Buscar

NOVA CONSTITUIÇÃO E NORMAS ANTERIORES

Prévia do material em texto

· NORMAS CONSTTUCIONAIS NO TEMPO – FENÔMENOS CONSTITUCIONAISS: O estudo desses fenômenos sãos importante pois estamos diante de direitos que foram produzidos em uma constituição e, ao criar outra, deve-se saber o caminho desses direitos ora adquiridos. Diversos doutrinadores chamam atenção para o fato de a garantia de irretroatividade da norma garantir paz social ao cidadão, pois, é assegurado que os benefícios adquiridos não irão desaparecer.
· RECEPÇÃO: É quando uma norma infraconstitucional produzida antes da nova constituição é ACOLHIDA pela nova constituição, pois não fere seus princípios;
- É necessário que a norma não tenha sido considerada inconstitucional na vigência da constituição anterior;
- Ter compatibilidade MATERIAL E FORMAL com a CONSTITUIÇÃO DE NASCIMENTO;
- É possível, também, a recepção de PARTE da lei (Ex: um artigo);
- Seja compatível MATERIALMENTE com a nova constituição.
· REVOGAÇÃO POR AUSÊNCIA DE RECEPÇÃO: Ocorre quando a norma é contrária aos preceitos da nova constituição. Algumas observações:
- NÃO é possível o controle de constitucionalidade via ação direta (ADI). Pois é necessário a contemporaneidade para tal ação (Norma a partir de 1988 e perante a CF/88);
- É cabível ADPF, no sentido de evitar o reparar lesão causada por tal norma em questão.
· OBS: NÃO há que se falar em inconstitucionalidade superveniente nesse caso, pois, o caso de inconstitucionalidade admitido no Brasil é no sentido de uma norma INICIALMENTE compatível com a CF/88 DEIXA DE SER COM O TEMPO.
· OBS 2: A revogação ou a recepção ocorrem no momento da promulgação do novo texto, porém o STF pode modular a partir de quando a decisão passa a fazer efeito.
· REPRISTINAÇÃO: Suponhamos a existência de uma constituição A, uma B e uma C. A primeira de 1946, a segunda de 1967 e a ultima de 1988. Uma norma produzida pela constituição A é incompatível com a B e por isso não foi recepcionada. Porém, essa norma A é perfeitamente adequada com os preceitos da constituição C, por esse motivo seria possível a recepção da norma A pela constituição C? (Essa situação é a repristinação).
NÃO, pois o fenômeno da REPRISTINAÇÃO NÃO É ACEITO NO ORDENAMENTO JURIDICO BRASILEIRO.
· EFEITO REPRISTINATÓRIO: Ocorre quando uma norma que revogou outra é declarada inconstitucional. Nesse caso, a norma que foi revogada aparentemente, volta a valer. (É ACEITO NO ORDENAMENTO BRASILEIRO)
· DESCONSTITUCIONALIZAÇÃO: Ocorre quando as normas de constituição anterior são recepcionadas e continuam vigentes em nova constituição. Porém, com status de norma infraconstitucional. (Não é verificado no Brasil, pois a sua previsão teria que estar na CF/88).
· RECEPÇÃO MATERIAL: Ocorre quando uma norma de constituição anterior é recepcionada pela nova, porém com prazo certo de validade (Caráter precário).

Continue navegando