acionistas. 
8) Qual deve ser o procedimento contábil em relação aos créditos considerados incobráveis?
Os denominados "créditos incobráveis" deverão ser baixados contabilmente segundo os critérios legais. De acordo com a Lei 9.430/96, art. 10, o registro contábil das perdas no recebimento de créditos será efetuado a débito de conta de resultado e a crédito:
a) da conta que registra o crédito, quando este não tiver garantia e seu valor for de até R$ 15.000,00 (quinze mil reais), por operação, e estiver vencido há mais de seis meses, independentemente de iniciados os procedimentos judiciais para o seu recebimento; b) de conta redutora do crédito, nas demais hipóteses.
Os valores registrados na conta redutora do crédito poderão ser baixados definitivamente em contrapartida à conta que registre o crédito, a partir do período de apuração em que se completar cinco anos do vencimento do crédito sem que o mesmo tenha sido liquidado pelo devedor (Lei 9.430/96, art. 10, § 4º).  
9) Indique duas informações úteis aos sócios que podem ser obtidas na análise da DMPL.
Demonstração das mutações do Patrimônio Líquido (DMPL), avalia as movimentações ocorridas nas contas do patrimônio líquido durante o exercício fiscal. A DMPL não é apenas uma análise sobre o lucro auferido no período, mas sobre todas as movimentações do patrimônio líquido. Essas análises são interessantes para acompanhar a evolução do patrimônio da organização, monitorar a influência deste patrimônio (valor) no mercado e determinar estratégias para o crescimento da empresa no mercado. 
10) Defina duas operações que podem aumentar a geração de caixa da empresa, sem comprometer o endividamento da empresa.
A escolha de indicadores, os índices representam a técnica de análise mais empregada, porém, não deve-se confundir análise de balanços como a “simples” extração de índices. Pois os índices não constituem um fim em si mesmo, e sim, um meio para, em conjunto com outras técnicas, permitir um diagnóstico mais preciso da situação da empresa. Uma operação é o fluxo de caixa,um indicador financeiro importante que permite avaliar a capacidade da empresa num determinado período, qual sua saúde financeira. Análise economica e financeira permite estabelecer relações entre os elementos das demonstrações, produzir uma série de informações acerca da situação econômica e financeira da entidade de objeto da análise. 
Avaliação de Pesquisa: Contabilidade

Mais conteúdos dessa disciplina