Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

1. NO TEXTO DA AULA 2 APRESENTAMOS 5 MOMENTOS DOS PROGRAMAS DE RENDA MÍNIMA NO BRASIL. CITE 1 DESTES PROGRAMAS E JUSTIFIQUE SUA IMPORTÂNCIA?
 O QUINTO MOMENTO CONSISTE NA INSTITUIÇÃO DO PROGRAMA FOME ZERO, NO ANO DE 2003, PELO GOVERNO LULA. O GOVERNO TINHA COMO AÇÃO PRIORITÁRIA O COMBATE À FOME E A POBREZA ATRAVÉS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA, QUE UNIFICOU OS PROGRAMAS DE DISTRIBUIÇÃO OU TRANSFERÊNCIA DE RENDA ABRANGENDO TODOS OS MUNICÍPIOS BRASILEIROS E O DISTRITO FEDERAL.
2. NO TEXTO DA AULA 1 CONCEITUAMOS POBREZA DISSERTE SOBRE POBREZA NO BRASIL? 
PARA NOSSO ENTENDIMENTO, O CONCEITO OBJETIVO DE POBREZA SERÁ DIVIDIDO EM DOIS: POBREZA RELATIVA E POBREZA ABSOLUTA. A POBREZA RELATIVA É A COMPARAÇÃO SITUACIONAL DO INDIVÍDUO EM TERMO DE POSIÇÃO QUE OCUPA NA SOCIEDADE COM RESPEITO A SEUS SEMELHANTES. O INDIVÍDUO DE UM ESTRATO SOCIAL BAIXO TENDE A SE COMPARAR POBRE EM RELAÇÃO AOS INDIVÍDUOS DOS ESTRATOS SOCIAIS ACIMA DELE. É UM CONCEITO DINÂMICO VISTO QUE AS NECESSIDADES MUDAM HISTORICAMENTE, SENDO ESPECÍFICO DE CADA SOCIEDADE. ELE É MAIS INDICADO PARA SOCIEDADES AFLUENTES, NAS QUAIS O PERIGO DA SOBREVIVÊNCIA FÍSICA NÃO EXISTE. NESSAS SOCIEDADES A POBREZA ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA À DESIGUALDADE DE RENDA. O OUTRO CONCEITO DE POBREZA OBJETIVA É A POBREZA ABSOLUTA, NA QUAL HÁ RISCO DE SOBREVIVÊNCIA FÍSICA DO INDIVÍDUO OU DA FAMÍLIA. ESSE CONCEITO É O MAIS OBJETIVO DE TODOS E VISA ESTABELECER UM PADRÃO MÍNIMO DE SOBREVIVÊNCIA. (ALMEIDA, 2000, P. 23)
3. DISSERTE SOBRE A IMPORTÂNCIA DA REDE DE EQUIPAMENTOS PARA A POLITICA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL. TENHA COMO BASE O APRESENTADO NO TEXTO DA AULA 5?
OS EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL SÃO, EM SUA GRANDE MAIORIA, A FORMA DE OPERACIONALIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DA POLÍTICA MATERIALIZADA. A LEGISLAÇÃO CRIA UM SISTEMA, O SISTEMA ORGANIZA A POLÍTICA E OS EQUIPAMENTOS SÃO A OPERACIONALIZAÇÃO DO CONCRETO PARA ALÉM DAS QUESTÕES ADMINISTRATIVAS OU DE PLANEJAMENTO.
ESSES EQUIPAMENTOS DEVEM ESTAR ORGANIZADOS DE ACORDO COM A LÓGICA DA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL E NA PERSPECTIVA DO DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO ADEQUADA. MUITOS PROGRAMAS ESTIMULARAM E FINANCIARAM UMA DIVERSIDADE DE PROGRAMAS E AÇÕES QUE SE ESPALHARAM EM UM PRIMEIRO MOMENTO PELO BRASIL. PODEMOS CITAR OS RESTAURANTES POPULARES, COZINHAS COMUNITÁRIAS E BANCO DE ALIMENTOS COMO EXEMPLO,
4. TENDO EM VISTA O CONTEUDO DA AULA 1, DISSERTE SOBRE A FUNÇÃO DO ESTADO(INTERESSE PUBLICO)N DESENVOLVIMENTO DA POLITICAS PUBLICAS E OS INTERESSE DO MERCADO (INTERESSE PRIVADO)?
O PAPEL DO ESTADO COMO MEDIADOR DE INTERESSES DA MAIORIA DA POPULAÇÃO PARA QUE UMA MINORIA NÃO SEJA PREVELIGIADA. O ESTADO TENTA ESTABELECER UMA RELAÇÃO DE IGUALDADE E EQUILIBRIO, COM POLITICAS PUBLICAS, E POR OUTRO LADO VEM O INTERESSES PRIVADOS QUE VISAM O ACUMULO DE RIQUEZAS QUE MUITAS VEZES SÃO OBTIDAS FRUTOS DA EXPLORAÇÃO DOS TRABALHADORES.
5. DISSERTE SOBRE INCLUSÃO PRODUTIVA RURAL TENDO COMO BASE O APRESENTADO NA AULA 5.
6. EM ACORDO COM A AULA 4 – EM NOSSOS ESTUDOS UTILIZAMOS UMA CITAÇÃO RETIRADA DA LEGISLAÇÃO FEDERAL QUE DEFINE QUE A SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL CONSISTE NA REALIZAÇÃO DO DIREITO TODOS AO ACESSO REGULAR E PERMANENTE A ALIMENTOS DE QUALIDADE, EM QUANTIDADE SUFICIENTE, SEM COMPROMETER O ACESSO A OUTRAS NECESSIDAS ESSENCIAIS, TENDO COMO BASE PRÁTICAS ALIMENTARES PROMOTORAS DE SAÚDE QUE RESPEITEM A DIVERSIDADE CULTURAL E QUE SEJAM AMBIENTAL, CULTURAL, ECONOMICA E SOCIALMENTE SUSTENTÁVEIS. DISSERTE SOBRE ESTA AFIRMATIVA COM FOCO NO DIREITO DE ACESSO REGULAR E PERMANENTE A ALIMENTOS E SUA NECESSIDADE EM NOSSA SOCIEDADE, COM BASE EM INFORMAÇÕES REAIS. 
7. DESENVOLVA UM TEXTO EM QUE EXPLIQUE O PORQUÊ DE SER MAIS ADEQUADO USAR O TERMO “PESSOA COM DEFICIÊNCIA” DO QUE “PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA”. 
8. AO AFIRMARMOS NA AULA 3 QUE SE A REALIDADE É DESIGUAL, ISTO NOS LEVA AO ENTENDIMENTO QUE EXISTEM FORÇAS SOCIAIS QUE ATUAM NESTA REALIDADE E QUE POSSUEM INTERESSES ANTAGÔNICOS. A PARTIR DO TEXTO E DA VIDEO-AULA DISSERTE SOBRE O QUE É ESTA REALIDADE DESIGUAL NA PERSPECTIVA DAS OPORTUNIDADES E QUE FORÇAS ANTAGÔNICAS SÃO ESTAS. 
9. NA AULA 3, APRESENTAMOS UMA JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE GARANTIA DE RENDA MÍNIMA APRESENTADO NO SENADO PELO ENTÃO SENADOR EDUARDO SUPLICY QUE SEGUE: TRATA-SE DE MECANISMOS QUE VISAM GARANTIR.... DISSERTE SOBRE ESTA FRASE APRESENTADO TRÊS SITUAÇÕES ENCONTRADAS NA VIDA REAL QUE SIRVAM PARA EXEMPLIFICAR ESTA JUSTIFICATIVA. 
10.

Mais conteúdos dessa disciplina