Buscar

FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO BÁSICA E COLETIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO BÁSICA E COLETIVA
Márcia Cristina Ribeiro Sobrinho Gomes
Matrícula: 01418138
Curso: Fisioterapia
Durante um longo período, as pessoas com deficiência tiveram seus direitos refutados. A partir daí, foi criado o Estatuto da Pessoa com Deficiência, com o objetivo de promover e assegurar condições de igualdade, exercício dos direitos e das liberdades fundamentais, e consequentemente, inserir socialmente, todas as pessoas com deficiência.
A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) defende que qualquer pessoa com deficiência, possui direitos de perspectivas iguais as outras pessoas sem sofrer exclusão, preconceito ou discriminação.
Assim, as pessoas com deficiência têm o direito integral à saúde, e sempre que for necessário, devem buscar assistência nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), isso abrange tanto os atendimentos básicos, quanto as especializados. Diante desses casos, o principal objetivo da Saúde da Pessoa com Deficiência no SUS, é a habilitação e/ou a reabilitação das funções humanas, colaborando com a autonomia social de seus usuários.
Similarmente, o Ministério da Saúde, por meio das Diretrizes da Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, garante: assistência integral à saúde da pessoa com deficiência; promoção de qualidade de vida das pessoas com deficiência; desenvolvimento e consolidação das ferramentas de informações; prevenção de deficiências; qualidade de recursos humanos; funcionamento e organização dos serviços de atenção à pessoa com deficiência. Além disso, também tem a incumbência de estruturar o processo de formulação, implementação, acompanhamento, monitoramento e avaliação da política da saúde da pessoa com deficiência, respeitando os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Diante os fatos citados, é importante ressaltar que o SUS também deve oferecer órteses e próteses às pessoas com deficiência, a fim de cooperar com a autonomia e consequentemente, melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.
REFERÊNCIAS
<https://www.politize.com.br/equidade/blogpost/pessoas-com-deficiencia-no-brasil-quais-os-seus-direitos/?https://www.politize.com.br/&gclid=Cj0KCQiAwJWdBhCYARIsAJc4idAnKxkDScBjaiiLT2ifKr47bSE7sBYt6SKxqGSyqXPAqyOBZCJgDR8aAk0REALw_wcB>. Acesso em 23/12/2022.
<https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-da-pessoa-com-deficiencia>. Acesso em 23/12/2022.
<https://www.sanarsaude.com/portal/carreiras/artigos-noticias/politica-nacional-de-saude-da-pessoa-com-deficiencia-entenda>. Acesso em 23/12/2022.
ZANCAN, Mariana, Fisioterapia na Atenção Básica e Coletiva, Recife – PE, Ser Educacional 2021.

Outros materiais