Buscar

Meios - microbiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

· Meios Seletivos 
· Cetrimide 
1. O ágar Cetrimide é utilizado para o isolamento seletivo e diferencial da Pseudomonas aeruginosa. As cepas de P. aeruginosa são identificadas a partir de amostras pela sua produção de piocianina, um pigmento azul, solúvel em água, não-fluorescente, além de sua morfologia colonial e o odor característico. A P. aeruginosa é a única espécie de Pseudomonas ou bacilo Gram negativo conhecido por excretar a piocianina.
2. A formulação do Cetrimide Ágar possui digesto pancreático de gelatina que fornece os nutrientes necessários para suportar o crescimento.
3. A produção de piocianina é estimulada pelo cloreto de magnésio e sulfato de potássio no meio. 
· Manitol
1. O Manitol é um meio de cultura seletivo e diferencial utilizado, principalmente, para isolamento de Staphylococcus aureus em amostras clínicas e não clínicas. Por possuir alto teor salino em sua composição, ele é capaz de inibir o crescimento da grande maioria dos organismos que não são estafilococos.
2. Ele é utilizado na diferenciação de bactérias do gênero Staphylococcus em dois grupos: a espécie Staphylococcus aureus; e o grupo das espécies de Staphylococcus que não são S. aureus. Isso é possível, pois somente os S. aureus fermenta o manitol, acidificando o meio que de rosa passa para amarelo.
3. (Também permite o crescimento desacelerado da candida por G+ (gram-positivo) que resiste a salinidade do manitol.) 
· Meio de cultura BEM
1. O Ágar EMB, originalmente recomendado por Levine, é usado para isolar e identificar Escherichia coli e Enterobacter, assim como bactérias intestinais Gram-negativas presentes em produtos farmacêuticos, laticínios e outros produtos alimentícios. Ele é também utilizado como um meio de isolamento e identificação em testes de qualidade da água, após cultura em meio líquido (testes presuntivos)
2. A Eosina Y e o Azul de Metileno têm baixa capacidade seletiva, uma vez que eles inibem apenas parcialmente o desenvolvimento de bactérias Gram-negativas tais como enterococos. Além disso, os corantes permitem a diferenciação entre bactérias lactose-positivas e lactose-negativas.
3. Dessa forma, a bactéria conhecida como Escherichia coli é uma bactéria bacilar Gram-negativa que se encontra normalmente no trato gastrointestinal inferior dos organismos de sangue quente. Sendo facilmente identificada no meio de cultura em questão já que fermenta rapidamente a lactose. 
4. Outros microrganismos também podem se proliferar no ágar EMB, como a pseudomona (G-) e a candiase (fungo)
· Ágar sabourand
1. O ágar sabourand dextrose é um meio com nutrientes que favorece o crescimento de diversos fungos.
2. NÃO É SELETIVO para um único tipo de fungo, então crescerá fungo patogênico, não patogênico e etc; Temos a dextrose e o ph levemente ácido combinados para tornar o meio propício para fungos e inviável para a propagação de bactérias.
3. A elevada concentração de dextrose proporciona uma vantagem para o desenvolvimento dos fungos (estáveis por osmose) ao passo que a maioria das bactérias não tolera a elevada concentração de açúcar. O baixo nível de pH é ideal para os fungos, e torna o meio inapropriado para o desenvolvimento de bactérias se tornando ligeiramente seletivo contra as bactérias.

Continue navegando