Buscar

TDAH TRABALHO

Prévia do material em texto

DIFERENÇA ENTRE TDA E TDAH:
As diferenças entre TDA e TDAH são relevantes e devem ser observadas por um especialista. 
TDA os sintomas são a falta de foco, desatenção e dificuldade de concentração em atividades do dia a dia.
TDAH é caracterizado por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. 
DEFINIÇÃO:
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, está interligado à disfunção na região pré-frontal do cérebro que é encarregado de controlar os impulsos, a inibir comportamentos, a gerenciar à atenção e memória como também a capacidade de planejar e organizar. Esse transtorno aparece na infância e acompanha o indivíduo por toda a sua vida, tem como principais características a falta de atenção, agitação e impulsividade. 
PROGRESSÃO:
Durante a infância, O TDAH se manifesta através de dificuldades na escola e no relacionamento com os colegas, pais e professores. Na adolescência, o transtorno pode ser caracterizado por dificuldades em lidar com regras e limites. Já na vida adulta, surgem problemas com desatenção, falta de memória e impulsividade. Muitos adultos com TDAH tem outros problemas associados, como abuso de drogas, álcool, ansiedade e depressão.
SINTOMAS:
O TDAH possui 18 sintomas divididos em 3 grupos:
9 relacionados a desatenção;
6 a hiperatividade;
3 a impulsividade.
TDAH DESATENTO 
É marcado por aspectos que são conhecidos por grande parte das pessoas, sendo que a desatenção um dos pontos mais lembrados. Entretanto, há muito mais pontos que devem ser levados em conta, tais como: a percepção de passagem de tempo, a dispersão em tarefas que exigem grande concentração, a distração, entre outros.
Vale lembrar que no dia a dia as características são muito mais comuns que se pode imaginar. Dificuldade para se obter concentração durante as aulas; ou em contato com livros e palestras (geralmente, as pessoas que convivem com o TDAH do tipo desatento não terminam a leitura de um livro; ou só quando o assunto desperta total interesse dela (e).
A pessoa se distrai com qualquer estímulo externo (barulho, objetos, imagens, movimentos).
Dificuldade de se organizar, tanto objetos de seu cotidiano como a própria noção de tempo.
Distração em conversas com as demais pessoas.
TDAH HIPERATIVO - IMPULSIVO
Este tipo dos sintomas do TDAH é caracterizado por comportamentos que deixam a pessoa mais agitada. Quando alguém convive com tal tipologia, é relativo e muito comum que ela cause agitação nas demais pessoas que convivem com ela ou até mesmo as pessoas ficam perturbadas com suas ações, como resultado, recebem mais queixas, e na infância é o tipo mais diagnosticado. Podemos afirmar que existem outras características: a inquietação, a impaciência em ouvir uma pessoa e para muitas coisas que necessitam de tempo.
Gosto por falar de forma excessiva (muitas vezes sem algo objetivo, sem um foco);
Temperamento explosivo, tendência a vícios (bebidas, drogas e jogos).
Intolerância a erros (cometidos tanto pela pessoa quanto por outros).
No campo da sexualidade, a pessoa pode ser instável, sendo que haverá períodos de grande 
desejo sexual e, por outro lado, fases de pouca libido.
PRINCIPAIS CAUSAS DE TDAH
Existem muitos estudos científicos ao redor do mundo sobre quais são as causas que eu que ocasionam o TDAH.
HEREDITARIEDADE: a criança pode ter uma predisposição a apresentar o TDAH devido à genes presentes nos pais e familiares ( 77% dos casos);
ALTERAÇÕES CEREBRAIS: alteração no cérebro do bebê devido às substâncias ingeridas na gravidez;
PROBLEMAS FAMILIARES: história de negligência familiar, abuso psicológico e abandono parental podem contribuir para a evolução do TDAH.
TRATAMENTO:
O tratamento de crianças e adolescentes com TDAH baseia-se na intervenção multidisciplinar envolvendo profissionais das áreas médicas, saúde mental e pedagógica, em conjunto com os pais.
O profissional de saúde deve educar a família sobre o transtorno, através de informações claras e precisas, a fim de que aprendam a lidar com os sintomas dos seus filhos.
Quando é indicado o tratamento de TDAH com medicação?
A medicação será fundamental e necessária sempre que houver prejuízo funcional: alterações na dinâmica familiar, confusões com amigos, instabilidade comportamental, oscilações de humor ou baixo rendimento escolar. Não se usa medicação para a criança tirar boas notas na escola, mas sim, para que se tenha uma boa qualidade de vida, e um futuro mais promissor. A resposta ao tratamento medicamentoso é considerada moderada ou ótima em mais de 70% dos casos.
 O SUS fornece tratamento? 
Contudo, a politica nacional de saúde mental, apoiada na lei 10.216/02, busca garantir uma rede de assistência ás pessoas com transtornos mentais no SUS. O que poucas pessoas não sabem é como e onde encontrar essa ajuda. Os principais locais na rede pública que deveriam atender esses problemas são os Centros de atenção psicossocial CAPS, um serviço aberto e comunitário. Apesar de ser um transtorno neurocomportamental mais comum na população pediátrica e persistir na fase adulta na grande maioria dos casos no Brasil ainda não tem uma politica de tratamento especifica para o TDAH, resultando em uma serie de dificuldades para as pessoas de baixa renda conseguirem o tratamento.
ESTATÍSTICAS ATUAIS
Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) cerca de 4% da população adulta mundial têm o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Só no Brasil, o transtorno atinge aproximadamente 2 milhões de pessoas adultas. O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade atinge no mundo entre 5% e 7% das crianças. Já a população adulta varia entre 2,5% e 4%.
 O transtorno foi descrito pela primeira vez em crianças, na literatura médica, em 1902, por um pediatra inglês. Trata-se de uma doença conhecida há um século, mas até hoje há dificuldade em seu diagnóstico e tratamento.
 Ao longo das últimas décadas, a doença foi incluída na classificação internacional das doenças da OMS, e no manual de diagnóstico da associação psiquiátrica americana, ambos com critérios detalhados para considerar que alguém tenha o TDAH.
É importante citar que os meninos são mais propensos a serem diagnosticados com um TDAH do que as meninas (12,9% em comparação com 5,6%)
GRUPOS DE MAIOR RISCO
Fatores ambientais que podem causar o TDAH:
1. O uso de drogas, como nicotina e álcool durante a gestação podem causar alterações em algumas partes do sistema nervoso central e uma delas justamente é o córtex pré-frontal;
2. exposição a chumbo crianças pequenas que sofreram intoxicação por chumbo podem apresentar sintomas semelhantes ao TDAH;
3. Sofrimento fetal, as mulheres que tiveram algum problema no parto que acabaram causando sofrimento fetal elas têm mais chance de terem filhos com o TDAH. 
CUIDADOS DE ENFERMAGEM
O enfermeiro, como integrante das equipes interdisciplinares, participa das atividades definidas pela equipe de saúde mental, ajuda a conduzir o atendimento aos pacientes com TDAH, dando o suporte, informações necessárias, buscando prevenir e promover a saúde.
Um bom acompanhamento coordenado dos profissionais de saúde, da escola e essa assistência social no sentido de maior suporte à criança\adolescente e a família engloba o diagnóstico precoce.
18 SINTOMAS DO TDAH 
A criança precisa ter ao menos 6 sintomas de desatenção ou hiperatividade (ou de ambos por mais de 6 meses e sofrer as consequências disso. Já o adulto deve apresentar, no mínimo, 5 sintomas. 
1. Não presta atenção em detalhes ou comete erros por descuido;
2. Tem dificuldade de manter a atenção em tarefas, conversas e leitura;
3. Parece não escutar quando lhe dirigem a palavra.
4. não segue instruções até o fim e não consegue terminar os trabalhos;
5. tem dificuldade para organizar compromissos e cumprir prazos;
6. reluta em se envolver em tarefas que exijam um esforço mental prolongado;
7. Perde itens necessários como documentos chaves, celular, etc;
8. É facilmente distraído por estímulos externos ou pensamentos;
9. é a voadopara atividades cotidianas como pagar contas, retornar ligações...
10. Remexe ou batuca as mãos ou os pés ou se contorce na cadeira;
11. Levanta da cadeira situações em que se espera que fique sentado;
12. Corre ou sobe nas coisas em contextos inapropriados;
13. é incapaz de brincar ou se envolver em atividades de lazer calmamente;
14. inquieto permanentemente;
15. fala demais;
16. deixa escapar uma resposta antes que a pergunta tenha sido concluída ou termina as frases dos outros porque não consegue esperar;
17. tem dificuldade para aguardar a sua vez, como em filas;
18. interrompe ou se intromete em conversas, jogos ou atividades alheias sem ser convidado.

Continue navegando